Você sabe qual o seu chamado? Aquilo para o qual o Senhor te formou e te chamou?
É importante como cristãos sabermos isso, pois Deus conta conosco. Seu chamado não vai fazer nada por você se você não disser “sim” para ele.
Deus não sugere
“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação. Não segundo as nossas obras, mas segundo o Seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.”
2 Timóteo 1:9
Tudo começa entendendo que o seu chamado não é uma sugestão de Deus.
Não é como se sua vida fosse uma caixinha de sugestões, onde Deus coloca pequenos papéis do que Ele acha que poderia ser melhor.
Nós precisamos começar a entender a voz de Deus como um dever. Não aquele dever que nos cansa e é uma obrigação chata. Mas ouvindo com obediência e devoção. Quando nossa obediência está ativada, as graças e bênção de Deus para nossa vida também estão. E é através do nosso chamado que muitas delas são derramadas sobre nós.
Obediência é fé
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”
Tiago 1:22
Acredito que a parte mais difícil de quando começamos a realmente obedecer a Deus é a confiança.
A fé está ligada a uma esperança acerca daquilo que não podemos ver com nossos olhos. E essa falta de visão palpável nos amedronta muitas vezes. Quando algo não está bem na nossa frente, não conseguimos enxergar perfeitamente, então entregar e confiar se torna mais difícil. E Deus sabe dessa dificuldade que o nosso coração humano tem.
Ele não vai te condenar por isso. O problema é quando o nosso medo ultrapassa nosso temor.
Ele já prometeu, a dúvida não precisa existir pois Ele é fiel para cumprir e fazer infinitamente mais!
Seu pedido é uma ordem
“Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!”
Deuteronômio 5:29
Somos seres com sentimentos. Medo, dúvida, sentir-se ansioso, eufórico, faz parte e é algo normal. No dia-a-dia oscilamos entre esses sentimentos conforme as situações vão acontecendo.
Isso tudo só se torna um fardo, quando nos deixamos ser controlados por esses sentimentos. Quando a ansiedade nos trava, quando a alegria nos tira a razão, quando o medo nos faz tomar uma decisão diferente.
Quando estamos frente a esses sentimentos precisamos ouvir a voz de Deus e essa voz precisa ser um dever para nós seguirmos. O dever precisa ser nosso chamado. Independente do medo que apareça quando ouvimos esse chamado, o temor e respeito por ele e pelo que Deus diz deve ser maior que tudo.
Nossa obediência a Deus precisa carregar fé, entrega, devoção, amor. E quando isso tudo se torna apenas uma sugestão de Deus, nós nos sentimos perdidos.
Ouça o chamado e o entenda como um dever. Sua obediência precisa ser maior que seu medo.