Ícone do site Bíblia JFA Offline

Você tem focado na morte ou na ressurreição?

Você tem focado na morte ou na ressurreição?

Na época de páscoa nós recordamos como fomos amados por Deus, que enviou Seu próprio Filho para sofrer e morrer por nossos pecados. O sacrifício de um cordeiro imaculado que nos limpou e nos tornou família do Pai. 

Mas e em nosso dia-a-dia? Será que temos focado na ressurreição?

A perda

“E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Marcos 15:33,34

É belo como Jesus se entregou por tantas pessoas que não mereciam nem um pingo de Seu suor. A sexta nos mostra essa dor e nos faz reconhecer Seu sacrifício.

Mas quando focamos apenas nela, perder a esperança é inevitável.

As pessoas que amavam Jesus sofreram junto d’Ele, viram o Homem em quem confiavam e que seguiam, ser morto de uma forma cruel. Nós humanos sabemos que a morte é o fim aqui na terra. As pessoas que estavam próximas a Ele achavam que nunca mais veriam aqu’Ele que “era” a promessa.

Em nossa vida, em meio ao que nos parece a morte, encontrar esperança de vida é praticamente impossível.

Mas existia a esperança invisível naquele dia e existe agora também.

O luto

“E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, e o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se. E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro.”

Mateus 27:59-61

No dia após a crucificação do Messias as pessoas apenas lembravam do dia anterior. Era apenas aquela imagem que eles tinham recente na memória, e por isso existia dor e angústia. Saudade.

Quando estamos nesse dia parece que ele passa muito mais devagar que o normal. A dor presente em momentos assim nos dá a sensação de andarmos para trás, de não ser mais possível caminhar para lugar nenhum.

Jesus tinha contado a eles que ressuscitaria, isso era uma promessa de Deus. E nós também já recebemos diversas promessas das Escrituras. Mas imagina como era difícil, em meio à dor, lembrar dessas palavras. Mas elas estavam ali esperando para se concretizarem.

Realmente não parece que haverá o domingo, mas ele virá. Esse é apenas o momento de processo…

E se cumpriu…

“Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.”

Mateus 28:5,6

E então vem o dia que antes víamos apenas pela fé: o domingo, o renascimento. Agora ele é palpável e nós podemos compreender melhor todo o processo que parecia uma bagunça quando estávamos passando por ele.

Nesse dia as pessoas receberam a notícia de que Cristo não estava mais sepultado, Ele havia ressuscitado. A promessa estava novamente viva!!

Mas para verem isso, eles precisaram suportar a dor da sexta e o processo do sábado. 

Entende o que eu quero dizer? Muitas vezes estamos tão focados na dor e na perda, tentando nós mesmos desvendar o processo e resolver toda a teia com nosso próprio entendimento, que esquecemos que o Pai não descansou em nenhum desses 3 dias. 

Ele suportou com Jesus a crucificação;
Ele estava trabalhando enquanto havia luto;
E foi Ele que trouxe de volta o Filho!

Há uma promessa para você

“Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.”

1 Coríntios 6:14

Não importa em qual etapa desse processo você esteja na sua vida. Se é no dia da dor, no dia do luto ou no dia da esperança viva, entenda que Deus está com você.

No dia após a crucificação, poderia parecer para aquelas pessoas que Deus estava parado, mas Ele apenas estava em silêncio.

O silêncio de Deus não quer dizer que Ele se esqueceu de você, significa que Ele está trabalhando hoje para ressuscitar amanhã o que foi perdido ontem.

Sair da versão mobile