Olá caros amigos. Cá estou eu aqui mais uma semana. Desta vez, escrevendo de um café em São Paulo junto a um irmão da fé. Estava lhe contando sobre como Deus vinha falando muito comigo sobre vulnerabilidade nesta semana. E através de uma pregação de Myles Munroe que este irmão me mostrou. Comecei a refletir sobre um ponto importante e que complementou todas as coisas as quais o Senhor estava me dizendo.
A pregação falava sobre como cada pessoa é original e insubstituível. E como só temos valor quando somos raros. Diamantes são caros porque são raros, bijuterias são baratas porque são comuns. No entanto, às vezes colocamos em nossa cabeça que precisamos ser como outras pessoas (como grandes líderes ou aquele cara mais legal e desenvolto da sua comunidade) para alcançarmos as coisas. Contudo, perdemos nossa raridade tentando ser como elas. Se devemos ter um modelo de homem ao qual seguir, esse deve ser Jesus Cristo. Ele é original, único e insubstituível, assim como nós devemos ser.
Você pode não estar entendendo a ligação entre vulnerabilidade e raridade. Mas espero que o Espírito Santo fale com você, mesmo que minhas palavras sejam falhas e meus pensamentos confusos.
Creio que existem três pontos de vulnerabilidade que podem nos ajudar a nos tornar cada vez mais pessoas raras e independentes da tentativa de nos tornamos iguais a alguém que não é Cristo.
O que é vulnerabilidade?
Entre os vários significados para a palavra, quero me firmar em dois. São eles: sujeito a ser atacado e frágil. Estar vulnerável aqui, na vida cristã, é se livrar de proteções por medo de julgamentos. É evitar levantar um muro e uma barreira em nossa frente para nos protegermos de situações que nos ferem. É confiar totalmente e entregar suas defesas, para estar totalmente sujeito a ser atacado. O resultado no entanto, não é um ataque, é Deus entrando livremente em seu coração a partir de sua sinceridade.
Vulnerabilidade Pessoal
Ef 4:1 “Portanto eu, o preso do Senhor, rogo-vos que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, como toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (KJV-PT)
Quando Paulo cita que é necessário humildade, mansidão e longanimidade para suportar uns aos outros em amor, ele basicamente diz que é necessário:
- Reconhecer quem você é realmente, sem a tentativa de ser algo a mais ou algo a menos (humildade);
- Se acalmar mediante ao conhecimento próprio de suas falhas e fraquezas (mansidão);
- Saber suportar a si mesmo e a seus erros (longanimidade).
Só assim então, é possível viver com os outros em amor. Ser sincero consigo mesmo quebra suas primeiras barreiras e te ensina a entender o lugar onde você está, para facilitar o entendimento ao lugar ao qual você quer chegar e ao seu propósito de vida, que é especial e único. Ou seja, raro.
Vulnerabilidade com os outros
Desbloqueando o primeiro passo de sinceridade conosco, devemos então começar a ser sinceros com os outros a nossa volta.
Tg 5:16 “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. (NVI-PT)
Tiago deixa claro em sua carta que existe uma grande importância na confissão dos pecados para os outros. Óbvio, ele enfatiza que essa confissão deve ser feita a um justo. Sabemos o quão difícil é abrir coisas da nossa vida pessoal que nos machucam e nos ferem por dentro. Porém, sendo sincero consigo mesmo e entendendo a dificuldade, será mais fácil para encontrar alguém confiável e que esteja em uma firme caminhada com Jesus. Pode ser seu pastor, líder ou irmão de fé, como é o Pedro Martins, meu amigo ao qual me referi no começo deste texto.
Quando tenho dificuldades e pecados gosto de recorrer a pessoas justas como ele e alguns outros que sei que podem me auxiliar se embasando na Palavra de Deus. Claro que não estou dizendo para que você se abra com todas as pessoas possíveis, sem filtro.
Na continuação do texto de Efésios 4, no versículo 14, Paulo diz para que sejamos sinceros justamente para não sermos carregados pelos ventos de doutrinas diferentes a todo momento. De verdade, eu cansei de ver discipuladores dando conselhos equivocados porque estavam em sua ótima intenção, porém baseados naquilo que foi ouvido e que foi passado de maneira não sincera por seu discípulo. O resultado disso é a ineficácia dos conselhos e a não evolução da nossa fé.
Vulnerabilidade com Deus
Este é um conjunto dos dois primeiros passos. Executando-os, você acaba consequentemente sendo vulnerável com o próprio Deus. Nada tem o mesmo valor que o seu secreto, que sua oração no quarto fechado, falando diretamente com Ele. Mas as vezes, após pecarmos, nos sentimos tão sujos que não encontramos forças pra nos achegarmos diante de Deus. Por isso os pontos anteriores são importantes.
No momento de dificuldade, entenda que eliminando as barreiras e sendo sincero consigo mesmo, com os outros e com o próprio Deus, o amor do Pai começa a fluir livremente dentro de você e fica mais fácil de se ver o poder de Deus.
