“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber”
Atos 20:35 (NVI)
Servir a Deus e ao próximo é um privilégio que nos aproxima do propósito divino. A verdadeira alegria está em abençoar os outros. Quando servimos sem esperar reconhecimento, estamos refletindo o caráter de Cristo, que veio ao mundo para servir.
A alegria do serviço não está na exaltação pessoal, mas no impacto que geramos para o Reino de Deus. João Batista expressou essa verdade ao dizer: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30). Nosso chamado é agir para que as pessoas experimentem a presença de Deus, e não para que se lembrem de nós. A humildade em servir nos ensina a colocar a glória de Deus acima do nosso desejo de reconhecimento.
Quando entendemos que servir é um ato de amor, encontramos propósito mesmo nas tarefas mais simples. Servimos porque amamos a Deus e desejamos que outros O conheçam. Assim, nossa alegria não está no aplauso humano, mas na certeza de que estamos gerando frutos e Deus se agrada do nosso trabalho.
O prazer de ser esquecido
“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tendes galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.”
Mateus 6:1 (ACF)
Em um mundo que valoriza a fama e o reconhecimento, ser esquecido pode parecer frustrante. No entanto, no Reino de Deus, ser esquecido pelos homens e lembrado por Ele é uma honra.
Muitas vezes, queremos que as pessoas reconheçam nossos esforços e sacrifícios, mas o verdadeiro servo se alegra quando Deus recebe toda a glória. O próprio Jesus, ao curar pessoas, frequentemente pedia que não contassem a ninguém. Seu foco não era a fama, mas a transformação de vidas. Da mesma forma, devemos desejar que os outros se lembrem não de nós, mas do encontro que tiveram com Deus através do nosso serviço.
Quando trabalhamos para que Deus seja exaltado, somos verdadeiramente livres da necessidade de aprovação humana. Nosso maior prazer deve ser que, ao servirmos, os corações sejam levados a glorificar ao Senhor.
Servindo para a Glória de Deus
“Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.”
2 Coríntios 4:15 (ACF)
Nosso serviço não é sobre nós, mas sobre conduzir pessoas para perto de Deus. Ainda que nosso trabalho passe despercebido pelos homens, Deus vê e recompensará cada ato de amor e dedicação.
Mas continuamos servindo por desejarmos que outros experimentem o amor de Deus, não porque buscamos mérito próprio. Sem esperarmos algo em troca.
Ao abrirmos espaço para Deus agir e retirarmos nosso ego da equação, permitimos que o Espírito Santo trabalhe livremente. Mateus 5:16 nos lembra: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. Que nossa maior alegria esteja em ver pessoas sendo transformadas pelo Senhor, enquanto seguimos firmes no chamado de servir com amor e humildade.
Comments are closed.