Ícone do site Bíblia JFA Offline

Você tem sido humilde?

Você tem sido humilde?

Hoje falaremos um pouco sobre humildade aqui, característica tão importante, mas que às vezes parece tão escassa para nós. A humildade é o oposto de ser orgulhoso, arrogante ou soberbo. Sendo assim, esta é uma característica muito elogiada em toda a Bíblia e que muitas vezes precede a honra, como está escrito em Provérbios 15:33, e 18:12. 

Aos olhos do mundo, muitas vezes ser uma pessoa humilde é sinal de fraqueza ou algo ruim, mas não devemos enxergar dessa forma, pois é necessária muita sabedoria e domínio próprio para agir dessa forma. Há diversas passagens bíblicas que enfatizam a necessidade de se ter um espírito humilde.

A graça é concedida aos humildes

Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.

Provérbios 3:34

A verdadeira humildade é desenvolvida pela ação e habitação do Espírito Santo em nossas vidas. Desta forma, a humildade não é um mero complexo de inferioridade, mas sim, uma atitude sincera que não dá lugar para a autossuficiência. Aquele que é verdadeiramente humilde reconhece sua total dependência de Deus; ele sabe que tudo o que tem vem do Senhor. Como está escrito na palavra acima, a Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 

Através do profeta Isaías, o próprio Deus que é sublime e grandioso, diz que se deleita em habitar com aquele que tem um espírito contrito e humilde, como está escrito em Isaías 57:15. O Senhor Jesus também disse que os humildes são bem-aventurados. Além disso, Ele mesmo declarou: “Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”, Mateus 11:29.

Uma das parábolas de Jesus também trata exatamente dessa questão. Na Parábola dos Primeiros Lugares, Jesus ensinou uma importante lição sobre a humildade e a auto-depreciação. Essa parábola se harmoniza ao ensino de que a humildade precede a honra. Por isso Jesus concluiu a parábola dizendo que qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Em Filipenses 2:3, Paulo exorta os cristãos a não fazerem nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas por humildade, os seguidores de Cristo devem considerar os outros superiores a si mesmos. O mesmo apóstolo aconselha os crentes a desenvolverem a verdadeira humildade, uma humildade que é acompanhada de outras virtudes como a misericórdia, a benignidade, a mansidão, a longanimidade, o perdão e, principalmente, o amor. Esse amor, porém, não é qualquer tipo de amor, mas é o amor ágape, um amor desinteressado e verdadeiro.

Conclusão

Que nós, como filhos de Deus, possamos buscar a humildade acima de qualquer coisa ou de qualquer vanglória. Mostrando ao mundo a verdadeira identidade daqueles que estão em Cristo e dando o nosso exemplo aqueles que ainda não conhecem a Deus. 

Deus te abençoe! 

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile