Quando tinha por volta de seis ou sete anos de idade sempre ia às aulinhas da igreja enquanto meus pais participavam do culto. Sempre ouvia algumas histórias pontuais sobre Abraão, José, Moisés e Davi, mas certamente uma que sempre me chamou a atenção foi a de Jonas.
Depois de muitos anos, já convertido, li o livro deste profeta algumas vezes a fim de me aprofundar. É interessante o quanto de ensinamentos podemos tirar de um livro de apenas quatro capítulos e aplicar em nossa vida cristã.
O intuito desse texto é facilitar aos irmãos o entendimento da história e oferecer uma reflexão para nossa vida a partir das questões envolvidas no texto.
O resumo do livro de Jonas
Jonas era um profeta, alguém que conhecia o Senhor e que já era “um mensageiro de Deus” no Antigo Testamento. Sua missão era ir a Nínive, uma grande cidade que estava muito corrompida pela maldade e pelo pecado.
O profeta tentou fugir da presença de Deus e embarcou numa viagem para Társis e para longe do propósito para o qual o Senhor o havia chamado.
No meio do caminho uma grande dificuldade apareceu através de uma tempestade enviada pelo Senhor. Há uma grande movimentação dos marinheiros presentes. Estes acabam temendo a Deus e se arrependendo. Logo após isso, Jonas se lançou ao mar para apaziguar a fúria de Deus e ficou algumas noites na barriga de um grande peixe orando e pedindo perdão pela sua tentativa de fugir.
Após isso, Jonas, cumpriu o seu chamado e anunciou a destruição que Deus enviaria àquela cidade por sua tamanha maldade. Todos de Nínive creram em Deus e então o Senhor perdoou os pecados daquele povo.
A história, no entanto, que poderia acabar com uma bela moral de arrependimento e salvação de todas as partes ainda oferece um aprendizado maior quando Jonas, mesmo depois de tudo, se coloca em uma posição totalmente incoerente e questiona a Deus quando Este muda de ideia em relação à destruição que lançaria àquele povo.
Jonas conhecia a Deus
A primeira parte deste estudo é dedicada a quebrar a imagem que temos de que Jonas era apenas um desobediente qualquer.
Assim como os cristãos, que vivem cotidianamente com Jesus e participam de sua obra, era Jonas. Um profeta levantado por Deus no meio do povo para pregar o arrependimento a um povo contaminado pelo pecado. (O próprio Senhor Jesus cita Jonas como um profeta em Mt 12:39).
O problema de Jonas não estava no quanto este conhecia o Senhor. Mas sim no quanto em seu coração estava a vontade de cumprir o chamado de Deus.
Alinhando com a grande comissão (Mt 28:16-18), entendemos que o nosso chamado está em pregar o evangelho, que é a salvação mediante ao arrependimento dos pecados e a fé em Cristo.
Jonas fugiu
Muitas pessoas apontam que Jonas fugiu por medo da maldade dos Nínivitas. A Bíblia Sagrada não deixa isso claro em nenhum lugar. O texto dá margem para que entendamos que Jonas fugiu apenas por se negar a cumprir aquilo que Deus, que é soberano, havia planejado como missão para o profeta.
A tentativa de fugir da presença de Deus é inútil, sendo o Senhor onipresente e onipotente, entendemos que Ele está em todo lugar e tem poder para cumprir toda a sua vontade da maneira que lhe for mais aprazível.
Muitas vezes nós, cristãos, não sabemos nos sujeitar a Deus e nos colocarmos abaixo de sua soberania. Sabemos, à luz da Palavra, que a deturpação da verdade estará sempre presente e que existem falsos profetas em nosso meio. Às vezes vemos pregações muito mais centralizadas no homem do que em Cristo e isso faz com que alimentemos a ideia de que a nossa vontade deve ser respeitada por Deus e não o contrário.
Deus enviou a tempestade
A primeira coisa que muitos evangélicos tendem a pensar quando as coisas começam a ficar difíceis é que o diabo está lutando para infernizar a vida dos crentes. Temos que tomar cuidado com esse pensamento. Sabendo que estamos debaixo da autoridade e do senhorio de Jesus Cristo, podemos enxergar que às vezes o próprio Deus envia uma “tempestade” para evitarmos um caminho contrário à sua perfeita vontade.
