O Dia da Bíblia é comemorado no Brasil em todo 2º domingo de dezembro. E qual é a importância dessa comemoração? Esta pode parecer uma pergunta até boba, afinal, o que seria o cristianismo sem a Palavra de Deus? Foram espalhadas cerca de 3,9 bilhões de cópias da bíblia pelo mundo e ela é traduzida em mais de 3 mil idiomas e dialetos. Ao longo do tempo, inúmeras pessoas escreveram ressaltando o significado das Escrituras, digo, para trazer entendimento sobre a Palavra, mas ainda o que a Bíblia nos diz sobre si mesma é tudo o que importa.
A própria palavra de Deus
Alguns escritores chamaram a Bíblia de carta de amor de Deus para nós. Outros a descreveram como sendo um manual para a vida, mas mais do que isso, ela é a revelação de Deus para nós (João 1:1-5). A Escritura é a Palavra de Deus para a humanidade. Ela é inspirada por Deus, o que significa que cada palavra e parte do manuscrito vem de Deus: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações”, (2 Timóteo 3:16-17). A Bíblia também é inerrante, significando que cada palavra em cada parte de sua etapa original, escrita à mão, é sem erro (2 Pedro 1:20-21; Salmo 12:6; Provérbios 30:5; 1 Tessalonicenses 2:13).
A Bíblia revela o caráter de Deus!
A importância da Bíblia é que ela nos dá a oportunidade de ver e conhecer a Deus. As Escrituras revelam Seu caráter e natureza, Sua soberania e poder, e Sua razão para nos criar, o universo, e tudo que nele existe. Lemos sobre o trato de Deus com a humanidade, Sua bondade e graça, Sua luz e amor, Sua santidade e justiça, e Sua misericórdia e compaixão.
A Bíblia revela o desejo de Deus desde o início de ter um povo próprio (Levítico 26:12). Nela, aprendemos sobre a comunhão perfeita que os humanos um dia tiveram com Deus no paraíso e como ela foi quebrada pelo pecado e pela desobediência. Mas através do sacrifício do Filho de Deus, Jesus Cristo, nós podemos ser perdoados. Por meio dela descobrimos que Deus deseja nos redimir e restabelecer nosso relacionamento com Ele (Romanos 5:1-11, 18-19). Através da leitura da Palavra de Deus, podemos compreender o propósito de nossas vidas assim como os planos de Deus desde o início dos tempos até toda a eternidade, sendo assim, a Bíblia dá sentido ao nosso existir (1 Pedro 2:9; Efésios 2:10).
O livro que dá vida
“Pois vocês, pela viva e eterna palavra de Deus, nasceram de novo como filhos de um Pai que é imortal e não de pais mortais” (1 Pedro 1:23).
A importância da Bíblia é que ela é um livro que dá vida. A Palavra de Deus é viva e poderosa, “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa, e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas” (Hebreus 4:12). O Deus que deseja nos redimir deu à Sua Palavra o poder de nos revelar JESUS, por meio de quem somos salvos (2 Timóteo 3:15).
A verdade purifica
A Bíblia não só pode nos salvar, mas também pode nos santificar: “Agora que vocês já se purificaram pela obediência à verdade e agora que já têm um amor sincero pelos irmãos na fé, amem uns aos outros com todas as forças e com um coração puro” (1 Pedro 1:22). A palavra de Deus nos dá o poder de derrotar o pecado e levar nossos pensamentos à obediência espiritual a Deus (2 Coríntios 10:4-5).
A importância da Bíblia é que ela nos mostra a vontade de Deus. Obedecendo ao que o Senhor diz na Bíblia, podemos nos manter puros (Salmo 119:9-11). Meditar sobre os ensinamentos das Escrituras nos fará prosperar espiritualmente e nos trará bênçãos e verdadeiro sucesso na vida (Josué 1:8; Tiago 1:25).
A Bíblia contém sabedoria e orientação essenciais para o nosso caminho pela vida: “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho” (Salmo 119:105). Não podemos subestimar a importância de consumí-la regularmente, pois ela é o combustível de nossa vida espiritual (Deuteronômio 8:3; Mateus 4:1-4). A Palavra de Deus nos equipa e nos capacita a serví-Lo (2 Timóteo 3:17; Hebreus 4:12), e podemos empunhá-la como nossa maior arma contra os adversários, o diabo, e os poderes das trevas (Efésios 6:17).
…mas as minhas palavras ficarão para sempre
A Palavra de Deus é eterna: “A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre” (Isaías 40:8). A verdade é eterna: “Todas as tuas palavras são verdadeiras; os teus mandamentos são justos e duram para sempre” (Salmo 119:160). Então por fim afirmo, não há como duvidar da importância da Bíblia e para fechar com chave de ouro: “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre”, (Mateus 24:35).
Deus te abençoe!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!
Comments are closed.