Faz alguns dias que recebi um e-mail do Barna Group, que é uma organização americana de pesquisas relacionadas a fé e cultura. Foi esse e-mail que me motivou a escrever este texto.
Na mensagem, divulgaram os resultados de um estudo sobre perdão e misericórdia, que mostrou o seguinte:
- Um quarto dos cristãos praticantes diz que há uma pessoa que eles não conseguem perdoar.
- Quase metade dos cristãos praticantes diz que a misericórdia não influencia seus pensamentos ou ações, ou eles não pensaram a respeito disso.
- Um em cada cinco cristãos praticantes se esforça para receber perdão por algo que fez.
- Os cristãos ainda não lidam bem com o fato de certas pessoas merecerem compaixão ou perdão. O comportamento dos cristãos é similar ao de não-cristãos quando se trata de incorporar atitudes e ações misericordiosas.
É até contraditório pensar que cristãos, ou seja, pessoas que foram alcançadas pela graça e entenderam que foram perdoadas através do sacrifício de Jesus, terem dificuldade em perdoar. Mas os dados mostraram essa triste realidade. Sabemos também que quando alguém nos machuca, realmente não é fácil.
O perdão é algo sobrenatural
Assim que Jesus ressuscitou dos mortos e fez sua primeira visita aos discípulos, ele soprou sobre eles o Espírito Santo e logo na sequência falou sobre o perdão.
João 20:21-23 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”.
Perdoar por forças humanas é de fato muito difícil. O perdão tem a ver com a presença do Espírito Santo em nossas vidas. É algo sobrenatural e que tem um poder enorme de libertação também no âmbito espiritual.
Não perdoar gera consequências
Um texto que fala a respeito das consequência da falta de perdão é “A parábola do servo que não perdoou”, em Mateus 18:23-35. A parábola começa com o Rei perdoando a dívida de um de seus servos que clamou por misericórdia. Na sequência, esse mesmo servo que foi perdoado, cobrou sem misericórdia um de seus conservos. O conservo da mesma forma clamou por misericórdia. Porém foi lançado pelo servo perdoado na prisão até que a pagasse a dívida. O Rei ficou sabendo do ocorrido e ficou indignado.
O desfecho da história é narrado em Mateus 18:32-35.“Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. “Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.
Estou lendo o livro “Os sobrenaturais caminhos da Realeza” e nele o pastor da igreja Bethel, Kris Vallotton, conta situações em que pessoas manifestaram espíritos malignos. Quando outros membros da igreja tentavam expulsar, ele teve a revelação de situações do passado que aconteceram com aquelas pessoas e elas não tinham sido capazes de liberar perdão. No momento em que ele tocou sobre esses pontos e ministrou para que elas perdoassem a si mesmas ou algum familiar, elas foram libertas. Elas estavam presas a torturadores (espíritos malignos) por não perdoarem.
Viva o perdão e seja livre
Enquanto que não perdoar nos aprisiona, quando perdoamos Deus nos perdoa e somos livres.
Marcos 11:25 – E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados.
Através do perdão dos pecados fomos redimidos, resgatados e libertos.
Colossenses 1:13-14 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
O perdão do Pai nos liberta da condenação. E quando nós perdoamos alguém, nós nos tornamos livres do passado e de mágoas que nos fazem mal. A falta de perdão desperta sentimentos pecaminosos em nosso coração contra quem fez algo contra nós. Quando perdoamos, somos livres destes pensamentos maus. Com a mente liberta, fica mais fácil nos aproximarmos de Deus e fica mais fácil também nos aproximarmos das pessoas. A vida de Cristo e perdão dele flui através da nossa vida para a vida dos que estão a nossa volta.
Recentemente passei por uma ministração em minha igreja onde escrevi em um papel o nome de todas as pessoas para as quais eu precisava liberar perdão. Nesse dia, em um ato profético cada um colocou o papel com os nomes ao pé de uma cruz que havia no salão. Depois oramos para que o Espírito Santo nos ajudasse nesse processo de perdão. Confesso que saí dessa ministração muito mais leve. Encorajo você a fazer o mesmo! Ore a Deus e coloque diante dele quem você precisa perdoar. Separe um tempo para isso. Se precisar, peça ajuda para seu pastor ou discipulador.
Deus abençoe! Que sejamos libertos, em nome de Jesus!
Siga o aplicativo da Bíblia JFA nas redes sociais @bibliajfa
muito bom
AMÉM
muito,muito boa essa mensagem Gabi DEUS é na sua vida pode ter certesa,que o senhor JESUS continue te iluminando!
Olá amigos. Eu vivo um dilema muito triste, perdoei meu marido e achei que poderia continuar o casamento. Porque creio na restauração de Jesus. Porém a convivência com ele, tem me destruído emocionalmente. Muito choro, muita dor. Acho que em alguns casos, melhor perdoar e não conviver.. Parece que fica uma ferida aberta.
É muito triste o Pecado. Ele destrói as coisas de Deus. Ainda não consegui me separar. Peço oração..
Oi Glória, é difícil falar sem conhecer tua situação. O que quero te dizer é que a separação tb deixa marcas. Que o Espírito Santo te ilumine a encontrar o melhor caminho pra sua cura emocional.
Vivi algo semelhante Glória, a orientação que meu pastor me deu foi que eu o perdoasse de todo meu coração e esquecesse tudo que aconteceu que estava me deixando angustiada e triste porém, por mais que você perdoe algumas pessoas são toxicas e então em alguns casos você perdoa e acaba sendo decepcionada diariamente, sendo assim seu coração nunca estará em paz. Se for preciso se afaste, perdoe 70×7 mas de longe a gente só recebe a cura quando nos livramos do que nos deixa doente e isso tem muito haver com se livrar de rancores, de amarguras e até de relacionamentos tóxicos.
Gloria jesus. Vc deve pessoalmente orar pedindo a Deus para vc perdoar de verdade, se vc tem mta magua, tem pensando, chorando é que na verdade ainda n perdoou.
Passei por isso, descobri traições mandei ele ir embora, e durante dias me pedindo perdão resolvi perdoar. O fato é que mesmo ele tendo outras atitudes, exatamente para tentar restaurar o que ele perdeu… Em muitos momentos essas lembranças vem, e dói e sinceramente, por mais que tente no meu coração sei que de verdade não perdoei. Ai dias como hoje perco o sono, me sinto mal. E realmente não sei o que fazer. Eu super te entendo Glória.
Só Jesus mesmo e, só Jesus mesmo!!! Não foi Ele que disse, “Sem mim nada podeis fazer”? Mas é isso mesmo. Só por Ele!!!
Este tema é muito bom e difícil, não sei se erro quando digo que perdoei a pessoa mas não confio mais nela! Não consigo mais ter uma convivência com ela por causa de suas atitudes. Será que é porque não a perdoei de coração? Já tentei conversar com ela sobre meus sentimentos e até pedi perdão, mas não consigo enxergar lá como uma pessoa boa.
O perdoar não nos obriga a conviver com o ofensor e vice-versa. Você pode falar com o ofensor mas, não andar com ele. Jesus andava com Herodes? Andava com os religiosos judeus? Se você conta quantas vezes perdoou alguém, na verdade não houve o perdão. A prova de que perdoamos ou não alguém, consiste em nossa reação na alma quando o fato vem a mente.
PERDÃO!!!
Muitos acredita que perdoar é fácil, mas em Cristo somos livres então devemos sempre liberar perdão. Me lembro muito bem da primeira vez que pedi perdão a quem eu mantinha um certo rancor, e essa pessoa nem sabiá que eu estava com rancor dela! Mas foi como tirar um enorme pesso de minhas costas, e desde de então eu sempre pesso a Deus que me auxilie pra que eu posso liberar perdão antes que uma situação venha me ferir, sendo que pode partir de nós mesmo o há ação.
Não sou cientista e nem estudante do mesmo mas nada me tira da cabeça que uma grande maioria das doenças de câncer venha ser proveniente da falta de perdão!…
Incrivel como estamos em sintonia com o ESPÍRITO SANTO, nestas últimas 2 semanas eu pedi em oração para que Deus tirasse do meuma coração toda a mágoa, rancor, pensamentos negativos contra determinadas pessoas, eu orava a noite e durante a madrugada e realmente sentia alívio, mas ao acordar de manhã e agradecer a DEUS pelo dia e vida, ao escovar os dentes estes pensamentos me rondavam, surGiamatti em minha mente, ele fez isso, ela fez aquilo, então eu clamava em voz alta ao ESPÍRITO SANTO e em nome de JESUS CRISTO repreendido foi estes pensamentos, hoje eu consigo conviver em harmonia com estas pessoas, porque eu realmente liberei perdão pelo que me fizeram sentir. As vezes as pessoas não sabem em o mal que fazem a outras oremos uns pelos outros, DEUS seja louvado.
Aleluia! Louvado seja nosso SENHOR. Eu aprendi que o ressentimento é como se eu tomasse uma dose diária de veneno, esperando que a outra pessoa morresse. Que o perdão é racional. Pela graça e suficiência de Jesus, “decido” racionalmente liberar perdão, mesmo que ainda tenha sentimento de rancor e ódio. É quando faço um compromisso com Deus de que daquele momento em diante, não vou me lembrar do que aquela pessoa me fez, mas sim, que fiz um compromisso com Deus de liberar perdão.
Que Deus abençoe sua vida!
Enquanto lia seu texto Gabi, me veio a compreensão de que, não somos nós quem realizamos a obra curativa do perdão, mas sim, o Espírito Santo através da nossa “decisão conscience de perdoar”, de cumprir o mandamento do nosso Pai.
Nosso trabalho é escolher perdoar, enquanto que a restauração vêm Dele.
Obrigada pelo texto !
Olá irmãos….Sei por experiência que perdoar não fácil,mais é preciso .
Perdoar não causa aminesia,No meu caso eu liberei o perdão mais isso não quer dizer que eu esqueci….Já não me doei ….hoje eu consigo conversar sobre o assunto sem chorar não sinto mais raiva nem rancor ….Perdoei mesmo sem o pedido de perdão da pessoa que me feriu…Pq senti no meu coração que era eu que precisa ser liberta.
Parabéns! O perdão liberta quem perdoa e não quem é perdoado. O perdão é uma atitude racional em obediência a Deus, que no devido tempo vai curar seu emocional.
Que Deus te abençoe!
Queria fazer um estudo biblico
Na denominação que vc vai, não tem reuniões pra estudo da bíblia?
Se não tiver me chama 11947050832
Excelente explanação sobre o tema. De fato, perdoar não é fácil. Porém, não se trata de fazer o que é fácil, mas de fazer o que é certo enquanto cristão!
Deus é fiel sempre
O povo esquece que perdoar liberta de muitas coisas!
Boa tarde, o tema da minha célula de hj vai falar sobre perdão em Mateus 18 21-22 perdoar 70×7. Seu texto veio em uma boa hr, vou tirar algumas coisas dele e estar passando para os irmão. Que Deus continue te abençoando com tamanho sabedoria
Excelente texto, hoje posso afirmar que essa em quanto Cristão vem sendo minha maior guerra, perdoei da boca pra fora, porém quando penso que estou liberto penso no que aconteceu e meu coração de enche de mágoa, está sendo muito difícil, mas em nome de JESUS eu vou conseguir.
Amem! Jurandi!
Amém, eu creio que você vai conseguir perdoar.
Parabéns pela inspiração que o Senhor te deu através da mensagem.
Quando entendemos que não somos somente criados e sim gerados pelo Pai! Perdoamos pois vivemos para a vontade dele.. O Espírito Santo habita na limpeza. GALATÁS 5:16 andai no espírito e jamais pela concupiscência da vossa carne.
Se devermos 1 centavo (metaforicamente falando) satanás vai te cobrar, esta é uma coisa que ele faz é que aprisionado muitos irmãos na caminhada cristã. Todos estamos sujeitos a dever, errar, falhar, se irar e etc. Mas acredito que não reconhecer, se arrepender de nossos erros é mantermos dentro de uma jaula presos. JOÃO 8:32 – e conhecereis a verdade e a verdade nos libertará.
Não se iluda! Penso que não é à toa que o apóstolo Paulo nos aconselha em andar com a mente limpa. ATOS 24:16 – por este motivo busco sempre manter minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.
_________________________John Mendes.
Parabéns Gabriela pelo texto! Obrigado pela mensagem! Gostaria de sugerir a leitura de um livro que fala sobre este assunto e outros também de grande importância – “Cristianismo Puro e Simples” de C. S. Lewis.
Abraço! Marcos.
Olá, José! Tudo bem?
Já li Cristianismo Puro e Simples. E gostei demais! Faz alguns anos então preciso reler! Obrigada pela sugestão.
Deus abençoe!
Abraços
Maravilhosa és palavra.
bênção!!
Palavra excelente. Vou melhorar.
Eu não sei se isso não é perdoar : qdo me fazem mal , fico triste , confesso que até com o coração em desespero , oro a Deus e aquela mágoa passa , sou aliviada . Mas peço a Deus que eu não venha encontrar essa pessoa ,isso é Não Perdoar ?
Oi amiga, eu também já tive um sentimento parecido: eu sentia que estava livre da dor, da raiva, do desejo de vingança etc… mas eu não queria ver a pessoa outra vez… não queria mesmo.
Acho que existem algumas possibilidades, afinal cada um de nós é diferente, além disso cada situação é diferente, existem muitas variáveis.
Pode ser que tenhamos medo da pessoa que nos feriu. Isso já ocorreu comigo, fui vítima de assédio moral no meu trabalho, então eu já me sentia aliviada, já não tinha raiva, mas tinha medo, a ponto de me sobressaltar quando lia a nome da pessoa que me oprimiu. Eu não queria me encontrar com ela no meu caminho, de jeito nenhum, fazia de tudo para evitar a presença dela. Hoje, já não tenho mais esse sentimento, posso me encontrar com ela, não ligo mais, o Senhor cuidou de tudo.
Por outro lado, temos que ficar atentos, pode ser que ainda haja um ressentimento, então tentamos fugir de um encontro que possa “mostrar” esse ressentimento.
Mas seja como for, o perdão depende de DECISÃO. É decidir já, num instante, “right now” que o ressentimento não estará mais ali na nossa vida, no nosso coração… está decidido e ponto final… coração limpo… sem lixo do diabo… coração para Jesus… nada pode ser mais importante do que o coração livre… nada pode ser mais importante do que andar com o Senhor e agradar a Ele… o restante o Espírito Santo faz. E faz mesmo!
O perdão é algo divino…tive essa experiência…e olhando pra tras, penso como DEUS é maravilhoso..o perdão nos cura, liberta..imagina vc ser machucada magoada traida,.nao querer mais nem ver a pessoa, ai qdo comeca a entrega.. a ação do ESPÍRITO SANTO te purifica., e transforma tudo
Perdoar é algo muito difícil, mas libertador.
Quem é ferido e está disposto a perdoar, passa por uma guerra interior muito grande, pois é difícil ter misericórdia de quem nos feriu.
Não há outro caminho que nos liberta se não pelo perdão, ainda que seja difícil, esse é o único caminho, porém, temos que buscar isso dia após dia.
Com isso, se não perdoarmos seremos escravo da pessoa que nos feriu e o maior prejudicado somos nós.
Existem pessoas que não são mais as mesmas depois de uma frustração, nem se quer consegue olhar no olho do ofensor, isso pode desencadear várias coisas negativas a si mesmas, até mesmo enfermidades.
Busque o perdão, seja curado, seja liberto e viva os planos que Deus já traçou para a sua vida.
“Perdoar é amar Imerecidamente, assim como Cristo nos amou.”
Perdão – para mim – dar tudo. Quem não se entrega, não perdoa! É necessário correr o risco da reiteração.
Sou grato pela fantástica obra para Ele e que também se preocupa com os irmãos.
Beijos para a Gabi e toda equipe JFA, por este excelente blog, 1 Co 16:20.
Até a próxima!
O perdão é algo que nos confronta.
O perdão e uma questão de fé, quando os discípulos pediram ao senhor que aumentasse a fé, Jesus orientou a perdoar, quando de fato acreditamos em Cristo e no quanto ele nos perdou tenhamos fé para perdoar, aqueles que nos tem ofendido, interessante ressaltar que quando temos ciência de que alguém t algo contra nós, nos devemos conciliar com este e este. Sabemos o quão difícil e perdoar, mas Deus pela sua infinita bondade nos concede o Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas.
Que abençoe a todos.
