A cruz nos libertou, transformou nosso coração e espírito, deu-nos um novo objetivo. E continua a todo o momento nos renovando e dando nova vida.
Ressuscitamos com Cristo, temos uma nova identidade através d’Ele!
Libertos do peso da culpa
“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.”
Isaías 53:4-5 (NVI)
Antes de entender o significado da cruz, carregamos culpas, erros e lembranças que nos aprisionam. Tentamos compensar falhas, buscando sermos aceito por Deus através de méritos humanos. Mas ao olhar para Jesus crucificado, percebemos que Ele tomou sobre Si tudo aquilo que não poderíamos suportar.
A cruz mudou nossa história e nos mostra diariamente que o perdão não depende do que fazemos, mas do que Cristo já fez. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, a vergonha perde força sobre nós quando estamos focados no sacrifício de Deus. A graça substitui o medo, e a liberdade nos guia a novos começos e uma nova vida n’Ele.
Agora, ao invés de vivermos tentando merecer amor, podemos viver como pessoas que já foram amadas primeiro, e que agem através desse amor. Não há condenação para os que estão em Cristo, quando entendemos verdadeiramente isso, nosso relacionamento com Deus muda, nos aprofundamos em conhecê-Lo em proximidade.
Chamados para uma nova vida
“Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.”
Romanos 6:4 (NVI)
A morte de Jesus na cruz não foi o fim, mas o início de uma nova vida. A ressurreição de Cristo nos convida a viver de forma diferente, a cruz não é apenas um símbolo de sacrifício, é também um marco de transformação. Em Cristo, nascemos de novo, e somos chamados para deixar para trás quem éramos. Pensamentos, hábitos e caminhos que antes faziam sentido já não têm mais espaço em nós.
Essa nova vida não é baseada em perfeição, mas em entrega diária. Morrer para nós mesmos e viver para Deus. Agora, cada decisão, cada reação e cada gesto são uma oportunidade de manifestar o Reino e honrar o que foi feito por nós naquele madeiro.
Amando como Cristo
“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.”
1 João 3:16 (NVI)
Não existe apenas dor na cruz, existe amor e graça na forma mais pura. Jesus se entregou por nós, pecadores. Isso nos confronta e nos transforma. Nos mostra como devemos amar e nos entregar, não por merecimento ou algum retorno, mas por escolha, por graça, por obediência e gratidão.
O amor verdadeiro se doa, se sacrifica, se compadece. Não é um amor interessado, mas intencional. Se fomos perdoados, é preciso perdoar. Se fomos alcançados pela misericórdia, precisamos estendê-la.
Tudo o que fazemos agora, precisamos fazer por amor Àqu’Ele que se entregou por nós.
Comments are closed.