Deus espera de nós um coração misericordioso, assim como o dele. E em diversas passagens bíblicas, Ele nos ensina sobre a misericórdia, o amor e a compaixão…
Mas você tem sido verdadeiramente misericordioso?
Fraquezas
“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.”
Filipenses 2:4
Uma das coisas que mais peço a Deus e onde Ele tem trabalhado mais em mim é a paciência. É compreender o tempo e as dificuldades das outras pessoas, pois isso me impede de ser misericordiosa em alguns momentos.
Nossa tendência é não sermos misericordiosos com aquilo que não é nossa fraqueza, mas querer misericórdia nos nossos momentos de fraqueza. Aquilo que dói em nós merece toda a graça e mansidão do mundo, mas será que temos tido mansidão e graça para tratar aquilo que não nos causa dor, mas está no outro?
A Bíblia nos chama para além do nosso “eu”. E eu escrevo este texto estando em total vulnerabilidade para uma das minhas dificuldades também.
Unidade
“Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso. Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês”.
Lucas 6:36-38
É comum para os seres humanos focarem tanto em suas próprias dificuldades e desejos, chegando ao ponto de excluir e desconsiderar as dificuldades e desejos dos outros.
Quando somos mais rápidos, torna-se complicado esperar pelo que está vindo mais devagar. Mas cada um tem seu tempo, e Deus deseja que caminhemos juntos, ensinando e amando uns aos outros.
Não estou dizendo para basear sua vida e decisões nas outras pessoas; a orientação para isso vem de Deus. Mas estou falando sobre o senso de unidade.
A mansidão e o amor para dizer: “Pode não doer em mim, mas eu respeito e entendo que dói em você. E estou aqui como irmão para passarmos por isso juntos”. Isso é ser família e Reino. Isso é ser mais parecido com Jesus Cristo.
Graça e mansidão
“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”
1 João 4:19
Você tem a misericórdia de Deus em sua vida, e isso não deve relaxá-lo, mas sim motivá-lo a também ser misericordioso. É importante entender que as pessoas ao seu redor podem enfrentar dificuldades em caminhos que são fáceis para você, e cabe a você ser amoroso como o Pai, ensinando e ajudando.
Assim como haverá momentos em que você encontrará barreiras em situações simples para outras pessoas, seu coração deve estar aberto para receber misericórdia, ajuda e orientação de Deus e das pessoas que te amam.
Nós todos precisamos de um ombro amigo em alguns momentos, mas também devemos estar disponíveis para ser esse ombro amigo em outros momentos, prontos para consolar, amar e encorajar.
Não somos detentores de toda a força e conhecimento. Haverá momentos em que ensinaremos e outros em que seremos ensinados. Momentos em que ajudaremos alguém a se levantar, e outros em que seremos resgatados. Mas em todas as situações, seremos sempre filhos amados e cuidados por Deus.
Você tem demonstrado para com os outros a graça que Deus derrama sobre você?
Comments are closed.