Às vezes, nos sentimos tão cansados, e o que mais ouvimos as pessoas dizerem é sobre o cansaço do dia a dia.
Mas há muitos que estão exaustos, achando que, por estarem em movimento, estão caminhando para algum lugar, quando, na verdade, podem estar apenas andando em círculos.
Atingindo o objetivo
“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.”
Mateus 11:28-30 (ACF)
Quando corremos sem uma visão clara, sem alinhar nossos passos aos de Cristo, é como caminhar em uma esteira: nos cansamos cada vez mais, mas não saímos do lugar.
É exatamente nesse momento que o desânimo aparece. O suor da jornada, por si só, não é garantia de que estamos no caminho certo.
Existem caminhos que nos cansam e outros que nos renovam. Porém, se em ambos estivermos voltados para Cristo, aprenderemos e alcançaremos nossos objetivos por meio d’Ele. Afinal, o cansaço não significa que estamos conquistando algo, assim como a calmaria não garante que Jesus está no barco.
Experimentaremos ambas as situações, mas, com Cristo ao nosso lado, a chegada é certa!
Andando em círculos
“Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra.”
Números 14:34 (NVI)
Em Números 14, vemos a história de Moisés e a jornada do povo israelita rumo à Terra Prometida, um percurso que levou 40 anos para ser concluído.
A travessia pelo deserto do Sinai, que tem apenas 200 quilômetros, poderia ser feita rapidamente. Hoje, essa distância é percorrida em cerca de duas horas de carro.
O povo não demorou tanto por causa da distância, mas porque estavam distantes de Deus. Caminharam em círculos, murmurando contra Ele e duvidando de Suas promessas.
Era um percurso que poderia ter sido feito em pouco tempo, mas uma visão desalinhada nos faz gastar energia, nos esgota e, ainda assim, não nos conduz ao destino. Assim, corremos o risco de morrer sem conhecer a Terra Prometida.
Nova perspectiva
“Ora, àquEle que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a Esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”
Efésios 3:20-21 (ACF)
Quando alinhamos nossa visão aos projetos e objetivos de Deus, o impossível deixa de ser um obstáculo e se torna algo natural. Nas mãos de Deus, o impossível se torna inevitável. Suas promessas são grandiosas e, muitas vezes, se cumprem de forma tão simples que nos surpreendem.
Caminhar com Cristo muda completamente nossa percepção. Passamos a crer mesmo sem ver e começamos a enxergar o que antes era invisível. Quando nos apoiamos em nossa própria força, somos tentados a desistir, pois somos fracos e limitados. Mas o entendimento e o conhecimento de Quem Deus é transforma radicalmente a maneira como escolhemos caminhar.
Escolha seguir os passos de Cristo. Não para encurtar o tempo até a conquista, mas para que cada passo seja uma certeza de que as promessas se cumprirão.
Comments are closed.