O próximo domingo carrega consigo a data comemorativa do dia dos pais. Tentando pensar fora da bolha onde vivo e tentando levar meu pensamento pra varias realidades, entendo que a concepção de paternidade que tenho é totalmente diferente das de muitos de vocês que estão lendo.
Eu confesso nunca ter tido problemas com meu pai. As brigas nunca passaram de discussões por alguma besteira que fiz ou por, em seu amor, estar tentando me corrigir. Creio que minha única dificuldade se deu ao fato de meu pai sempre ser muito reservado e não falar tanto, mas isso nem chega a ser um problema.
Preciso me esforçar pra entender que entre meus leitores existem pessoas que têm visões diferentes sobre o que é ser pai ou sobre o que ele representa para cada um. Há alguns que nunca o conheceram, outros nunca tiveram um bom relacionamento, outros que sentem saudades e ainda há outros que nunca se sentiram amados.
Uma coisa porém, é um fato irrefutável. A presença ou a ausência de um pai tem grande influência sobre a vida dos filhos. Deus concede ao “homem da casa” a autoridade sacerdotal sobre o lar. Se esse homem, no entanto, não se sujeita a Cristo. O lar não tem um bom sacerdote. E se esse homem se ausenta da família, essa casa fica sem sacerdote. É claro que Deus pode levantar outra pessoa da família para esse fim. Mas o que quero deixar bem exposto aqui é que uma boa referência de pai, que está na missão de ser como Cristo, pode transformar a vida de toda uma família.
Deus é Pai
Outra coisa que muitos têm dificuldade de entender é a paternidade de Deus. Geralmente, quem teve boas referências consegue o fazer. Mas alguém que teve um pai agressivo ou ausente, tende a ver Deus da mesma forma.
A essas pessoas, peço que se esforcem em entender que temos uma visão totalmente deturpada sobre como as coisas deveriam ser ou não do ponto de vista divino.
A verdade é que Deus é um pai infinitamente amoroso, que oferece consolo e descanso aos seus filhos. E ao mesmo tempo, é um pai rigoroso, que ensina aos seus corrigindo-os com seriedade. Sendo infinito em sabedoria, há a certeza de que Deus nunca erra para com os seus filhos e sempre os chama para uma profunda relação de amor.
A parabóla do filho pródigo
Lc 15:20 “Então voltou para a casa de seu pai. Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu. Cheio de compaixão, correu para o filho, o abraçou e o beijou. (21) O filho disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho’. (22) “O pai, no entanto, disse aos servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa da casa e vistam nele. Coloquem-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés.
Na parábola do filho pródigo encontramos uma das melhores definições do que é ser um bom pai. Mesmo antes repartindo a sua herança e vendo seu filho se afundar em problemas por conta do orgulho e da vontade pela independência, no retorno arrependido, o pai se esquece de todo erro e recebe seu filho de braços abertos.
Devemos sempre enxergar a Deus dessa forma, não esquecendo que Ele também é justo para nos corrigir e permitir que coisas aconteçam para que aprendamos mais e para evoluirmos tendo como foco a estatura de Jesus, que é o Homem Perfeito.
Dicas práticas a respeito de pais e filhos
Cl 3:20 “Filhos, obedeçam sempre a seus pais, pois isso agrada ao Senhor. (21) Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.
Sabendo que devemos amar uns aos outros e entregarmos nossas vidas uns aos outros, devemos nos esforçar por fazer isso dentro da nossa família. Aos filhos, é necessário que se obedeça a autoridade máxima do lar. A Bíblia nos ensina a estarmos sujeitos às autoridades, sejam quais elas forem. É óbvio, tudo deve ser ponderado à luz da Bíblia. Mas a honra, o respeito e a obediência devem ser características dos filhos.
Ao mesmo tempo, sabemos que, muitas vezes, os pais tendem a não ver as coisas da mesma forma que os filhos. Algumas boas intenções as vezes são transformadas em péssimas atitudes pela maneira como são conduzidas. Por exemplo, uma preocupação excessiva pode resultar num estilo “superprotetor” e por consequência, fazer o filho se sentir sem liberdade. Coisas assim acabam fazendo mais mal do que bem. Por isso é importante se espelhar em Deus como pai na hora de instruir sua semente. Para não ocasionar irritações nos filhos e instigá-los ao desânimo na uma caminhada cristã.
Não sou pai (apenas de um cachorro da raça Border Collie chamado Luke), então creio que tenho pouquíssima autoridade para falar sobre o assunto. Mas à luz da Bíblia. Da boa referência paterna que creio que tive e do meu relacionamento com Deus, como pai, espero que todas as coisas escritas aqui sejam de alguma valia à todos. Tanto pais, quanto filhos.
Deus abençoe!
A paternindade de Deus é incrivel mesmo é marca nossa vida, de grande relevancia sao que os homens sejam pais de verdade para seus filhos e assim trará uma marca na vida deles de tal maneira que estejam mais abertos a amar a Deus como um Pai amoroso que é..
Teste
Muito bom
Muito sábias suas palavras, Deus abençoe sempre.