A palavra hebraica para o mal causado pela tempestade é “Ra’ah”. Curiosamente, é a mesma palavra citada para o momento que Jonas escolhe ir na direção oposta a qual Deus lhe ordenara ir. Isso nos dá base para entender que Deus entende toda e qualquer maldade, seja a dos Nínivitas, seja a de Jonas em não cumprir a sua vontade, como uma ofensa pessoal.
Sendo Todo-Poderoso, Deus utilizou da tempestade para evitar que Jonas fugisse de seu propósito e ainda fez com que vários marinheiros pagãos o temessem e também o adorassem, arrependidos de sua maldade.
Após sua vontade ser cumprida, e através do momento em que Jonas é lançado ao mar, Deus tem compaixão dos marinheiros arrependidos também. Isso revela seu caráter misericordioso para com todos.
Uma curiosidade quanto à esse trecho é que os marinheiros, mesmo sendo pagãos tiveram misericórdia de Jonas e não queriam o entregar para a morte (Jn 1:11-13).
O arrependimento de Jonas
Quando Jonas é engolido pelo grande peixe e permanece nas profundezas do mar, ora a Deus agradecendo por sua misericórdia e pelo livramento concedido a ele (Jn 2). Mesmo se opondo a Deus, foi lhe concedido a graça salvadora que não permitiu o que morresse nas profundezas do abismo.
Jonas mostra arrependimento por ter fugido do Senhor após a grande tribulação que lhe sobreveio e se prontifica a cumprir sua vontade e pregar a destruição que viria à cidade de Nínive.
Trazendo para nossa realidade, a situação é parecida quando, em meio à uma grande luta e dificuldade nos voltamos para Deus com o coração arrependido de nossas falhas e da nossa tentativa de fugir de sua presença e ir em direção aos nossos próprios interesses. Em sua misericórdia, o Altíssimo nos perdoa e nos permite voltarmos ao caminho correto.
O arrependimento de Nínive
Depois que Jonas cumpriu sua missão e da boca de Deus anunciou a destruição que viria a Nínive em resposta aos seus maus caminhos perante o Senhor, aquele povo se arrependeu. Diferente do que às vezes entendemos. Arrependimento não é sentimento de culpa. Mas mudança de comportamento e de atitude. O que significa que aquele povo resolveu abandonar os caminhos que lhes pareciam bons e se submeterem à soberania da perfeita vontade de Deus.
Citei aqui que as coisas más são as que ofendem ao Senhor e que tanto Jonas quanto o povo que seria alvo de destruição estavam o fazendo da mesma forma. O arrependimento funciona de maneira igual. Deus não leva em consideração o tamanho da ofensa mas sim o quanto o coração daquele que se converteu tem, de fato, a intenção de se retratar quanto a ela.
Cumprindo o propósito ordenado, Jonas pregou e mais de cento e vinte mil pessoas se converteram de seus maus caminhos.
A ira de Jonas
Como disse anteriormente, tudo poderia acabar com uma bela moral de arrependimento e salvação para todos os envolvidos. Não fosse a ira do profeta quando Deus desiste de destruir aquele povo por conta de seu arrependimento.
Jonas chega a pedir por sua morte por não entender e aceitar a decisão divina. Talvez o profeta não tenha entendido que o que Deus esperava era a conversão do coração (e do entendimento) de todos os personagens citados.
Isso acontece muito em nosso meio nos dias de hoje, quando nos colocamos na posição de condenadores e não vemos com olhos bons a conversão de pessoas que, na nossa concepção, estavam mergulhadas em pecado e não tinham a possibilidade de serem salvas.
O mesmo acontece quando a todo momento questionamos a veracidade da conversão de um irmão segundo aquilo que sabemos de seu passado.
Ambas as coisas estão totalmente fora daquilo que a Palavra diz a respeito da forma como devemos agir.
O caráter de Deus
O livro acaba com Deus dando um sermão no profeta, que apesar de ter recebido anteriormente a misericórdia dos marinheiros pagãos (que não queriam o entregar a morte) e também do próprio Deus (que o permitiu viver), não teve compaixão de uma cidade de população tão numerosa e que segundo o Senhor, não sabia distinguir entre mal e bem por não O conhecerem.
O caráter misericordioso e bondoso de Deus visto no livro de Jonas pode ser referenciado no ensino de Jesus Cristo no texto de Mateus 6:14-15 – “Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; se porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês”.
Boa tarde , Marcelo a paz do senhor
Então minha dúvida e sobre o livre- arbítrio de Jonas, ele escolheu a não ir a Nínive mas msm assim Deus vez ele ir. aonde fica o livre arbítrio nessa história de Jonas por gentileza
Tive essa mesma dúvida, vou aguardar a resposta também.
Entao vamos lá livre árbitro essa palavra Deus já tinha deixado desde o jardim do Edem
Mas para que todo propósito se cumpra tem acontecer quando Deus determina está determinado
Se Deus fizer ele é Deus,se ele não fizer ele continua sendo Deus
Jonas teve um livre árbitro em não querer ir a Nínive e ele teve aquele momento para não ir a Nínive
Mas como disse no começo
Se Deus tem um propósito em tua vida meu Amado você pode se esconder onde for o Propósito Deus já lançou sobre nossas vidas
Vai de cada um de nós reconhecer e ser sábio.
Meus amados, a paz do senhor jesus, quem aceita cristo só tem um caminho, seguir a cristo, se caso a pessoa queira seu tal livre arbítrio, então continue no caminho que está, pois Deus não nos obriga a segui-lo, mais se estamos seguindo devemos fazer a sua vontade isso de livre arbítrio no meio cristão é desculpas para muitos abandonarem a sua fé em cristo.
Ola boa tarde perfeita sua resposta !
Exatamente. Desse jeito.Livre arbitrio para quem não entrega a sua vida a Jesus, depois de entregar, so resta obedecer.
Meu querido irmão acredito que o livre-arbítrio de Jonas esta na escolha de não ir à Ninive e entrar no barco. E se não fosse a misericórdia de Deus o fim da história seria dentro do mar. 🌊 mas um recomeço surgiu e Deus mandou a baleia 🐳 deixar Jonas na praia 🏝 💙😀 abraço
O mundo tem livre arbítrio já os filhos tem a vontade de Deus
Penso o mesmo, pois ja fomos crusificados com cristo .morremos para o mundo e vivemos para cristo. Entao agora so obedecemos e dou gracas a Deus porisso nao sou mais escrava de satanas ,mas serva do Deus vivo .
Exatamente… a vontade de Deus é boa …perfeita é agravel …ele teve sim o livre arbítrio qnd decidiu em não ir …mas isso resultaria em morte …e Deus na sua infinita misericórdia o livrou …porem devemos entender que umas servimos ao senhor Jesus Cristo, ele passa ser o senhor das nossas vidas …e um servo tende a obedecer , porém o não querer ir de Jonas implicava na raiva que ele tinha daquele povo ….e Deus queria trabalhar tanto no povo de Nínive qnd no coração de Jonas…
Uma diferença meu irmão é que o livre arbítrio é qdo escolhemos algo para nossas vidas,com quem nós casaremos,onde vamos morar,qtos filhos vamos ter…Mas a questão aqui não é escolha é uma ordem,Deus ordenou que fosse, era uma missão destina ao Profeta de Deus,que deve ir anunciar….A palavra diz Ide por todo mundo e anunciai o evangelho,não são todos que vão,mas algumas pessoas são escolhidas a isto.Lembra de Jeremias desde o ventre de sua mãe já era escolhido pra anunciar,pregar…Profetizar….É um privilégio ser escolhido,selado pra fazer o e Deus ordena…Muitos são chamados,mas poucos são os escolhidos….Que Deus possa te abençoar em Nome do Senhor Jesus…
Lindo, lindo!
Uma ordem.
Parabéns irmã, DEUS abençoe
Verdade, uma coisa é escolher algo,outra é ser escolhido a fazer a vontade de Deus.
Jonas já era um profeta escolhido e possivelmente já cumpria a vontade de Deus. O fato de ir na contramão já revela uma liberdade do profeta e intimidade que tinha com Deus. O desejo de Jonas era que os ninivitas não se convertesse e fossem destruídos e saberia que Deus os perdoaria caso reconhecesse os seus pecados. O caso de Jonas nesta história não se aplica ao livre arbítrio, mas alguém que conhecia muito bem seu Deus ( que já lhe tinha dito que destruiria Nínive por causa dos seus pecados ) e se recusava ver um povo salvo que era o maior inimigo de Israel. Para confirmar tudo isso, basta lermos o capítulo 4.
Boa tarde amigo, deixe aqui usar um pouco de liberdade, heheh, acredito que pelo fato de Jonas conhecer a Deus, e Deus conhecer profundamente a Jonas, eu entendo que o Senhor queria ensinar a ele algo maravilhoso, não só o seu poder, mais tbm para que ele entendesse que as misericórdias do Senhor envolve a todos sem acepções. (João 3:16) Com isso, vejo que não seria algo voltado a vontade de Jonas, mais sim, de algo pessoal e estritamente relacionado ao conflito entre povos, se vc analisar o capitulo 4 do Livro de Jonas entenderá o que eu estou dizendo. A paz do Senhor Jesus.
O livre arbítrio veio com Jesus! Livre arbítrio é sua escolha entre ser salvo ou condenado.
Melhor resposta
Olá, irmãos!
ESSA OPINIÃO É PARTICULAR E NÃO REFLETE ALGUM POSICIONAMENTO DA BIBLIA JFA OFFLINE
Eu, Marcelo Brandão, não acredito que haja livre arbítrio. Acredito em um conceito chamado de “livre agência”.
No meu entendimento, acredito que o homem apenas possuía a liberdade de escolha entre o bem e o mal antes da queda no pecado original. Após isso o homem foi contaminado e teve a corrupção estabelecida em seu ser. Junto com isso, toda a humanidade foi condenada à morte.
A morte, no entanto, foi vencida pelo sacrifício perfeito de Jesus Cristo e agora todos aqueles que estavam cativos ao poder do pecado foram libertos para a vida no Espírito mediante a fé no nosso Senhor, que se tornou dono de todos os nossos direitos e de nossa vida por sua vontade perfeita e por sua escolha, e não porque nós humanos tivéssemos qualquer possibilidade de escolhê-lo. Afinal, estávamos mortos em nossas transgressões e delitos.
Sugiro a leitura e o estudo aprofundado do livro de Romanos para entender melhor esse tema.
A Livre agência é a liberdade que temos em escolher coisas cotidianas que não interferem no propósito soberano do Pai. Acredito que nossa liberdade é totalmente condicionada e que todas as coisas acontecem de acordo com a vontade de Deus.
Isso!
Concordo plenamente, e ainda indico qual parte do livro de romanos, capítulo 7 e 8. Não existe livre arbítrio numa mente que já tem tendência a um lado, que é o pecado. A mente já está escravizada, por isso Cristo nos liberta desta influencia, daí pra frente ou servimos a Deus ou a “porca volta pra lama”
Boa tarde a todos, concordo com a visão de que livre arbítrio é para quem não escolheu a vida eterna , não quis o senhorio de Cristo, e portanto segue escravo de si mesmo ,sofrerá por isso a morte eterna que é o salário do pecado, mas quem escolhe ser servo de Jesus terá a vida eterna que é o dom gratuito de Deus , nosso arbítrio seja a paz de Cristo 🙏🏽
Concordo plenamente
Concordo plenamente 😊
O livre arbítrio do homem é limitado por Deus, pq alguns caminhos que o homem escolhe se Deus não usar de misericórdia e puxar a corda o homem se destrói pq a cominho ao homem que parece perfeito mais o fim é caminho de morte.
