Abril chegou e junto à ele, o tempo de comemorar a Páscoa. A maioria começa com suas habituais correrias para comprar o bacalhau e os ovos de chocolate que a cada ano ficam mais caros. Outros aproveitam a maravilhosa trégua da rotina para ter alguns dias de descanso por conta do feriado. Se esforçam para definir horários de saída e chegada em seus destinos e aproveitarem esses dias da melhor forma.
O único problema que vejo em meio a tudo isso é que, como de costume, os assuntos do Senhor muitas vezes ficam em segundo plano. Muitas igrejas se esforçam para mostrarem o verdadeiro sentido dessa comemoração. Mas analisando nossa sociedade como um todo e a bíblia, estamos longe de celebrarmos da maneira correta.
A primeira páscoa
Todo cristão deveria saber sobre isso. Porém, antes da minha conversão, passei dezoito anos dentro da igreja sem ao menos ler a bíblia intencionalmente. Então acho importante dizer como essa comemoração se originou. Você pode ler um pouco mais sobre isso em Êxodo 12.
Primeiramente, é importantíssimo entender que Páscoa (em hebraico Pessach) significa “Passagem”. Que por sua vez, tem um significado ainda mais profundo.
No tempo de Moisés o povo de Israel, que descendia de Jacó, Isaque e Abraão era escravo na terra do Egito. O Senhor já havia dito como seria todo o processo quando fez uma aliança com o patriarca Abraão:
Gênesis 15:13 “Então o Senhor lhe disse: “Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos. (14) Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens.”
Todos conhecemos bem o castigo e a história das dez pragas que vieram sobre o Egito. E apenas para contextualizar aos que não conhecem, o Senhor puniu severamente o povo que escravizava a nação de Israel. Até que este finalmente os libertasse do trabalho forçado de quatrocentos anos.
O ultimo castigo e a pior de todas as pragas foi a morte de todo o primogênito entre as cidadãos egípicios, desde o filho do mais pobre servo até o do Faraó. A instrução que Deus deu a Moisés foi de que toda família israelita deveria sacrificar um cordeiro naquela noite e usar o sangue para marcar os batentes das portas.
Então o anjo da morte faria uma passagem pelo Egito e tiraria a vida de todo primogênito, a não ser que estes tivessem sobre suas casas a marca do sangue do cordeiro, como Deus havia ordenado. A partir disso, o Faraó decidiu libertar o povo. Deus então ordenou a Moisés que instruísse todo Israel de que de gerações em gerações essa ocasião fosse comemorada. A passagem de Deus pelo Egito. Bem como a passagem da escravidão para a liberdade ou, de maneira simbólica, da morte para a vida.
A Páscoa de Jesus
Depois de milhares de anos da libertação do povo, a páscoa seguiu sendo comemorada. Jesus era judeu, descendente de Abraão e seguia também todas as tradições do povo de Israel. Tanto que ele comemorou a páscoa com seus discípulos no ocasião que hoje lembramos como a Santa Ceia.
O ponto mais interessante entre tudo é que semelhante ao que aconteceu anos antes na terra do Egito, Jesus se entregou como um cordeiro para que seu sangue marcasse todo aquele que seria liberto da morte. A situação é idêntica, exceto pelo fato de que Jesus era o próprio Deus em forma de homem. E que o valor de seu sangue livre de qualquer pecado foi suficiente para libertar da morte todo aquele que fosse crente em seu sacrifício e propósito até os dias de hoje e até o final dos tempos.
A Páscoa atual
Diferente do que temos visto acontecer na nossa sociedade, a Páscoa deveria continuar sendo uma comemoração sobre a passagem. Da nossa escravidão ao pecado para a liberdade e vida eterna. Ou se preferirem, da morte para a vida.
Aproveite esses dias para se alegrar em Cristo Jesus e relembrar o seu favor. Use desse tempo e dessa reflexão para pensar na maneira que tem vivido e para o que você ainda precisa deixar que sua carne morra para que o Senhor seja cada vez mais vivo em sua vida. Afinal, devemos seguir essa lembrança e instrução, que nos foi dada por Paulo em Gálatas 2.20:
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.
Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo, o cordeiro que foi oferecido em sacrifício para nos dar liberdade e vida eterna, seja como todos vocês! Amém!
Para compartilhar esse texto, envie o link: https://bibliajfa.com.br/2019/04/17/a-data-mais-importante-do-ano/
Gostaria de possível que me encaminhe ou me orientasse sobre onde encontrar seus textos, a de hoje “seja vulnerável” vem de encontro a minha necessidade. Li porém não conseguimos acessá-la mais.
É só pesquisar aqui no blog
Está e uma das passagem mais genial da palavra de Deus, tanto do momento de Moisés na escravidão e muito e muito mais pelo sacrifício do nosso irmão maior JESUS, louvo a Deus pela condição que nos foi dada, de lembrar deste sacrifício pela humanidade. amém
Exaltado seja o nosso Deus pela providência chamada Jesus! Pela inspiração que o autor recebeu para “alinhavar” de forma tão linda os fatos até os nossos dias. Eu louvo ao Senhor pelo acesso que Jesus, através do seu sacrifício me concedeu com a marca do seu precioso sangue à libertação do pecado e à vida etena. Aleluia!!!