2 Co 12:10 “Portanto, eu tenho prazer nas fraquezas, nas censuras, nas necessidades, nas perseguições, nas aflições por causa de Cristo. Porque quando eu estou fraco então sou forte” (KJV-PT).
Claro que seguindo a própria bíblia, não devemos pecar muito para ver muito da graça de Deus, essa é uma tolice impensável a qual eu só estou escrevendo a fim de evitar quaisquer interpretações erradas.
Mas sim, é em meio às fraquezas e dificuldades que nos refugiamos em Cristo e sentimos melhor o seu poder, e através do seu poder e da sinceridade para consigo e para com os outros podemos nos sentir completamente felizes em nossa raridade e na nossa individualidade, por termos nossas próprias batalhas para vencer e nossas aflições.
Tg 5:11 “Consideramos felizes aqueles que permanecem firmes em meio à aflição…” (NVT).
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês para que haja um novo romper de barreiras emocionais e para que uma vulnerabilidade sobrenatural seja instaurada em suas vidas! Amém!
Não tem referência com Efésios o termo vulnerabilidade, Ef 4:1 “Portanto eu, o preso do Senhor, rogo-vos que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, como toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (KJV-PT). Precisa tomar cuidado com os termos, nada tem a ver um termo que se refere a um crime, servir de âncora para o humilde, para sincero. Me desculpe apensar que as pessoas afirmaram ser boa palavra, mas os termos empregados não foram salvos.
Muito bom mesmo!!! Vou usar essa palavra hoje na Formatura do Casados para Sempre!!
Como Deus é maravilhoso!
Sempre que precisamos, ele coloca pessoas para serem ferramentas em nossas vidas! Glorifiquemos a Deus porque ele é bom!!!
Eliana.
Nossa como esse blog me ajudou, e como você é inspirado! Louvado seja Deus por esse dom maravilhoso que vc tem de sabedoria da palavra, que continue iluminando outros com seus artigos.
Obrigado por isso, li no momento certo.
Deus é bom!!!
Meu Irmão que palavra edificante!
Já pela manhã sou abençoado, glória a Deus!
Deus o abrace casa dia mais!
Muito bom…essa palavra é como água pra quem tem sede..
Gostei muito do seu texto.
Realmente decepções acontecem e nos ferem, assim nós protegemos criando um barreira de proteção. Achamos que estamos mais fortes, quando na verdade estamos mais fracos.
Que Deus te abençoe sempre.
Confirmação de coisas que tenho passado. Preciso dessa vulnerabilidade. Edificante obrigada Senhor por está linda confirmação em meu coração
Grata pela palavra
Boa noite!
Bênção de Deus essas mensagens. Eu queria poder acessar elas direto do meu app da biblia. Como faço?
Agradeço pelo blogue,parece que foi feito pra mim.
Gostaria de te perguntar sobre algo que tenho dúvida.
Pergunta abaixo:
“, porém baseados naquilo que foi ouvido e que foi passado de maneira não sincera por seu discípulo.”Neste pequeno trecho,você quis dizer “e que foi passado de maneira não sincera para seu discípulo”?Porque do jeito que tá no trecho,dá a entender que o discípulo passou o conselho errado ao discipulador,sendo que foi o contrário.
Minha dúvida sincera.
Não Edson!
O que quero dizer é que muitas vezes os discípulos acabam não sendo totalmente sinceros ao falarem seus casos para os seus discipuladores. Por exemplo. Digamos que o Joãozinho discipula o Pedrinho.
Pedrinho acaba se apaixonando pela Mariazinha, porém tenta esconder essa paixão de si mesmo. Quando Joãozinho pergunta se Pedrinho está apaixonado, Pedrinho responde que não e que isso nem passou pela cabeça dele.
Joãozinho então não vê problemas em uma amizade entre os dois, mas só pede para manter certa distância.
O problema é que muitas vezes não somos sinceros com nós mesmos, e tampouco com nossos discipuladores. Isso os faz dar conselhos equivocados por não saberem toda a verdade.
Espero que tenha entendido o exemplo e o meu ponto de vista, irmão!
Deus abençoe!
Entendi seu ponto de vista sim,irmão por parte de Cristo!
Que Deus o abençoe muito também!
Gloriosa é a palavra do Senhor
Isso era o que eu precisava ler ❤
Muito bom ..continue escevendo sempre…
Pensamento claro e objetivo, de alguém que tem um coração sincero diante de Deus. Deus o abençoe, essa leitura foi muito boa.
Que Deus possa continuar te usando.
Gostei muito, algo para se refletir todos os dias.
Que Deus te abençoe muitíssimo.
Obrigada! Amém.
Amém!
Tudo que eu precisava.
Deus abençoe!
A paz de Cristo
A compreensão é uma dádiva de Deus.
