Nos momentos em que parece que a vida está bagunçada, é normal pensarmos que Deus não está conosco.
Mas as dificuldades e as confusões da vida não significam a ausência do Senhor. Eu compreendi isso de uma maneira bela, mesmo após passar por dificuldades.
Encontrando seu lugar
“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”
Provérbios 16:9
Muitas vezes, e eu arriscaria dizer que na maioria delas, Deus “bagunça” os caminhos para depois alinhá-los e nos permitir entendê-los.
Em uma viagem que fiz, na estrada, perdi uma entrada e o retorno era muito à frente. Na hora, o sentimento é de estresse por ter errado, aquela sensação de perder muito tempo por um erro pequeno. Mas antes do retorno, encontrei uma padaria incrível no caminho. Grande, bonita e cheia de boas opções. Parei, comprei algo para comer e segui viagem feliz.
Eu não teria conhecido aquela parada se não tivesse perdido a entrada. Nós conhecemos o caminho enquanto caminhamos. Por isso, é bom se permitir perder uma entrada.
Às vezes, o seu lugar é na entrada, no caminho, no retorno lá na frente ou no lugar de chegada. Nós temos um destino certo, mas no processo Deus coloca outros lugares, pessoas e situações para nos moldar e guiar. Nós nunca saberemos onde chegaremos se não caminharmos.
Obedecendo a direção
“Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.
Isaías 30:21
Em alguns momentos, Deus pode desviar nossos passos do caminho que estávamos seguindo. É nesse momento que, por vezes, sentimos que estamos desconectados. Ele nos tira de lugares, nos afasta de pessoas, parece que nossos sonhos são adiados, e nada mais faz sentido. É nesse momento que entra a fé n’Ele.
Quando estamos com plena confiança em Deus, por mais que tudo pareça bagunçado, se chegamos a esse lugar obedecendo a um direcionamento do Senhor, não nos desesperamos, pois sabemos que Ele proverá.
Se você está onde está porque obedeceu a um direcionamento de Deus, continue obedecendo, e você verá que tudo vai fazer sentido, mesmo que, por hora, não faça. Eu não entendia por que isso acontecia. Sempre pensei que, se Deus pode fazer tudo com um estalar de dedos, por que, em determinados momentos, eu me sentia em uma teia de aranha gigante? Por que Ele só não faz?
Mas hoje eu entendo. Não desviar os passos do caminho certo não é andar sempre em linha reta, mas seguir o caminho que Ele disser.
O caminho perfeito
“Ensina-me, Senhor, o Teu caminho, e andarei na Tua verdade; une o meu coração ao temor do Teu nome.”
Salmos 86:11
Às vezes, somos nós que bagunçamos e, quando finalmente entregamos em Suas mãos, Ele precisa desenrolar essa teia aos poucos. Em outros momentos, quando estamos obedecendo cada direcionamento e não fazendo nada com nossas forças, mas mesmo assim tudo parece bagunçado, tente pensar em um “todo”…
Imagine quanta coisa foi movida em diversos lugares do mundo, quantas vidas foram impactadas em pequenas áreas, para que você estivesse onde está hoje. Ou quantas peças deverão se mover para que você chegue a determinado lugar.
A vida é feita de muitas histórias paralelas e simultâneas, o mundo não gira em torno de nós e dos nossos desejos e objetivos. E é isso que me deixa mais impressionada com relação à soberania de Deus. Ele move as peças como uma dança.
Eu vejo a vida como um cubo mágico. Não faz sentido quando estamos assistindo alguém o montando. Parece que fica cada vez mais bagunçado e desordenado. E então, ao passar do tempo e do movimento no cubo, as cores começam a se alinhar e você começa a ver com mais clareza.
A obediência nos leva a dar passos que não fazem sentido, até que um dia, após tanto obedecer, tudo ganha sentido.
Comments are closed.