Ícone do site Bíblia JFA Offline

Você já elogiou alguém hoje?

Você já elogiou alguém hoje?

O elogio é tão importante quanto a advertência. Quantas vezes você mentalmente elogiou alguém mentalmente por uma mudança de atitude e esqueceu de verbalizar?

Certamente lembramos mais de exigir mudanças do que de elogiar, quando tudo está bem tendemos a não prestar atenção às mudanças comportamentais daqueles que convivemos, mas quando as pessoas fazem algo que nos desagrada, logo percebemos e nos aborrecemos.

Relações familiares

Agora trazendo para um tópico mais específico, tenho um irmão de 11 anos e como toda e qualquer criança, às vezes ele é meio atrapalhado ou não quer fazer aquilo que foi pedido na hora que deveria ter feito e recentemente percebi que eu como irmã estava tendo uma abordagem errada ao apenas criticá-lo sobre essas coisas.

Lógico que posso advertir ele a ser mais empenhado em seus afazeres, mas quantas vezes ele fez o que deveria e veio me falar todo feliz, e eu por minha vez soltei um “muito bem, mas poderia ser assim sempre”. Eu elogiei ele, mas logo depois o cobrei por uma atitude que ele já estava tentando mudar.

Pode ser que no seu caso a pessoa que você precise elogiar mais seja o seu filho, o seu marido, a sua esposa, enfim seja lá quem for o elogio sincero por um trabalho bem feito causa um impacto positivo. Ao receber um elogio, a pessoa se sente estimulada a continuar fazendo um bom trabalho.

Uma pessoa desanimada pode se sentir consolada ao descobrir que alguém reconhece seu esforço e progresso.

O que a Bíblia diz sobre elogios?

A Bíblia diz que não devemos fazer as coisas buscando elogios ou reconhecimento (Filipenses 2:3; 2 Coríntios 10:18; Mateus 6). Mas também diz que devemos honrar os que são dignos de honra, ou seja, elogiar os que fizerem algo que foi digno de reconhecimento.

Paulo inicia sua primeira epístola aos Tessalonicenses fazendo elogios a eles. Ele elogia a operosidade da fé deles, a abnegação do seu amor e a firmeza da esperança que eles tem Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 1:3). E reconhece que eles se tornaram imitadores do mestre, sendo eles exemplos para os crentes da Macedônia e de Acaia (1 Tessalonicenses 1:6-7). Veja que tremendo elogio!

Conclusão

Procure reconhecer progressos naqueles que estão a sua volta. Cada um de nós apresenta um ritmo diferente de progresso e aprendizagem. Então, fique atento as pequenas e grandes mudanças, afinal o encorajamento pode ser um excelente estímulo de mudança de comportamento.

Também é válido lembrar: ao elogiar, seja sincero! Não exagera nas palavras aduladoras. Fale apenas a verdade e mostre o que de fato acredita no que disse, sendo assim, não elogie só por elogiar, pois, até crianças percebem esse tipo de falsidade.

Deus te abençoe!

Sair da versão mobile