Na Bíblia, as plantas possuem grandes significados. Diversas parábolas e histórias de Jesus acontecem em torno dessa parte da criação. Delas é possível retirar diversos ensinamentos que podem guiar nossas vidas. Existe uma em especial que é narrada em Lucas 13.
História
Jesus contou uma parábola que dizia o seguinte:
Um certo homem possuía uma figueira plantada em sua vinha, mas ela não dava frutos. Foi falar, então, com aquele que cuidava da vinha para que a cortasse fora, afinal faziam três anos que ele procurava por frutos na mesma e não encontrava. O viticultor respondeu, pedindo que a deixasse ali por mais um ano. Ele iria adubar e cuidar daquela árvore, e caso, em um ano ela continuasse sem frutos, ela seria cortada.
Onde você está plantado?
Um fato que recentemente me chamou a atenção nesta parábola foi que a figueira estava plantada na vinha, em meio às videiras. Pesquisei um pouco e as opiniões são bem divididas. Alguns dizem ser normal, outros dizem que a figueira precisa que o solo esteja em certas condições para frutificar e que o solo da videira não é propício.
Mas de qualquer forma, o que aquela figueira estava fazendo ali?
Quantas vezes não estamos como essa figueira? Em um lugar onde não deveríamos. O Senhor nos dizendo “eu quero figos, porque você é a minha figueira” e insistimos em dizer “mas Senhor, eu quero lhe dar uvas!”.
Insistimos e às vezes até brigamos por acharmos que estamos no lugar certo fazendo o que deveríamos, enquanto o Senhor nos diz claramente que aquele não é o nosso lugar.
Então, eu te convido a ter um momento apenas você e Deus. Converse com Ele sobre onde você está agora e se é o lugar onde você realmente deveria estar, se essa é a vontade de Deus para a sua vida.
Que nesse momento, caso você seja uma figueira em meio às videiras, que você seja replantado em seu lugar.
Deus te abençoe,
Ana.