Eu fui muito magoada por uma pessoa, a qual eu amava e confiava muito. Tivemos uma conversa e eu o perdoei, mas diante do ocorrido e de toda confiança e sentimentos destruído eu me sinto melhor evitando essa pessoa. E ela faz o mesmo. É errado agir assim?
Oi.
Lia o texto é achei muito interessante e devo concordar que o perdão deve ser feito diretamente a pessoa que magoamos. No meu passado tinha um amigo de longas datas, até que um dia brigamos de soco mesmo, eu ainda não era convertido. Por longos anos essa nossa inimizade per perturbava, me incomodava e muito mesmo. Com o passar me casei e já tinha conversado sobre isso com minha ex-esposa (outro testemunho de perdão). Num belo dia estava saindo de manhã com esposa (na época), quando de longe avisto esse meu amigo, senti algo muito forte dentro de mim que me fazia tremer é me dizia que era o momento de eu pedir perdão pra ele, foi dito é feito, larguei a mão da ex-esposa e fui em direção dele, parei ele e perdi para que ele me perdoasse e ele também pediu, foi uma sensação de alívio, uma de leveza sem igual, até chorei neste dia. Depois deste dia nunca mais o vi. Acredito que o Espírito Santo me tocou naquele momento porque Ele sabia que não o viria mais, é como não o vi mesmo. Hoje sou evangélico e acredito que o Espírito Santo só não tá em nós, como também Ele fala conosco. Tudo tem seu tempo certo. Acredite nisso.
Palavra abençoada 🙏
Perdoar é difícil, como é difícil não pecar. Porém como esta escrito na bíblia, orar sem cessar. Acho que esse é o princípio. Temos que tentar todos os dias o perdão, é como treino, vou fazer, fazer,fazer…. até o espírito santo me usar e eu conseguir. Obrigado por escrever sobre a polêmica do perdão. Continue escreve para nos ajudar. 🙏🙏🙏
No meu caso preciso liberar perdão por alguém que nunca me fez nada , só que eu não consigo gostar dessa pessoa , olho pra ela tenho receio , como diz a história ela não me entra , mas eu não quero isso pra minha vida pois essa pessoa nunca me fez nada , e pior ela é minha irmã de discipulado . Fico triste com essa situação .
Tenho um conselho, baseado em 2 Coríntios 1:3-4. Ore a Deus pedindo para lhe tirar essa indiferença e depois pratique a aceitação dela. Fiz isso e hoje já o perdoei, mesmo sem ele fazer nada comigo. O aceito normalmente, sem precisar conviver. Fui curado deste fato.
Tenho vivido um dilema parecido, mas sei que preciso entender que o Senhor quer fazer um milagre na vida dessa pessoa e pode até ser através de mim, mas criei um bloqueio que nos impede de viver uma comunhão plena.
Oi amiga, seja o que for, esse sentimento não procede de Deus, ele procede do maligno. O Maligno é inimigo daquela moça, e é seu inimigo também. Vocês duas têm um inimigo em comum. Nós, a raça humana; nós, que somos de Deus, temos um inimigo sujo, nojento, cruel.
Então leve isso bem a sério, tome uma decisão e seja firme. Decida não dar lugar a esse sentimento e ponto final. Do contrário, algo vai estar apodrecido dentro do seu coração; algo de ruim vai crescer e provavelmente será muito mais difícil para você controlar, se você não se livrar disso já.
Para Deus não há impossível, em Deus tudo é possível. Vá…
Dificil abordar um assunto tão complexo em poucas e simples linhas. É complexo porque: primeiro é um assunto espiritual, segundo porque é um assunto emocional, terceiro porque é um assunto pessoal e quarto porque é um assunto de relacionamento. Temos facilidades para perdoar certas situações e muita, muita dificuldade para perdoar em outras. Além do mais, biblicamente falando, o perdão só se aplica mediante a genuíno arrependimento do ofensor. O Salmo 51 é um bom exemplo disso. De qualquer forma, parabéns pela coragem de tocar no assunto.
Como escrevi recentemente, quando pudermos contar nossa história sem chorar é porque estamos curados
Verdadeiro. E tbm ñ sentir a raiva q sentia antes.
Paulo,
Perdão é uma decisão e não um sentimento… A partir do momento que decidimos a perdoar, que decidimos a obedecer a Deus, o Espírito Santo vem com a cura sobre as nossas vidas… E cura todas essas áreas que vc mencionou e muitas outras.
