Eu já falei isso aqui algumas vezes, mas quero te lembrar: Sozinho você chega a algum lugar, mas com Deus você chega muito mais longe.
Seu trabalho e sua força podem te fazer caminhar, mas apenas ao lado de Cristo você chega em um lugar muito mais alto do que aquele que você planejou.
Busca
“Então Me invocareis, e ireis, e orareis a Mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes com todo o vosso coração.”
Jeremias 29:12-13 (ACF)
Para discernir a vontade de Deus, é essencial buscar intimidade com Ele por meio da oração e da bíblia. Ele sempre está aqui, nos guiando e revelando Seus planos mas, quando O buscamos e nos aprofundamos em Sua palavra, tornamos nossos ouvidos mais sensíveis a escutar Sua voz, tendo um coração corajoso e cheio de confiança no Pai, para segui-Lo.
A Bíblia é a lâmpada para nossos pés (Salmos 119:105), iluminando o caminho que devemos seguir. Por isso, dedicar tempo diário à leitura dela, nos ajuda a compreender os princípios divinos e alinhar nossa vida à vontade de Deus.
Além disso, em muitos momentos na bíblia, Jesus se afastava para orar, pois entendia como aquele momento era importante para seu ministério e caminhada. Quando nos colocamos em comunhão com Deus, aprendemos a ouvir Sua voz e a distinguir Sua vontade no meio das nossas próprias emoções e desejos.
Abertura para a direção
“Mas, quando vier aquEle, o Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”
João 16:13 (ACF)
O Espírito Santo é quem nos guia em toda verdade. Para discernir a vontade de Deus, precisamos ser sensíveis à Sua direção e permitir que Ele transforme nossa maneira de pensar.
Muitas vezes, Deus fala por meio de um sentimento de paz ou inquietação. Quando estamos alinhados com Ele, sentimos paz nas decisões corretas (Colossenses 3:15). Se uma escolha nos deixa angustiados ou inquietos, pode ser um sinal de que não é o melhor caminho.
O Espírito Santo também nos ensina através de circunstâncias, abrindo e fechando portas, chamando nossa atenção para outro caminho e outras decisões. Ou através de pessoas.
Deus se revela de várias formas, conforme Sua vontade. Precisamos confiar que Deus está no controle e que, mesmo quando não entendemos, Ele está trabalhando para o nosso bem.
Conselhos sábios e frutos das decisões
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.”
Provérbios 11:14
Quero te lembrar também algo muito importante: Aprenda a ouvir!
Líderes, pessoas mais velhas e sábias que viveram algo parecido ao que está vivendo, pastores, estudiosos da palavra… Pessoas que têm bons conselhos, tementes ao Senhor.
Ouvindo e buscando, nós recebemos a sabedoria para observar os frutos das nossas decisões com clareza. Jesus nos disse que “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:16). Se uma decisão nos afasta de Deus, da comunhão com a igreja ou traz consequências negativas, pode ser um alerta de que não é a vontade d’Ele.
Por fim, a vontade de Deus sempre estará alinhada com Sua Palavra. Ele nunca nos guiará para algo que contradiga os princípios bíblicos. Quando buscamos a Deus com sinceridade, confiamos no Espírito Santo e analisamos os frutos de nossas decisões, podemos ter a certeza de que estamos no caminho certo.
Comments are closed.