Eu tive meu pai ausente, e muito pouco ou quase nada de demonstração de amor, afeto ou carinho. Deus sempre foi meu pai presente e consolador, mesmo eu sendo uma filha “rebelde” Ele me ama.
Olá,
Sim, com certeza Deus te ama, e quer te- la sempre perto cada vez mais e mais com Ele. Deus te abençõe.
Benção de Deus!! Mais uma vez obrigada! Deus te abençoe sobremaneira!
Que o nosso bom Deus continue te abençoando e o usando para a sua glória.
Que Deus possa sempre ser engrandecido pelo seu testemunho.
Compartilharei seu texto.
Um abraço!
Ser ainda ele como PAI CELESTE teve a bondade em me tornar algo através do barro, me dando assim o fôlego de vida; afinal de contas, o que devo mais pedir?????? Simplesmente nada!!!!!!
Tive um pai batalhador, honesto, dedicado a família, mas muito rígido. Ao mesmo tempo, amava seus filhos demais. Não havia motivo algum, pelo menos aparentemente, para eu amar a Deus como pai.
Não foi isso que aconteceu. Não conseguia sentir Deus como Pai, embora soubesse do que as escrituras me relatavam.
Me converti aos 14 anos e somente agora, há pouco mais de 4 anos, consigo sentir O DEUS PAI. Tenho 52 anos.
Mesmo passando por todos esses anos assim, sempre soube que Deus é bom e sem ELE eu não conseguiria.
Muito boa está palavra.
Deus o abençoe grandemente.
Que Deus nosso pai continue usando vc nosso irmão com sabedoria para nos orientar quanto a palavra e o amor dele.
Obrigado!🙏🙏🙏
Vc será um bom pai, pois suas referências não poderiam ser melhores. Que Deus te abençoe.
Muito bom esse texto! Excelente reflexão para o dia dos pais!
Que Deus continue te abençoando, iluminando e guiando seus passos e seus familiares. Ele é tudo em nossas vidas!
Texto abençoado, eu fui criada pelo meu paidrasto, e sei que o Pai com todo o seu infinito amor e cuidado com a minha vida, fez com que eu não sentisse falta de um amor de pai, Ele sabe de todas as coisas ,e por isso confio que não ter o pai de DNA me fez ter um pai mais forte ainda, o do coração!!
Linda mensagem!
Amo a Deus, como um pai misericordioso. E amo o pai terreno que ele me deu.
Muito boa a palavra!
Estou vivendo a passagem do filho pródigo! Eu tenho dois filhos, e um saiu e está morando sozinho, o outro mora comigo e a mãe, o quê saiu está com ódio da mãe e do irmão quê ficou, o que ficou em casa está com ódio de mim e da irmã quê se foi!
Tenho vivido a vida do pai na passagem!
Amo nosso Senhor Jesus, creio que é um tratamento, Eu também acredito que chegaremos a estatura de varão perfeito!
Obrigado pela palavra foi Deus quem te deu!
PR Marcos
Igreja Batista Ágape em Bertioga
A paz querido! Deus o abençoe, louvo a Ele por sua menssagem.
Palavras carregadas de sabedoria e direção de Deus. Que o nosso Pai continue te inspirando através do Espírito Santo!
O falar lúcido ilumina o caminho .
Parabéns .
Quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho que Jesus lhe tem dado.
Palavras abençoadas que edificam muito.
Que Jesus sempre abençoe sua vida!
Ana
Prezado Marcelo, esse teu texto foi compartilhado comigo e com a família pela minha filha primogênita. Já estava sendo abençoado com a leitura, quando ao ler os comentários de Taciane, fui às lágrimas. Que Deus, o Pai, nos ampare em Seus braços paternais de amor!
Parabéns Marcelo pelo lindo texto edificante. Deus abençoe você sempre. Obrigada
migo…que a luz do Espírito Santo continue a brilhar sobre você com textos como este. Queria pedir que ore a Deus para “direcioná-los” num texto sobre conflitos espirituais no trabalho,em casa e sobre agradar a Deus (ainda que se esforcando em ler, aprender) pois como jovens e até país por vezes nos parecer esfriar a fé . Como conduzi Los em dias tão atribulados? O excesso de cuidados e de suporta liberdade está nos matando e matando nos filhos . Fica bem na paz de Deus.
Cada vez mais me surprrendo com o que Deus faz quando se permite ser vaso nas mãos dele.Que Deus abençoe sua vida e ministério.
Obrigada pela publicação.
E que Deus te abençoe!
Boa palavra ,Deus abençoe sua vida
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Te admiro muito, amei o texto, peguei um trecho e enviei para um concurso que estou participando aqui no trabalho. Já ganhei! Obrigada.
Quando sair o resultado te aviso.
Excelente texto. Parabéns. Concordo plenamente.
Olá Marcelo maravilhoso texto . Mesmo vc não sendo pai transmitiu uma mensagem linda pra nós obrigada por compartilhar o seu dom conosco. Deus abençoe!
Desenhar em nossa mente um pai terreno e um pai celestial, embora haja referências na palavra, frustra me por ver em mim tantas falhas, mesmo buscando corrigi Las, quando vejo, errei de novo.
