Na semana passada falei com vocês sobre a passagem de Atos 3, onde trazem até Pedro e João um coxo que estava procurando por esmolas.
Esse homem trazido até eles pede algumas moedas, e é curado. No último texto eu falei sobre os apóstolos terem direcionado os olhos daquele homem para Deus. Hoje quero falar sobre o que ele buscava quando foi até eles.
Visão diária
“O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola…”
Atos 3:3
A intenção daquele homem era receber uma ajuda para aquele momento. Algo que permitisse que ele se alimentasse naquele dia. E então, provavelmente, no dia seguinte ele estaria naquele mesmo lugar buscando novamente por suprimento para aquele novo dia e assim por diante.
Em nossas vidas nós também procuramos por soluções que acreditamos que resolveriam nossos problemas, mas na verdade só estão nos mantendo em um mesmo lugar, num ciclo vicioso.
Se Pedro e João tivessem dado ao homem uma esmola, a vida dele continuaria a mesma. Ele continuaria achando que tudo bem ele viver daquele jeito, que a vida não tinha mais esperança, que ele realmente não poderia ir atrás de uma vida mais digna e que estar naquele lugar traria a provisão que ele precisava.
Visão limitada
“E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro…”
Atos 3:6
É nesse momento do “Não” de Deus que agimos como crianças mimadas. Ficamos tristes e fazemos birra porque Deus não nos deu o que pedimos e quando pedimos. O fato é que às vezes não nos damos conta de que pedimos algo pequeno e momentâneo. Isso acontece porque temos a visão do agora, e transferimos essa visão para Deus, limitando o que Ele enxerga em nossas vidas.
Quando olhamos o caminho de uma formiga, nós conseguimos ver onde ela está, por onde ela passou e o caminho que está à frente dela. Mas a formiga só consegue enxergar onde ela está, porque ela é pequena e consequentemente a visão dela sobre tudo também é.
Com essa visão total, você facilmente poderia dizer à formiga: “Pequena, não vá por aí, aquela direção é melhor, tem mais oportunidades no caminho“. Claro que isso nem se compara ao conhecimento que o Pai tem sobre o que se passou, o hoje e o porvir. Mas quero que você entenda melhor como a visão de Deus é completa.
Visão de futuro
“…Mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”
Atos 3:6
Deus não quer te dar uma ajudinha. Ele não quer resolver o seu problema agora de forma rápida e simples, te deixando entrar em um ciclo vicioso de resolver o hoje e voltar à estaca zero todas as manhãs. Ele quer te dar uma solução permanente.
Talvez o coxo entendesse aquela ajuda momentânea como uma solução permanente. Um pouco contraditório, não? Mas isso acontece com frequência em nossas vidas.
Nesse trecho da passagem eu leio como se fosse o próprio Deus falando através daqueles homens: “Olha, filho. O que você me pediu Eu não tenho para você… porque para você Eu tenho muito mais!”.
Não foque no “não” que você ouve de Deus. Entenda que é através dessa negativa que Ele está preparando um “sim” lindo feito sob medida para você, algo que vai mudar sua caminhada por completo, não apenas a hora do seu almoço hoje.
“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude. Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina…”
2 Pedro 1:3,4
Comments are closed.