Será que existe o escolhido ou a escolhida? Talvez você mesmo já tenha ido pedir conselhos sobre a área sentimental e ouviu diferentes opiniões sobre o assunto. Mas o que quero dividir aqui são algumas dicas práticas do que observar ao escolher alguém para partilhar a vida, porque existem sim características e atitudes corretas, segundo a Palavra de Deus. Se você já é casado, compartilhe esse texto com alguém que é solteiro.
#1 Escolha alguém que ame JESUS de verdade
Parece clichê, mas eu decidi partir dessa dica porque a verdade é que não existe ninguém perfeito, mas se a pessoa que você namora ama a Jesus de verdade, ela estará em constante processo de santificação e aperfeiçoamento. Se o Evangelho é verdadeiro e real na vida de alguém, ele sempre produz transformação. Alguém que se submete ao discipulado de Cristo, sempre irá prosseguir para um coração ensinável, humilde e que busca fazer a vontade do Pai. Esse daí seria na minha opinião o melhor partidão!
Olha só o que o Ap. Paulo escreve na carta aos Filipenses em relação ao crescimento constante que temos por meio de Jesus:
Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:9-11
Recentemente tenho tido tantos estalos importantes sobre pensamentos e comportamentos que preciso mudar. E creio que se eu caminhasse sem Jesus, isso não teria acontecido. Da mesma forma, nesse ano meu marido passou por umas boas provações. Ele ficou 10 dias internado com covid e teve tantas experiências com Deus. Jesus falou tanto com ele sobre pontos importantes da vida que precisavam mudar. Acredito que sem Jesus talvez essa poderia ter sido uma experiência mais traumática e sem tantos aprendizados.
#2 Olhe para um caráter íntegro
“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?” – Lucas 16:10-11
Defeitos e jeitos diferentes são impossíveis de se evitar numa vida a dois. Mas se tem algo que precisamos observar é um caráter íntegro e honesto. Esse é um critério bem pessoal meu para tudo, até para as amizades que quero cultivar de forma mais profunda e próxima. Amo ter gente que age com honestidade e sinceridade perto de mim. Pessoas que não dão um jeitinho quando o assunto é dinheiro. Que não mentem para os pais ou amigos. Gente que não tem medo de mostrar quem realmente é, que não muda para se encaixar em algum grupo ou para ser aceita por mim. Creio que quem age com retidão e sinceridade em todas essas coisas vai ser um marido ou uma esposa sincera e fiel também.
Quando escolhemos alguém para casar, estamos confiando a essa pessoa todo tipo de riqueza: emocional, financeira, espiritual (pois dividimos nossos propósitos e chamado), filhos (que são a maior herança), entre muitas outras. Essa pessoa se mostra digna de ser parte com você em tudo isso? E inverto a pergunta também: você é digno de participar de todas essas riquezas na vida da pessoa com quem namora?
Estar com alguém que gera desconfiança produz em nós diversos sentimentos ruins, entre eles o ciúmes, que é algo que nos corrói por dentro. Claro que muitas vezes o ciúmes é algo que precisamos tratar em nós mesmos, mas a falta de confiança coopera para gerar sentimentos assim. Por isso, escolha e seja alguém confiável para uma vida a dois.
#3 A pessoa com quem você namora é parceira?
Quando faço essa pergunta é no sentido de saber se a pessoa com quem você está é generosa, paciente, capaz de abrir mão de coisas para te ajudar, para estar com você, para realmente ser sua companheira. Muitas vezes podemos estar com alguém que coloca diversas expectativas em nós e age de forma egoísta, só esperando consumir algo. Esperando que em nós ela terá suas expectativas e desejos supridos. Ou então alguém que não seja capaz de abrir mão de nada para fazer o relacionamento funcionar.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. – 1 Coríntios 13:4-5
Esse versículo nos traz algumas características do amor: bondade, paciência, humildade, não buscar seus próprios interesses, não guardar rancor. Enfim, essa passagem nos revela características importantes de se observar na forma de amar, tanto nossa como da pessoa com a qual nos relacionamos. Por isso, cuidado com relacionamentos abusivos, nos quais a pessoa age de forma controladora, rancorosa, irada ou interesseira. Veja se a pessoa com quem você está enxerga aquilo que Deus tem feito e deseja fazer em sua vida. E se ela prioriza ser uma facilitadora de tudo isso. Quem te consome de forma interesseira e egoísta muitas vezes pode ser barreira para que você seja e viva o que Deus tem para você. E seja você alguém que aproxima e colabora para que seu parceiro(a) viva os propósitos do Senhor.
Para concluir…
Tenho aqui uma última dica importante! Estamos lançando um novo aplicativo de relacionamentos cristãos: o Christian Circle. Queremos usar a tecnologia para conectar pessoas que sonham em construir um casamento e uma família na presença de Deus. Ainda estamos em fase beta. Por isso os usuários estão começando a se cadastrar e o seu feedback é muito importante. Quem sabe agora você não encontra A PESSOA…
Comments are closed.