Já houve vezes que pessoas me ofenderem, e eu triste, com o coração muito ferido e até com ódio, declarava em voz alta: Senhor eu DECIDO perdoar “fulano” estou sentindo nesse momento( eu começava a declarar todo sentimento que eu estava sentindo, exemplo: ódio, tristeza, raiva, traída…) E também devido colocar esses sentimentos nos pés de Cristo e peço que o Espírito Santo venha curar os meus sentimentos…
Isso funciona, como funciona…Depois disso vem a cura Divina e vc fica bem independente se a pessoa te pedir perdão ou não, vc fica livre de todo sentimento ruim…
Um abraço.
verdade Vanessa, perdão é decisão. Simples assim. E é necessário decidir já. Não é o caso de esperar o final do livro para decidir. Não é o caso de esperar o final da pregação para decidir,,,
Depois de tomarmos a decisão, o Espírito Santo age, ele faz a cura completa. É maravilhoso…
Obrigado senhor por aprender cada dia mais e mais.
Para mim está sendo um grande aprendizado mesmo sendo uma pessoa de perdoar fácil obrigada!!!
Obrigado senhor , por aprender mais a cada dia.
Muito edificador o texto. Realmente o perdão é algo que temos que pedir muito a misericórdia de Deus, e dia a dia irmos vencendo nosso velho homem, com obediência a palavra de Deus e disciplina, para tornarmos pessoas mais sensíveis, ao ponto de sermos mais amor, para que assim venhamos a machucar menos e ter que pedir perdão menos, sendo assim, praticando o que realmente Jesus quer, que é o amor incondicional a todos.
Boa tarde, será que os Cristãos do DEUS VIVO DE ISRAEL, não quer perdoa? Ou não é cristão e falso, porque o verdadeiro perdoa.
Quando mudamos nosso caráter para com DEUS, nos mudamos para com a sociedade. E quando fazemos isso não temos o direito de julgar; para não ter que perdoar.!!!
Pois quando diz na palavra que nos batizamos nas Águas e aí morremos e ressucitamos um novo homem, não podemos mais viver como vivíamos, certo ???
Então para não ter que perdoar; Não de motivos para que seu irmão o faça Raiva, e não o julgue se saber o porquê ele está errando,( e mesmo que erre não somos juiz de ninguém; mas de nós mesmo.!!! Então olhe para si e se julgue e evite errar para não ser julgado. A não SER apenas pelo PAI QUE ESTÁS NO CÉU.!!!
Boa noite sabe pra mim o mais divisel e perdoar nós mesmos
Meu Deus. É a coisa mais deficíl de fazer no mundo, simplesmente não consigo(apesar de me esforçar) Sinto que isso é da órdem de milagre!
Oi Anderson, não é tão difícil assim. Tome uma decisão, vire a chave,,,
Abandone isso, deixe no passado: vida nova!!!
Decida! apenas isso: decida não levar mais essa carga com você. Como vai ser depois? não se preocupe, isso é outro capítulo, tudo vai se acalmando no coração… tudo vai se clareando… não faça nada além de decidir se livrar da carga do ressentimento…
Muito esclarecedor!
Que bênção!
A paz. Tenho ouvido isso constantemente e hoje me vejo nessa situação de querer sentir para perdoar. Tem sido uma luta interior imensa, pois desejo de alma liberar perdão, mas meu coração e mente não sentem nada.
Preciso da paz que vem com o perdão e tenho sofrido pela falta dela.
Mas sei que, no tempo de Deus, as coisas entrarão nos eixos.
Andrea, a paz! O seu comentário me chamou a atenção! O que vc passa é muito comum, principalmente quando a situação se arrasta por muito tempo. Mas quero lhe falar algo…a sua atitude em liberar perdão jamais pode ser movida pelo que o seu coração sente. Como a palavra nos alerta: O CORAÇÃO DO HOMEM É ENGANOSO (Jeremias 17;9). A atitude de perdoar tem que ser movida a partir do momento que vc “entendeu” e “aprendeu” que precisa fazer! e não a partir das emoções ou sentimentalismo! A vida cristã, e a obediência às escrituras é uma decisão, e não pode ser condicionada as emoções.
