Ícone do site Bíblia JFA Offline

Você tem convicção na soberania de Deus?

Você tem convicção na soberania de Deus?

Hoje quero ter uma breve conversa com você sobre a soberania de  Deus. Sei que às vezes podemos nos encontrar com medo e perdidos, mas nosso Pai conhece todas as peças do quebra-cabeça da vida de cada um de nós. Ainda que em determinados momentos não encontremos onde cada uma delas se encaixa, podemos ter convicção em Sua Soberania e ter a certeza que Deus irá nos dirigir para montarmos o quadro final em seu tempo. 

A Soberania de Deus e as nossas escolhas

A Bíblia diz que Deus é Soberano, mas também que temos a capacidade de tomar decisões. Nossas ações são importantes e trazem consequências reais. Existe muito debate sobre como é possível Deus ser soberano e nós termos a capacidade de fazer escolhas. Mas podemos dizer que Deus é soberano porque Ele nos concede o privilégio de escolhermos e define o que podemos escolher e as consequências de nossas ações.

Foi o próprio Deus que colocou em nossa natureza a capacidade de fazer planos e deliberar. E Ele se alegra quando em nossa liberdade confiamos nossos planos a Ele e reconhecemos a Soberania d’Ele sobre tudo. Veja as passagens abaixo:

É da natureza humana fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. – Provérbios 16:1

Confie ao Senhor tudo que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.Provérbios 16:3

Precisamos nos lembrar de que Deus conhece o quadro todo da nossa existência enquanto nós temos uma perspectiva limitada. Portanto com certeza escolher caminhar com o Senhor e nos deixarmos ser dirigidos por Ele é a melhor escolha.

Se Deus é soberano, por que existe sofrimento?

A soberania de Deus, a onisciência de Deus é tremenda, Ele conhece todas as coisas. Ele conhece o princípio e o fim. Com isso, muitos podem se perguntar o porquê do nosso Senhor permitir que aconteçam tragédias e sofrimentos.

Como disse anteriormente, o próprio Deus colocou em nós a capacidade de decidirmos e fazermos planos. Ele nos criou à sua imagem e semelhança. Nos criou seres livres.

Gn 1:26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Infelizmente, nem sempre fazemos boas escolhas, alinhadas com a Perfeita Vontade de Deus. Desde Adão, a humanidade sofre com seus próprios erros e escolhas equivocadas. E isso impacta boa parte das tragédias e sofrimentos presentes no mundo.

O caso de Jó

Também existem pessoas inocentes que sofrem, no livro de Jó temos o exemplo de um homem bom que sofreu injustamente, mesmo sendo fiel. Esse sofrimento foi causado pelo inimigo, não por Deus. Para provar que Jó era realmente fiel, Deus permitiu que satanás o provasse. Deus é soberano mas, em Sua soberania, Ele permite que outros agentes tenham capacidade de escolha, e como na história de Jó algumas permissões são para a honra e glória do Senhor.

No caso de Jó, Deus limitou a ação de satanás. Depois, Ele mudou a situação, para o bem de seu servo. Podemos não entender certas situações, mas jamais devemos perder a confiança de que Ele está no controle e vai restaurar todas as coisas, ao mesmo tempo em que nos dá o privilégio de tomarmos nossas próprias decisões.

Conclusão

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Jeremias 29:11

Nem sempre encontraremos respostas para determinadas circunstâncias na nossa vida. Mas nesses momentos, podemos confiar na soberania de nosso Senhor, pois Ele não erra e não é pego de surpresa. Use esse princípio para lhe fortalecer no dia a dia, para sentir-se incentivado a cumprir os propósitos de Deus e principalmente, confiar e descansar nele. 

Deus te abençoe!

___________

Episódio 52 do Bíblicast JFA

Cura física

No episódio 51 tivemos uma reflexão com o pastor Paulo Oliveira sobre a pergunta: “Qual a cura que você precisa?”, e hoje iniciaremos uma série onde através de três episódios relembraremos histórias bíblicas de cura física, emocional e espiritual, nas quais o Senhor trabalhou a favor de seus filhos, mostrando mais uma vez sua glória e infinita bondade.

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile