Ícone do site Bíblia JFA Offline

Você acredita que o Brasil ainda tem esperança?

Você acredita que o Brasil ainda tem esperança?

Continuamente podemos ouvir frases como “esse país não tem mais solução”, principalmente em meio a crises como a que não somente nós, mas todo o mundo enfrentou (e ainda enfrenta) na área da saúde com o coronavírus, que também impactou outras áreas como a economia, a edução, entre outros setores. Mas será que nosso país vai conseguir se reerguer? E qual é o nosso papel como cidadãos e cristãos?

Um bom cristão deve ser sempre um bom cidadão

Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Mateus 22:21

Em primeiro lugar, os cristãos devem sim respeitar as leis, as obedecer. Um bom cristão vota de forma consciente, não se omite, mas sim se faz presente, luta pela transformação do mundo e da sociedade onde vive. Paga seus impostos, por mais pesados que sejam ao bolso. Você pode até lutar por impostos mais justos ou por uma sociedade mais justa, por governantes que governem com seriedade, mas sem deixar de cumprir com os seus deveres.

Se queremos um país melhor, podemos começar por nós mesmos fazendo o que é certo. Não adianta cobrar menos corrupção quando você mesmo está sendo corrupto em suas “pequenas”, mas significantes ações do dia a dia. Devemos ser o exemplo de um bom cidadão e dessa forma o nome de Deus também será glorificado. Quando agimos de forma errada, damos espaço para acusações e envergonhamos ao nosso Senhor.

O cristão e a natureza

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

Gênesis 2:15

Você cuida do meio ambiente? Sabia que você foi chamado a cuidar da natureza? Como pode um filho de Deus que O ama não amar a Sua criação? Nosso Pai deu uma ordem, ainda no Éden, ao ser humano: que cuidasse da Terra, que fosse mordomo da criação. O conceito de mordomia traz ao cristão a responsabilidade de trabalhar, como cidadão do céu e da terra, agindo de maneira sustentável em relação a tudo aquilo que Deus confiou em suas mãos.

Isso inclui uma série de atitudes como separar o lixo, não o jogar no chão, buscar reutilizar aquilo que puder, tratar bem os animais, ser consciente sobre o uso de recursos naturais como a água e por aí vai. A natureza de nosso Pai é a criação da vida e não a destruição dela. Os céus e a natureza declaram a glória de Deus. Por isso devemos cuidar da criação de forma que glorifiquemos a Deus também.

Boas obras

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Mateus 5:16

Tudo que falei anteriormente está diretamente ligado a isso: boas obras. Não que é porque você não tem um cargo alto ou não governa uma nação que não pode causar transformações nela. Respondendo à pergunta: se há esperança para o nosso país… Há sim, e precisamos fazer a nossa parte, tendo Cristo como nosso maior exemplo. Cremos em um Deus de transformação e solução. Ele tem poder para sarar nossa nação e nos usar como agentes do Reino d’Ele.

O que posso fazer pelo meu país?

Você pode orar pelo país, votar de forma consciente, ser um bom cidadão, um bom vizinho, respeitar o próximo, cuidar da criação de Deus, espalhar paz ao invés de discórdia, praticar a generosidade e por aí vai. Pode parecer muita coisa, mas não é. No dia a dia temos pequenas escolhas a fazer que como um conjunto nos levam a tudo isso. Quando pensamos no que Jesus faria fica muito fácil saber o que fazer e como agir. Se a nossa esperança estiver em Deus, podemos crer que nosso país ainda pode ser restaurado.

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile