Você entende que Cristo se entregou por inteiro por você? Você entende que Ele não pensou duas vezes para obedecer a Deus?
Certo. Mas se nós entendemos todas essas coisas, por que relutamos tanto para abrir mão de nossos desejos carnais e viver completamente para Ele? Por que, mesmo sabendo do sacrifício de Jesus por nós, muitas vezes insistimos em viver um evangelho raso?
Esse foi um questionamento que meu líder fez a mim. Isso me levou a pensar muito sobre minha devoção e obediência a Deus. Gostaria de conversar com você sobre isso!
O Egoísmo
Depois de ouvir essa pergunta, comecei a pensar e percebi o quão egoísta tenho sido. Tenho feito a vontade de Deus e cumprido Seus mandamentos quando me convém. Quando percebo que, para realizar a vontade de Deus, eu precisarei abrir mão de meus desejos carnais, ignoro a voz do Espírito Santo e dou ouvidos à minha carne.
Isso é absolutamente injusto e egoísta! Quero o sacrifício de Cristo para ser salvo. Mas não estou disposto a abrir mão de minha vida de pecador, para ser grato e glorificar àquEle que me salvou. Por mim mesmo e com minhas próprias forças, jamais terei vontade de viver e realizar a vontade de Deus, pois sou falho e pecador.
“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,”
Romanos 3:23
Mas ainda assim, quando nós somos falhos, pecadores e transgressores da Lei de Deus, o Senhor mostra Seu amor e Sua misericórdia por nós.
Ainda existe esperança
Por nós mesmos, nós realmente jamais conseguiremos alcançar a salvação e sermos libertos da escravidão do pecado. Mas através do amor e do sacrifício de Jesus, nós temos outra chance!
“Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.”
Romanos 7:24-25
É nítido o fato de que a salvação vem pura e simplesmente por meio de Jesus Cristo! Ele é o único que tem o poder para nos salvar, através de seu sacrifício.
Porém, após entendermos e recebermos a salvação de Cristo, mudanças radicais devem ocorrer em nossas vidas. Devemos ser 100% transformados pelo agir do Espírito de Deus em nossas vidas!
Metanoia
A palavra “metanoia” significa mudança de mentalidade. Para os gregos, significava uma mudança ou alteração fundamental ou, mais literalmente, transcendência (“meta” – acima ou além, como em “metafísica”) da mente (“noia” – da raiz “nous”, da mente).
Para os cristãos, “metanoia” é a mudança completa de direção, aonde nós nos arrependemos de nossos pecados, damos meia volta e mudamos a rota de nossas vidas, agora centralizadas em Cristo.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.”
Atos 3:19
A conversão deve nos trazer confronto! A partir do momento que Cristo entra em nossos corações, a comodidade que temos em nossos pecados deve ser destruída. Não existe espaço para Cristo e pecado em nossos corações.
De forma alguma isso é algo fácil. É algo extremamente difícil e confesso que assim tem sido para mim: uma luta diária e incessante contra mim mesmo. Tenho caído diversas vezes, mas tenho aprendido a me arrepender de verdade e pedir a Deus por força e ousadia para enfrentar meus pecados.
Meninos precisam se tornar homens de Cristo e deixar de fazer coisas de meninos. Meninas precisam se tornar mulheres de Cristo e deixar de fazer coisas de meninas. Não deixe os seus desejos tomarem conta de você, mas abra mão dos seus pecados e viva para honrar e glorificar o nome de Cristo!
Graça e Paz!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa
Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).