Verdade…creio que Deus pode permitir acontecer algumas coisas ruins com as pessoas pra elas se converterem e obedecerem…e mesmo assim muitos não obedecem…
Deus deu uma ordem. Diferente de você escolher.
Ouvi uma msg sobre a vontade permissiva e a vontade soberana de Deus. Deus permite tudo mas nem sempre é o que Ele quer. Aí temos que pagar o preço. Já a vontade soberana sempre resulta em mais bençãos.
Tbm concordo Helena, resposta mais certa resumindo tudo
Todos temos livre arbítrio. Mas um homem/mulher de Deus uma vez entregando sua vida e confiança ao senhor, torna o senhor seu dono que por sua vez tem todo o direito de decidir se ele ou ela vão ou não fazer algo.
Isso mostra toda a soberania de Deus e que seus planos sempre são concretizados, independente de aceitarmos ou não, Jonas sabia que a vontade de Deus é que ele fosse pra Nínive, mas ele preferiu não ir( se opôs diante da vontade de Deus) isso é quando agimos com base no nosso lado carnal, o nosso livre arbítrio só tende a nos levar a fzr coisas contrárias a vontade de Deus. Romanos 3:10-12
Me permita responder, em lugar nenhum meu irmão, não existe livre arbítrio e esse texto esclarece isso, Deus lhe escolheu desde o ventre da sua mãe, e está predestinado a servi-lo, fazemos escolhas erradas e pecamos sim,?mas aos escolhidos por Deus sempre nos arrependeremos e faremos sua vontade, pois nascemos para isso.
Oie
Olha Wanderley, deixa eu dividir um pouco soque o Sr me fez entender a respeito ,. Jonas teve sim direito de escolher se iria ou não a Nínive, o que ele não pode escolher foi a consequência da sua escolha , q foi ser descoberto como desobediente a Deus. E ser lançado ao mar, nois Ben sabemos q o Sr Deus é iniciante e sabe de todas as coisas pois isso enviou ali um grande peixe para o tragar pois como descrito na bíblia. A tempestade e grandes ondas quase despedasavam o barco imagina um homem, enfim Jonas entendeu q o grande peixe foi na vdde mas um livramento para sua vida,e por intender q apesar de estar no ventre do peixe ainda sim tinha vida e a bíblia vai dizer q (ele) orou ao Senhor agradecendo. E (ele )se propôs a cumprir a vontade do senhor. (Ele poderia escolher morrer ali no ventre do peixe e não fazer a vontade do Senhor.
Espero q tenha ajudado
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)
o que acontece quando um fruto cai da arvore?
( Já viu jonas ai?) depois que a “cemente morre” ela nasce com outro corpo.Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
1 Coríntios 15:42.
O livre arbítrio sempre existiu só tem um problema, quem o possui morre cedo.
Graça e Paz DO ETERNO! Irmão livre arbítrio é tomar uma decisão, agir de forma contrária do que é correto. Jonas sabia que cumprir a palavra de Deus é o correto. O ETERNO poderia ter impedido Jonas de entrar no barco para outro destino. Mas não o fez. Em vez disso alançou as pessoas do barco, através da escolha de Jonas.
Vanderlei meu irmão nosso livre arbitre termina quando chega a vontade de Deus em fazer aquilo que ele manda porque quando Jonas foi a nação pecadora eles obedeceram de imediato a vontade de Deus então a própria diz quem bota a mão no arado não pode olhar para traz então meu Amado a bíblia diz que é melhor obdecer do que sacrificar porque se não vai acontecer com a gente o que aconteceu com Jonas.
Irmã temos o livre arbítrio mais isso não quer dizer.que Deus vai concordar com nossas escolhas,assim como tudo é lícito mais nem tudo o convém a Deus, fomos chamados para um propósito e temos que cumprir,se não for por amor será pela dor.