Excelente conteúdo, libertador que nos estimula a refletir, Deus o abençoe e continue lhe dando graça e conhecimento.
Essa palavra foi pontual e inestimável pra mim. Resposta de uma oração que fiz ontem à noite. 🙏😌 Obrigada.
Muito edificante seu artigo. Nunca leio mas hoje percebi que Deus queria falar comigo
Uma mensagem tão oportuna! Me fez refletir muito. Deus continue te abençoando
Muito edificante, compartilhei com amigos .
Lindo e de boa compreensão desde estivéssemos abertos às palavras que foram escritas. Que você continue sendo instrumento nas mãos do Senhor.
Olha que interessante, justamente algo que veio para esclarecer os pensamentos que vinha tendo a meu respeito e a respeito de Deus para comigo. Por 6 anos tentei ser igual ao pastor da igreja que eu frequento, desde então construir vários muros para dizer que poderia ser alguém de potêncial, e abrir mão de quem realmente eu era. Mais glória a Deus me libertei dessa terrível mentira . Glória a Deus , hoje eu posso dizer que sou realmente livre e aberta a Jesus , o meu verdadeiro pastor .
Claro qu eu gostei!!
Muito eu essa abordagem, assim fui ensinado pelo Doce Espírito de Deus.
Devo reconhecer: não tem sido fácil ser uma testemunha nesses 23 anos que por Deus fui aceito…
Grato Marcelo.
Obrigado equipe da bíblia.
Paz
Bom dia.. Essa mensagem nessa manhã falou comigo.. Sentir como se fosse um recado de Deus para mim… Muito forte! Deus abençoe grandemente…
Glória a Deus! Muito bom ler essa mensagem,me ajudou muito!Deus te abençoe em Cristo!!!
Precisava ler isso! Hj acordei com esse pensamento sobre vulnerabilidades e tb qualidades que possuímos… E como nossas falhas não apagam a beleza de Cristo em nós.
Excelente discurso sobre vulnerabilidade!
Muito acilhedor e pertinente na vida de quem crer em Deus.
Muito obrigado!
Amém , Deus seja louvado !
Só ele sabe o quanto eu precisava ver isso, foi uma linda mensagem dele para comigo!
Que o senhor abençoe grandemente a sua vida , que a Paz esteja com todos.
Oh Deus me ajude a sair desse deserto em que me encontro. Vem me resgatar, Pai. Em Nome de Jesus
Marcio, Deus já te perdoou em Jesus. Mesmo q essa pessoa não te perdoe.. e ela tb precisa perdoar pra ser feliz. Ela não necessariamente precisa conviver com vc. Mas saiba q vc pode ter paz. Ore a Deus pata Ele conduzir tudo. Vc verá maravilhas. Acredite. Descanse.
Palavras de Sabedoria! Maravilhosa! Deus abençoe!
Glória Deus!
Precisamos entender que sem as forças de Jesus em nós, nada podemos fazer! Por isso que somos tão vulneráveis! Porque é a Graça dEle em nós que nos aperfeiçoa!
Deus abençoe sua vida!
Palavras edificadoras, você é benção Jovem! Obrigado por nos passar esse conteúdo! Fica na paz e que Deus realize todos os seus sonhos
Eu como Cristão “pecador” que raramente frequento a Igreja devido os dogmas não aceitável, acho muito difícil essa coisa de ser vunerável quando estamos em uma citação onde cometemos um grave erro e consequentemente, perdemos o “amor” de nossa vida e não obtemos perdão desse amor “pessoa”. Pior é sofrer humilhação, retaliação com palavras pesadas que ferem como espada e sabermos que tudo isso é nossa culpa. Jesus ensinou que peedoamos 70 X 7 vezes, mas quando você precisa do perdão da pessoa para ao menos se libertar do sentimento de culpa, como ser vunerável, aceitar esse sofrimento sem fim que armagura meu coração dia-a-dia? O que adianta assumir o “erro” pedir perdão e não ser perdoado?
A paz e a graça do nosso Senhor. Grande reflexão. Deus continue te usando poderosamente na exortação meu irmão.
Amém glórias sejam dadas a Deus🙌🙌🙏 q lindo estudo, q Deus continue lhe usando
Muito bom amigo obrigado pela mensagem!
Maravilhosa dissertação. Deus te usou mesmo! Parabéns e espero levar para todos meus amigos essa valiosa msg.
Deus te abençoe.
Deus te abençoe.
Graças a Deus por esta palavra. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde em sua soberana vontade.
Grato 👍
Aqui no blog tem alguma postagem sobre entrega?
Gostaria muito de ler algo sobre, tenho dúvidas em como fazemos para nos entregarmos a Deus, além de palavras, como demonstramos isso em nossas atitudes?
Confesso que poucas pessoas eu leio, ou assisto… potem tem.edificado muito seus.textos, muito.puros e que Deus faça jorrae.mais sobre nos.pela.sua Vida!
Muito bom
Excelente.. Sabedoria do Pai..