Espero ter lhe ajudado. Deus te abençoe!
Em verdade, em verdade, lhes digo: aquele que acreditar em Mim(Jesus), fará as mesmas coisas que eu faço, e ainda fará maiores, pois Eu vou para junto do meu Pai. Jo 14.12
Minha irmã Andréa, nós podemos perdoar, é só uma questão de decisão nossa, não precisamos esperar o tempo de Deus. É como muitas vezes nós queremos passar a responsabilidade para Deus, quando dizemos: Senhor tem misericórdia dessa pessoa. Mas nós é que temos de manifestar a nossa misericórdia, manifestar o Amor que o Espírito Santo derrama em nossos corações. Em Rm 5.5 está escrito. Deus é misericordioso em todo tempo, antes de acordarmos, a misericórdia dele já está em manifestação, por isso estamos vivos. Lm 3.22 e 23 Glória a Deus.
Deus seja louvado.. amo ler seus blogs pq de fato mexe com a nosso estrutura física e espiritual.. Sua vida tem sido canal de bênçãos para muitas pessoas.. que o Senhor continue abençoando seu ministério!
Passei por uma situação que era necessário um pedido de perdão quando o fiz de todo coração saiu um fardo de minhas costas e a pessoa que eu havia de retratar foi também liberta e voltou prós caminhos do Senhor.
Tive dificuldade de perdoar meus vizinhos, tive que orar a Deus sendo sincero sobre os sentimentos de irá e ódio e lhe pedi ajuda e passei a orar por eles, no fim eles se mudaram as provocações acabaram hoje busco restaurar a paz no coração a perdoar-lhes e oro por eles ainda.
Foi muito bem até escrever nomes e colocar ao pé de uma Cruz, nada haver
Olá, Daniel! Tudo bem?
Esse foi um ato profético do qual participei. Não é uma regra de como perdoar nem obrigatório a ninguém fazer isso, mas esse dia foi especial para mim, pois através deste ato profético, coloquei com sinceridade diante de Deus a minha falta de perdão com relação a algumas pessoas e Deus trabalhou no meu coração.
Abs e Deus abençoe!
Irmão sabemos que o tema perdão sempre é difícil de ser explicado e mais ainda praticado por isso que não vem de nós mas sim de Deus. Não somos capaz por nós mesmos de perdoar alguém verdadeiramente a ponto de orar e voltar amar está pessoa. Recomendo para auxilia-los nesta assunto a leitura do Livro A Isca de Satanás, do autor e Pastor John Bevere. Este livro trata, mostra e nos ensina a perdoar segundo a vontade de Deus para as nossas vidas.
Deus abençoe a todos e os ajude neste exercício de liberar perdão.
Olá,realmente perdão é divino,pois humanamente falando,somos fracos e egoístas,o nosso eu fala mais alto.Perdoei várias traições do meu marido,que descobri estando grávida (início de gestação).Foi um inferno, várias lutas,mas só venci,pq busquei a Jesus e queria ter minha família restaurada, realmente não é fácil nem um pouco,mas é libertador.E depois o caminhar só dá certo,se Deus estiver no barco, senão afunda.
Como e ? Cristão praticante? Existe cristão não praticante? Me expliquem isso. Se possível for, traga uma referência bíblica.
Oi Bruno, acredito que você esteja se referindo aos resultados da pesquisa do Barna que usam essa expressão “cristãos praticantes”. Entendo seu pensamento de que cristão de fato precisa ser praticante. Mas eles provavelmente usam essa nomenclatura como parâmetro de pesquisa (classificar o público com quem a pesquisa foi feita). Abs e Deus abençoe!
Sim tudo isso é verdade e acrescento algo mais… Quando alguém nos magoa, essa pessoa fica presa em nosso coração como as atitudes dela…quando vc decide perdoar, vc libera essa pessoa da sua vida e igualmente vc se liberta dela…perdão é igual a amar, não se trata de um sentimento mas de uma decisão, a sua carne pode querer matar a certa pessoa, mas, vc libera o perdão e entrega tudo pra Deus que por sua vez te liberta e te cura…. é incrivelmente sobrenatural.
Boa é essa palavra.
Raízes de amargura só fazem mal a nós mesmo.
Deus abençoe!