O livre arbítrio existe, você pode estar no centro da vontade de Deus, e obedece-lo, ou seguir com a sua vontade. Contudo, cada uma tem sua consequência. Jonas seguiu sua vontade, fugiu, se escondeu em um barco, mas qual seria as consequências de suas ações? Uma cidade perdida por não se arrepender? Uma tripulação morta em meio a uma tempestade? Ainda em tempo Jonas se arrependeu do seu próprio querer e decidiu seguir a vontade do pai. Infelizmente a maioria dos homens endurecem o seu coração (como faraó) e sofrem as consequências. O livre arbítrio existe, nas ainda bem que as misericórdias de Deus tbm existe.
A questão é que ele foi escolhido para ser profeta
Tem uma grande diferença entre ser escolhido e ser um seguidor de Jesus
Acredito que nosso livre arbítrio tem que estar em comunhão com a vontade de Deus.nem tudo oque pensamos ser bom pra nós e bom de verdade.que bom é pro homem quando faz uma escolha errada e Deus vai o corrige e coloca no caminho certo.
livre arbitrio só existe pra quem não conhece a DEUS,A PALAVRA DIZ QUE É SIM SIM NÃO NÃO
não existe meio termo
A pessoa tem o livre arbitrio mas Deus pesa a mão. Pq Ele é amor mas tbm é justiça.
No meu entendimento, Deus não fez ele ir a Ninive.. O senhor queria que ele fosse obedecendo o seu proposito, porém ele escolheu (Por livre-arbitrio) Desobedecer… E sofreu as suas consequências! Jonas só foi a Ninive por ter se arrependido no ultimo momento e o Senhor com sua infinita misericórdia o permitiu viver para cumprir o seu chamado.. Conclusão, mesmo que o Senhor te ordene algo você tem a opção de escolher fazer ou não.. Mas, o direito de escolher, não te livra das consequências!
Acredito que quando entregamos nossas vidas a Deus, estamos buscando a sua vontade e não mas a nossa. Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:36, somos instrumentos, pode um estrumento se mover sozinho, tendo ele um dono?
Na cartografia bíblica (estudos dos mapas dos tempos bíblicos) podemos ver que a cidade de Nínive não faz fronteira com o mar, logo entendemos que o grande peixe vomitou Jonas em um lugar ao qual não era a cidade de Nínive(Jonas capitulo 2 verso 10), sendo assim podemos concluir que Jonas foi para a cidade de Nínive por vontade própria e obediência a Deus (Jonas capitulo 3 verso 1 ao 3).
[…] Facebook […]
O QUE VALER E A SUA INTENCAO MUITOS FAZ MUITAS PERGUNTAS MAIS O QUE VALER E TRANSFOMA VIDAS MEUS PARABENS
Que texto riquíssimo. Parabéns pelo conteúdo!
O livre arbítrio não faz sentido na vida do filho. Jesus pediu para Deus afastar DEle o cálice do calvário. Mais como filho Ele cumpriu à vontade do Pai. Assim são os que tem chamado de filhos temos que fazer à vontade do Pai.
Que ensinamento maravilhoso e perfeito ,(Jaime Moreira)
boa tarde. paz de Deus. texto lindo. explicação maravilhosa.
Obrigada Amanda! Que bom que gostou! =) Deus abençoe!
Oi
ESSE ESTUDO AJUDOU MUITOOO!
OBRIGADA
Ótima explicação!!!!
Excelente!!!
No meu ponto de vista, Jonas era alguém que precisava do tratamento de Deus. Jonas estava igual a muitos crentes por aii…achando que o pecador não é digno da misericórdia de Deus. Mas Deus é lindo e mostra que ama Ninive da mesma forma que ama Jonas.
PAZ DO SENHOR JESUS! Em toda a Santa bibila, Deus é o personagem principal! Na história de Jonas que ouviu, assimilou mais não obedeceu o vóz do Senhor, Deus se mostra Senhor das leis da natureza quando se trata de um escolhido que desobedece as ordens divinas, misericórdia, perdão e novas oportunidades são dadas por Deus para o concerto das atitudes precipitadas que resultam em resultados desastrosos, misericórdia e perdão Só DEUS. Paz Do Senhor Jesus! Boa noitec
O que eu entendi é a obediência para com Deus ele nós em caminha e nós queremos fazer nosso caminho… vejo que nada somos e temos Deus pra nós guiar temos que acreditar que ele tem o melhor se assim no permitir.
O livre arbitrio do homem é como se fosse uma prisao no pecado que só é percebido quando chegamos ao fundo do poço ! A liberdade em cristo nos move para dimensoes que sao incoparaveis com as coisas terrenas ! Infelismente o pecado original reflete isso no livre árbitro!
Às pessoas podem não querer mas Deus faz vc encontrar o caminho para o cumprimento da sua vontade. Foi assim com Pedro que se tornou pescador de homens, com Balaão; usou um jumento para lhe mostrar o impedimento, e fechando com Paulo que foi perseguidor Jesus o tornou o maior pregador e semeador de sua obra. Para Deus vc não tem vontade própria prevalece a sua vontade então, é melhor que estejamos no centro de sua vontade para assim então realizarmos as obras que ele quer que façamos. Que Deus nos abençoe.
As aplicações do nosso irmão é uma bênção.
Olá!
Seus textos são maravilhosos! Tenho aprendido muito. Percebemos a facilidade em discorrer sobre temas bem importante pra nossa vida. E esse estudo não foi diferente. “É melhor obedecer, do que sacrificar!”
Mas fiquei aqui numa dúvida!
Quando vc mencionou que Jonas lançou-se ao mar, e a primeira coisa que me veio a cabeça, foi que diante da situação, Jonas olhou para sua condição de miserável homem e teve uma atitude suicida, uma vez que no meio de uma tempestade em alto mar, ele certamente morreria. Mas fui ler o texto na bíblia (como de costume em, pra tirar dúvidas) e vi que nas duas versões que li, fala que os marinheiros pediram a Deus misericórdia pelo que iam fazer, e lançaram Jonas ao mar. Nessa condição, os marinheiros reconheceram a vontade do Senhor pra vida de Jonas, e decidiram obedecer.
Sim! Os marinheiros se convertem e começam a temer a Deus ali, inclusive, tiveram receio de entregar alguém que era servo do Senhor ao qual se converteram a morte, com medo de algo pior recair sobre eles. Jonas era um profeta, o fato de ele direcionar aos marinheiros que o jogassem ao mar com certeza vinha de uma certeza de que a fúria de Deus seria saciada. Na oração que faz a Deus depois, Jonas reconhece que Deus foi misericordioso com ele e o livrou da morte.
👏👏👏
Quando Jonas se jogou eu lendo essa passagem eu lembro de Davi que falou que preferia cair nas mãos do Deus vivo do que na do homem por os homens não tem misericórdia
Parabéns 👏👏
Maravilha de mensagem
Maravilhosa mensagem!!
Glória Deus por essa palavra!
Graça e Paz para todos , eu entendo o seguinte sobre o livre arbítrio , Quando tomamos a decisão de larga tudo e seguir a Cristo Jesus , Nos entregamos a nossa vida não mão de Deus , aí o livre arbítrio deixa de existe na nossas vida , somos guiado por Cristo , pois a vontade dele para nós e boa , perfeita e agradável , se negarmos o que nos foi ordenado , há consequências como vimos com Jonas , mas nosso Deus é tão maravilhoso que nos dá tempo de se arrepender.
A paz de Cristo para todos
Muito bom!
Se continuar um pouco a frente na leitura da bíblia, após o livro de Jonas, no momento não mi lembro qual, mas o profeta fala que Nínive foi destruída, porquê na verdade o Rei de Nínive mandou o povo adorar a Deus, sendo assim o povo não se converteu, apenas obedeceram seu Rei.
Amem.aprendo muito com seus escritos
Aprendendo sempre estudo edificante …
Deus abençoe!!🙏🏻
Que maravilhoso estudo sobre Jonas!
Que estejamos aplicando esses estudo na nossa vida prática.
Gratos somos a Deus pela sua vida irmão.
Jonas foi separado pra ir.
Deus conhece o coração e sabia q no seu intimo Não queria desobedecer.
A permissão de Deus para com Jonas passar pela tempestade, eh a mesma q acontece hj qdo rejeitamos o chamado de ir, no meio de nossos familiares, no trabalho, na escola, etc.
Deus conhece o coração e sabe q somos capazes por isso permite as tempestades para nos aperfeiçoar em amor.
A queståo Não é a liberdade de escolha e sim, compreender o q sou diante da vontade do Pai.
Deus abençoe!
Meus irmãos o cuidado de Deus sobre nossas vidas sera sempre quando nos prontificamos a fazer a obra; Ele pode interver em nosso livre arbítrio sempre!
Quando você, pede alguém para fazer algo ou ir a algum lugar e poque você confia na pessoa e se Ela fazer diferente você corrigi ou pede para ela não fazer mais?
Quando confiamos em alguém sempre damos um segunda oportunidade!
Cleusa Gardiano VARGAS
Amém !
Aprendi muito com essa leitura, obrigada
Tudo estava nos planos DE Deus, inclusive a desobediência de Jonas para conversão dos marinheiros e depois da cidade toda.
Se não me engano Jonas fugiu justamente por não desejar que esse povo fosse salvo. As vezes nos comportamos da mesma forma em insubmissão a vontade de Deus, como se o que julgamos certo fosse justo. Graças a Deus pela Sua justiça, caso contrário já teríamos sido consumidos.
Ótima leitura, aprendi demais 👏🏻
Muito bom, falou profundamente ao meu coração,Deus te abençoe!
Muito bom e edificante conheçamos e prossigamos em conhecer o senhor ..
O texto bom
Mas não estou entendendo a mensagem que Deus está querendo passar pra mim.
Li e tri li mas nada me entra na cabeça
Querida irmã, peça a orientação do Espírito Santo… Se Ele quiser ministrar no teu coração esta palavra, assim será… Se não, será apenas uma leitura, para teu conhecimento! Um abraço, Deus abençoe!!
Liliane Pinho. essa mensagem diz que não devemos fugir do nosso chamado aqui na terra, e que ninguém foge da presença de Deus quando somos escolhidos por ele. É através de nossas vidas que Deus nos usa para salvar outras vidas, através do evangelho, lançando a palavra de salvação e que somente Deus tem o poder de cura e milagre em suas vidas. E aquelas pessoas que estão afastadas da presença do Senhor . Precisam se converter de seus pecados e se arrependerem verdadeiramente de seus pecados e serem salvos e ter a vida eterna ao lado de Deus.
” Devemos parar de culpar os outros pelos erros que nós cometemos. As tempestades ocorrem por uma vida doble o de achamos que nada vai acontecer. Ainda bem que temos im Deus misericordioso que mesmo pecadores nos aceita debaixo da sua graça. Exelente estudo Deus o abençoe irmão.
Palavra edificante! Sempre que escuto uma pregação sobre Jonas vem em minha cabeça muitas vezes as mesmas atitudes de Jonas. As vezes vemos pessoas agirem com tamanha maldade que ficamos furiosos e irados! Que Deus nos ensine a sermos misericordiosos para com aqueles que se arrependem e se voltam para Deus.
Estudo muito edificante e esclarecedor. Obrigado por essa excelente leitura
Bênção de Deus para nossas vidas
Glórias a Deus
Muito bom n tinha lido muito sobre Jonas mais gostei muito
Muito bom gosto desses textos me ensinam cada dia mais está na presença do senhor
Muito bom! Falou muito comigo!
Um exemplo de desobediência e suas consequências, melhor obedecer do que sacrificar. Não devemos questionar a vontade de Deus é rebeldia e quando somos rebeldes estamos na contra mão e tudo pode acontecer…
Refletindo sobre esse texto. Obrigada por compartilhar a Palavra do Eterno, que Ele te abençoe sempre.
Amém! Que Deus continue lhe usando como meio para proclamação do Seu Nome.
As vezes nebpego nessa situação sem entender os propósitos de Deus e fico fazendo segundo o meu entendimento é quase sempre acaba dando errado. Ótimo estudo a Paz
Deus faz tudo perfeito mais o homem complica tudo profeta Jonas muito boa a palavra
O glória
Muito tremendo o estudo, glória a Deus, Aleluia