Buscar nós encher do fruto do espírito, é importantíssimo, e ser pai, para nós, não é fácil, ninguém disse que seria… Me considero cuidador das bençãos de Deus sobre mim, nunca conheci meu pai biológico, mas estou conhecendo e reconhecendo a Deus, como meu pai, e amigo…
Acredito que neste dia dos pais, possamos nos retirar por um tempo, a sós, e pensar, meditar na importância de ser pai, sacerdote, ungido de Deus como peça fundamental no lar… Após isso, vivenciar a grandeza e a magestadede Deus em nos permitir constituir FAMÍLIA mesmo não sendo merecedores, e reconhecer o privilégio das infinitas misericórdias dele, sobre nós, amém.
Tive um pai ausente e sem Jesus em minha vida provavelmente eu também seria um pai ausente. Ainda bem que Cristo faz novas todas as coisas e através do seu Espírito Santo tenho conseguido ser um pai presente imitando os passos do nosso Pai maior. Obrigado pelo texto edificante.
Obrigado pela mensagem Marcelo.
Parabéns Marcelo pelo texto. Você vai ser um ótimo pai. Deus te abençoe sempre em nome de Jesus Cristo. Um grande abraço.
Jarbas Silva Santos.
Estou precisando de luz na minha maternidade! Criei minha filha sozinha desde que a nasceu hj ela está no nove anos…me sinto perdida ao tentar conduzi lá….
Paz,meu irmão, já tô imaginando sua presença junto a seus filhos, parabéns para o futuro papai,Deus o abençoe em nome de Jesus.
A paz do Senhor Jesus, que Deus conceda a cada dia mais porção da sua graça para a sua vida. Eu sou pai, tenho um filho biológico e um filho que Deus me deu. E quando aceitei a Cristo essa foi minha primeira bênção a herança de Deus na minha vida, e só depois da paternidade aprendi de fato oque é ser homem segundo oque Deus criou , ser macho e ministro no evangelho de fato. Rapaz que Deus lhe conceda mais graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus.
É benção!
Belíssimo texto. É verdade, o pai é uma figura importantíssima na nossa vida. Eu carrego essa falta do pai, e não só dele, mas da mãe também. Morei um tempo com a minha Avó e depois com aTia. Não é a mesma coisa. Não foi fácil relacionar com Deus, mas estou me esforçando para aprender.
Gostei muito do Texto. E mesmo nao tendo pai aqui na Terra , vejo Deus assim , meu aba , que ama e tbm é justo, pronto a corrigir por amor a nós, Pai igual a ele jamais terei.
Sou muito grata por essas devocionais!
Excelente tema, amém pelas palavras.
Maravilhoso texto! Obrigada!
Que Deus abençoe muito sua vida e seu talento da escrita para continuar reforçando este elo.
Abraços!
Que belo texto, tiver uma boa reflexões sobre oque eu li neste, agradeço meu Pai por me fazer mais forte!
Oiii papai hahahaha adorei a sua entonação no começo do texto a respeito do assunto! Sou líder de jovens e ministra de dança, como líder também do ministério de dança, me identifiquei com a sua visão, pois ela vem de Deus! A minha veio dele – ser mais que líder, siu mãe espiritual dos meus liderados –
Sobre como foi citado acima “Algumas boas intenções as vezes são transformadas em péssimas atitudes pela maneira como são conduzidas. Por exemplo, uma preocupação excessiva pode resultar num estilo “superprotetor” e por consequência, fazer o filho se sentir sem liberdade. Coisas assim acabam fazendo mais mal do que bem. Por isso é importante se espelhar em Deus como pai na hora de instruir sua semente. Para não ocasionar irritações nos filhos e instigá-los ao desânimo na uma caminhada cristã.” Não sou de família cristã! Sou a única que na minha casa que sigo a Jesus e seus ensinamentos. Mas lidou com jovens e país que são de berço evangélico, o que foi sitado foi de grande valia. Já tinha sido tocada a respeito, mas trazer a tona novamente a clareza desse assunto me trouxe a refletir sobre… Obrigada! ❤️
Parabéns pelo texto, edificante.
Muito bom! também, não sou pai apenas tenho alguns filhos na fé, mas, quero parabenizar o amigo pelo belo texto.
Amém. Ótima matéria. Deus abençoe sua vida.
Show man, parabéns pelo texto.
Lindo texto… que o amor paternoe presente de Deus possa acompanhá lo sempre.
Estou aos prantos, através de ti Deus está me confortando. Meu pai é ausente, meu padrasto está em uma batalha espiritual entra a carne e o espírito. Essa noite tive um conflito com a minha mãe, que na maior parte do tempo é super protetora comigo, isso me levou a acordar irada com o Abba, oque não me fez o agradecer quando levantei e sim o questionar. Ao ler seu texto as lágrimas vieram de encontro a mim e meu coração se encheu, te agradeço por se permitir ser anjo do senhor, e por Ele ter te usado para me acalmar e falar comigo.
A paz seja sempre contigo ❤
Palavra maravilhosa e profunda! Glória a Deus! Seja muito abençoado Marcelo! Seu blog é incrível!