Ícone do site Bíblia JFA Offline

Por que é tão difícil perdoar?

Por que é tão difícil perdoar?

Faz alguns dias que recebi um e-mail do Barna Group, que é uma organização americana de pesquisas relacionadas a fé e cultura. Foi esse e-mail que me motivou a escrever este texto.

Na mensagem, divulgaram os resultados de um estudo sobre perdão e misericórdia, que mostrou o seguinte:

  1. Um quarto dos cristãos praticantes diz que há uma pessoa que eles não conseguem perdoar.
  2. Quase metade dos cristãos praticantes diz que a misericórdia não influencia seus pensamentos ou ações, ou eles não pensaram a respeito disso.
  3. Um em cada cinco cristãos praticantes se esforça para receber perdão por algo que fez.
  4. Os cristãos ainda não lidam bem com o fato de certas pessoas merecerem compaixão ou perdão. O comportamento dos cristãos é similar ao de não-cristãos quando se trata de incorporar atitudes e ações misericordiosas.

É até contraditório pensar que cristãos, ou seja, pessoas que foram alcançadas pela graça e entenderam que foram perdoadas através do sacrifício de Jesus, terem dificuldade em perdoar. Mas os dados mostraram essa triste realidade. Sabemos também que quando alguém nos machuca, realmente não é fácil.

O perdão é algo sobrenatural

Assim que Jesus ressuscitou dos mortos e fez sua primeira visita aos discípulos, ele soprou sobre eles o Espírito Santo e logo na sequência falou sobre o perdão.

João 20:21-23Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”.

Perdoar por forças humanas é de fato muito difícil. O perdão tem a ver com a presença do Espírito Santo em nossas vidas. É algo sobrenatural e que tem um poder enorme de libertação também no âmbito espiritual.

Não perdoar gera consequências

Um texto que fala a respeito das consequência da falta de perdão é “A parábola do servo que não perdoou”, em Mateus 18:23-35.  A parábola começa com o Rei perdoando a dívida de um de seus servos que clamou por misericórdia. Na sequência, esse mesmo servo que foi perdoado, cobrou sem misericórdia um de seus conservos. O conservo da mesma forma clamou por misericórdia. Porém foi lançado pelo servo perdoado na prisão até que a pagasse a dívida. O Rei ficou sabendo do ocorrido e ficou indignado.

O desfecho da história é narrado em Mateus 18:32-35.“Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. “Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

Estou lendo o livro “Os sobrenaturais caminhos da Realeza” e nele o pastor da igreja Bethel, Kris Vallotton, conta situações em que pessoas manifestaram espíritos malignos. Quando outros membros da igreja tentavam expulsar, ele teve a revelação de situações do passado que aconteceram com aquelas pessoas e elas não tinham sido capazes de liberar perdão. No momento em que ele tocou sobre esses pontos e ministrou para que elas perdoassem a si mesmas ou algum familiar, elas foram libertas. Elas estavam presas a torturadores (espíritos malignos) por não perdoarem.

Viva o perdão e seja livre

Enquanto que não perdoar nos aprisiona, quando perdoamos Deus nos perdoa e somos livres.

Marcos 11:25E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados.

Através do perdão dos pecados fomos redimidos, resgatados e libertos.

Colossenses 1:13-14Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

O perdão do Pai nos liberta da condenação. E quando nós perdoamos alguém, nós nos tornamos livres do passado e de mágoas que nos fazem mal. A falta de perdão desperta sentimentos pecaminosos em nosso coração contra quem fez algo contra nós. Quando perdoamos, somos livres destes pensamentos maus. Com a mente liberta, fica mais fácil nos aproximarmos de Deus e fica mais fácil também nos aproximarmos das pessoas. A vida de Cristo e perdão dele flui através da nossa vida para a vida dos que estão a nossa volta.

Recentemente passei por uma ministração em minha igreja onde escrevi em um papel o nome de todas as pessoas para as quais eu precisava liberar perdão. Nesse dia, em um ato profético cada um colocou o papel com os nomes ao pé de uma cruz que havia no salão. Depois oramos para que o Espírito Santo nos ajudasse nesse processo de perdão. Confesso que saí dessa ministração muito mais leve. Encorajo você a fazer o mesmo! Ore a Deus e coloque diante dele quem você precisa perdoar. Separe um tempo para isso. Se precisar, peça ajuda para seu pastor ou discipulador.

Deus abençoe! Que sejamos libertos, em nome de Jesus!

Siga o aplicativo da Bíblia JFA nas redes sociais @bibliajfa

Sair da versão mobile