Glórias a Deus. Que maravilhosa reflexão. A Deus seja toda a honra e glórias
Por favor me envia por e-mail:
luelu7@hotmail.com
Olá, Fernando! Tudo bem?
Enviamos por email para você!
Abs
Deus abençoe!
Excelente. Um excelente texto para refletir. Infelizmente o Senhor ainda continua em segundo plano.
Glória à Deus meu Irmão, que o nosso Senhor Jesus Cristo continue te usando para a glória Dele. E que pessoas possam entender o real significado da Páscoa com essa maravilhosa explicação em nome de Jesus!
Excelente texto! Compartilhei entre os irmãos e amigos … que possamos continuar crescendo no conhecimento e na Graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Glórias à Deus!👏👏👏
Amei o texto. Um belo texto para reflexão.
Excelente texto que nos serve para refletir sobre o verdadeiro significado da vida e desta data tão importante.
Deus o abençoe e que juntos em pensamentos e orações possamos celebrar a real Páscoa.
Amo receber notificações do blog pelo aplicativo! Isso é tão enriquecedor! Gratidão!
Foi exatamente o que orei essa noite, Agradecendo o sacrifício dEle por nós.
Essa é a data mais importante da história! O dia em que a história foi literalmente reescrita. Isso é grandioso!!!
Muito bom essa história pq nós ajudar a entender mais sobre o verdadeiro sentido da Páscoa
Ótimo texto para compartilhar com todos, principalmente aquele que ainda não conhecem a Jesus como seu único e legítimo salvador.
Muito bom o texto!
Hoje entendi o significado da Páscoa!
Tinha uma ideia errada sobre a ela!
Deus abençoe
Glória a Deus e ao nosso Salvador Jesus Cristo!
Que maravilha! Obrigado por nos trazer em uma linguagem simples e clara o verdadeiro sentido da Pascoa. E eu concordo com a data mais importante do ano sim! Quando se diz, data, está se referindo a Páscoa e não ao dia do mês. Que Jesus continue lhe abençoando e usando, como flecha que acerta o alvo.
Muito boa sua explicação, que o espírito santo continue te orientando , e que nós através disso também sejamos inspirados por DEUS, Deus vos abençoe
Paz irmão, excelente explicação. As suas palavras trouxeram mais objetividade na compreensão de uma pessoa um pouco leiga nesse assunto como eu.
Muito edificante.
Muito lindo estudo, parabéns até mi emociono de saber o sacrifício do senhor Jesus por mim e por todos nós.
Mensagem forte e verdadeira. Muito obrigado, assim meu dia começa bem melhor. Amem.
Deus nos suprieende a todos os momentos. Lendo e meditando. Neste texto copreendi melhor o significado da páscoa. Tão simples. Parabéns e que Deus continue abençoando e dando a vcs. Novas estratégias de palavras.
Amém. As pessoas precisam realmente saber o real sentido da Páscoa. Glória a Deus.
Muito bom!
O signigicado nesse dia e nos alegrar em Cristo Jesus.
A paz meus irmãos!
Obrigada por colocarem um link para compartilhar!
Deus os abençoe hoje e sempre!
Lindas palavras! Viajei no texto. Deus abençoe nós todos. Amém!
Que lindo!!!Que Deus abençoe grandemente sua vida!!
Excelente, Glórias a Deus!
Bom dia a todos na paz do Senhor Jesus Cristo!
Boa é está reflexão meu nobre, que Deus em Cristo Jesus continue te abençoando.
Forte abraço!
Att: Pastor Edineil
A data mais importante do ano? Engraçado ano passado foi no dia 20.
Deixem de besteira e vão ler a bíblia.
A paz do Senhor irmão. A data não é o mais importante e sim o acontecimento. Na bíblia não fala quantas vezes ou qual dia devemos comemorar, mas que todas as vezes que ceiarmos, que façamos em memória de Jesus.
1 Coríntios 11: 23-26
Data móvel é assim mesmo. Mas com uma simples interpretação textual, dá pra entender que está falando da Páscoa independente de qual o dia do mês está sendo.
Uau, que explicação linda. Eu não sabia que a páscoa tinha um significado tão profundo, mais graças a esse blog, hoje pude aprender e eu estou maravilhada.
Que Deus continue abençoando a vida de vocês e que vocês cresçam em conhecimento, para nós ensinar.
Obrigada por cada mensagem linda, que é postado aqui.
Amem
Bom dia! Há algumas semanas eu recebi um texto falando sobre o porquê de males virem sobre nós. No momento eu estava no trabalho e não consegui ler. Depois o procurei e não achei. Há a possibilidade de me enviarem no e-mail por favor! Esse assunto me interessa muito e eu necessito desse conhecimento para pregar a Palavra dentro de meu lar. Obrigada!
Gostaria de orientação para buscar textos antigos, pois se não os leio na hora, não os encontro mais depois.
Olá, Monique!
Já enviei para o seu email. Os textos também ficam disponíveis no Inbox dentro do app.
Abs
Deus abençoe!
Texto muito top! Deus continue te abençoando e usando para alcançar e edificar muitas pessoas!!! Abraço
Que lindo a forma que escreveu,sou leiga nesse assunto,mas a sua explicação foi bastante clara..