A vida de Jesus é um exemplo perfeito para nós, em todos os aspectos, como na humildade, e especialmente em momentos de sofrimento e injustiça.
Cristo deixou um modelo para seguirmos, é uma inspiração sobre como caminharmos. Cada passo d’Ele ensina como devemos dar os nossos.
Servo dos servos
“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”
Filipenses 2:7-8 (NVI)
A vida de Jesus nos ensina que a verdadeira grandeza está em servir. Ele, sendo o Filho de Deus, assumiu a forma de servo.
Em João 13, por exemplo, a bíblia descreve que Jesus lavou os pés de seus discípulos, demonstrando que ninguém está acima de realizar atos humildes de serviço. Ele não exitava em servir aqueles que O seguiam. Mesmo Ele sendo Senhor Soberano, Jesus estava ali para eles, de forma próxima e humilde.
Essa atitude mostra que a liderança cristã não é sobre domínio, mas sobre amor e cuidado. Ele deixou claro que quem deseja ser grande deve ser servo. Aprendemos que, ao imitarmos Jesus, servimos aos outros com um coração doador e entregue, por amor, sem esperar nada em troca.
Cristo exemplifica que servir é mais que um gesto: é um reflexo do coração. Ele nos chama a colocar as necessidades do próximo acima das nossas, mostrando o amor de Deus por meio de ações práticas.
Nascimento de Jesus
“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-O em panos, e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”
Lucas 2:7 (ACF)
Jesus poderia ter vindo ao mundo como um rei poderoso, mas nasceu em uma manjedoura, em uma família humilde. Isso nos ensina que a humildade depende de reconhecer a vontade de Deus acima de tudo. Está longe de status ou riqueza.
Deus não se impressiona com aparências, mas com corações dispostos. Em Mateus 5:3, Ele declara: “Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus.” O nascimento humilde de Jesus revela que o Reino de Deus é acessível a todos, sem se basear em sua condição ou de quantos bens você possui.
A manjedoura nos lembra que Deus age através da simplicidade. Em um mundo que valoriza poder e ostentação, somos chamados a refletir a humildade de Cristo, honrando a Deus em cada detalhe da nossa vida.
O sacrifício na cruz
“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em Sua boca. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-Se àqu’Ele que julga com justiça.”
1 Pedro 2:21-23 (ACF)
A maior demonstração de humildade de Jesus foi Sua morte na cruz, que aconteceu pelos nossos pecados, para que nós fôssemos salvos. Ele aceitou humilhação e sofrimento, mesmo sendo inocente, mesmo já tendo um lugar garantido ao lado do Pai, para nos reconciliar com Deus.
Isso nos ensina a renunciar ao orgulho e a nos sacrificar pelos outros e por Deus. O Filho confiou no justo Juiz. Nós devemos ouvir essa história a fim de imitar Seu exemplo, seguir Seus passos e ensinamentos, parecendo cada vez mais com O Maior.
A cruz nos desafia a abandonar a autopromoção e a viver de maneira que exalte a Deus. Ao nos lembrar de Seu sacrifício, somos inspirados a seguir um caminho de amor, buscando glorificar o Pai em tudo o que fazemos.
Comments are closed.