Você é uma pessoa que planeja ou que prefere ver onde vai dar? Eu particularmente sempre planejei tudo, o que não quer dizer que tudo tenha acontecido como pensava. Mas o ponto é que sempre fiz planos, sobre minha formação, estilo de vida, família e tantas outras áreas que considero importantes.
A bíblia nos ensina a planejar, em Lucas 14:28, está escrito: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?”. Como relatado neste versículo, o planejamento é essencial se desejamos concretizar nossos sonhos.
Em outra passagem da Bíblia, Provérbios 13:16, também somos alertados sobre a necessidade da prudência, que é tão necessária quando temos sonhos e planos, em primeiro lugar para que possamos avaliar se tal desejo convém ou não e se convém, e planejar como concretizá-lo.
Aja sobre os seus sonhos
Eu acredito que toda realização começa em nossos sonhos, um dia brota uma sementinha em nossos corações e mentes, que podem ou não ser cultivadas – agora se me permitem gostaria de usar um exemplo simples para explicar melhor o que tenho refletido – tenho certeza que crianças sonham com coisas mirabolantes, mas nem sempre cultivam e por isso não temos um número absurdo de bailarinas, astronautas e bombeiros no mundo.
Enfim, isso acontece porque depois de sonharmos, ponderamos a respeito e ainda bem que fazemos isso, porque é aí que separamos os sonhos que são apenas por diversão, daqueles que de fato podem vir a ser algo a mais. E então, surgem os planos, a compra de um imovél, uma aspiração profissional, um casamento, a chegada de um filho e tantos outros.
Este é o ponto onde há pessoas que agem a respeito, ou apenas ficam a imaginar e a ver navios, e aí está a diferença entre sonhos e planos. Mas agora, vamos ao ponto fundamental dos planos, principalmente se você deseja concretizá-los… Deus precisa estar neles, pois como está escrito em Provérbios 16:9, nós podemos fazer planos, mas é o Senhor que determina os nossos passos, é dele que vem a resposta.
Coloque nas mãos de Deus!
Algo que com o meu curto tempo de vida já percebi, é que quando temos medo de entregar um plano nas mãos de Deus, é porque sabemos que como Pai ele não iria querer aquilo para nós e muitas vezes ainda assim somos teimosos em não pedir seu direcionamento, em não entregar a ele aquele plano, confiando que se aquilo não for bom, não irá se cumprir. Contudo, ao fazermos isso, estamos sendo filhos rebeldes.
Ao recebermos um não do Senhor e continuarmos, pode não ser em 1 dia ou em 1 ano, mas iremos nos frustrar mais cedo ou mais tarde, porque nós como homens e mulheres falhos muitas vezes não enxergamos o perigo que há em um caminho por mais que ele pareça perfeito. Mas diferentemente de nós Deus é onipotente e onisciente e Ele sabe do dia de amanhã.
Quando colocamos Deus à frente de nossos planos apenas o melhor pode acontecer, pois como está escrito em Jeremias 29:11, é Deus quem sabe dos planos que tem para nós, planos de nos fazer prosperar e não de causar dano, planos de dar esperança e um futuro. Sendo assim, o mais importante é ter o direcionamento do nosso Pai.
Sabendo que Deus está neste plano, aí devemos agir. Pouco adianta ficar parado. Lembre-se: faça a sua parte que Deus já está fazendo a d’Ele. Faça tudo que está ao seu alcance e o impossível é Deus quem faz.
Conclusão
Um novo ano está prestes a começar e devemos sonhar, fazer planos e agir a respeito deles, lembrando que nosso bom Deus está cuidando do que para nós seria impossível e que colocar nossos desejos nas mão d’Ele é o melhor que podemos fazer.
Deus te abençoe!
Agora temos um programa em áudio e imagem:
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!