Quando um novo ano se inicia, nós sempre buscamos sonhos na gaveta para colocá-los em ação no decorrer dos novos meses e não os deixar mais parados. E encher nosso coração de esperança é ótimo! Termos um objetivo nos move e, quando ouvimos a voz d’Ele para sabermos qual o melhor caminho, isso também nos leva para perto d’Ele.
O problema é quando transferimos nossa felicidade para os nossos sonhos, colocando neles a responsabilidade de nos fazerem felizes.
Gratidão no agora
“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”
1 Tessalonicenses 5:18
Isso faz eu questionar a mim mesma se eu tenho sido grata pelo que já tenho.
Será que eu tenho enxergado as pequenas coisas que Deus já tem derramado sobre a minha vida ou estou ocupada esperando por um hiper acontecimento que me tire do chão e me faça perder o fôlego?
Quando planejamos grandes coisas, acabamos focando muito nelas e nos esquecemos dos pequenos pedaços que montam um quebra-cabeça tão maior e incrível. Como seres humanos, costumamos perceber facilmente o grande e deixamos passar despercebido ou com menos atenção aquilo que é detalhe.
Desfrute do caminho
“O Senhor é a minha força e o meu escudo. N’Ele confiou o meu coração, e fui socorrido. Assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto O louvarei. O Senhor é a força do Seu povo. Também é a força salvadora do Seu ungido. Salva o Teu povo, e abençoa a Tua herança. E apascenta-os e exalta-os para sempre”
Salmos 28:7-9
Uma vida de gratidão também é uma vida de entrega. Quando entendemos que tudo vem d’Ele e tudo tem que ter como objetivo Ele, nós voltamos nossa fé ao Pai e confiamos em Sua perfeita vontade.
E isso também significa ser grato em meio à dor. Não é que Deus queira que você sofra sorrindo mas que, mesmo em prantos, você perceba como Ele tem cuidado de você e de seu caminhar. Ele é um Pai sempre presente.
Eu não quero te desencorajar de seus sonhos nem te dizer para parar de correr atrás deles. Eu estou aqui para te lembrar de que, mesmo sonhando e buscando por mais, você não pode se esquecer de também olhar para o que está à sua frente hoje.
Não deixe o seu objetivo tirar o seu olhar da paisagem ao longo do caminho. Ela também é muito importante.
Por que se desesperar pelo futuro?
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos. Tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos”
Provérbios 3:5-7
Quando somos gratos por cada pedacinho da história que Deus escreve, nosso coração se tranquiliza para aquilo que vem à frente. Isso acontece pois vemos que, se temos recebido tanto e Ele tem cuidado de tantas partes, por que precisaríamos então nos desesperar pelo futuro?
É nesse momento que aprendemos a esperar. É como em um avião. Mesmo que você queira muito chegar ao destino logo, não adianta querer apressar a parada dele, senão você desceria em um lugar aleatório e sem sentido algum.
Termine a rota, vá até o fim e confie no piloto. Tudo tem um tempo certo para se formar e tudo tem um espaço de tempo exato para percorrer. Não adianta querer descer logo do trem, senão você acaba parando na estação errada.
Confie na palavra do Pai e leve essa fé para todos os dias em todos os meses. Ele tem muito preparado para você. Basta você deixar a direção nas mãos d’Ele e você verá tudo acontecendo no tempo perfeito do Senhor.