Muitas vezes confundimos Deus nos usar com nos aprovar e acabamos tomando caminhos que não são os que Deus deseja para nós. Buscamos ser usados e não agimos para caminhar em direção à aprovação.
Usado por Deus
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade.”
Filipenses 2:13
Ser usado por Deus é ser canal para determinado agir.
Por exemplo: em determinado momento o Senhor usa você para falar algo a alguém que estava pedindo por uma resposta. Quando você ministra sobre a vida de alguém, aquilo não vem de você e do seu conhecimento, mas é um agir de Deus através de sua vida.
E Ele pode usar qualquer um, qualquer lugar, qualquer situação. Como no livro de Números, onde a jumenta que pertencia a Balaão é usada para enviar a mensagem de Deus e guiar o homem para o sentido oposto, onde seria sua missão.
Em diversas situações nós procuramos ser usados, mas isso é tão momentâneo. O animal não continuou falando e tendo palavras de sabedoria saindo de sua boca para o resto da vida, foi apenas naquele momento, e então tudo voltou ao normal.
Deus não te chamou para algo passageiro.
Aprovado por Deus
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
2 Timóteo 2:15
Existe uma grande diferença entre ser usado e ser aprovado. Ser aprovado é algo permanente, que muda nossa vida, não apenas um momento. Deus nos chama para termos um caráter aprovado, o que nos leva para mais perto do coração d’Ele.
O problema não é ser usado, mas sim quando acreditamos que isso é o máximo que podemos chegar em relação ao Pai. Todos os que são aprovados são usados. Mas nem todos que são usados são verdadeiramente aprovados…
Ser aprovado é diminuir nossa vontade e viver profundamente a vontade de Deus. Quando conhecemos a palavra e a seguimos fiel e completamente nosso caráter é de um filho aprovado.
Precisamos nos tornar irrepreensíveis perante a graça de Deus, não tendo motivo para vergonha, mas entendendo a misericórdia e amor que vêm d’Ele, obedecendo-O e temendo-O acima de tudo. É isso que nos leva a sermos aprovados pelo coração do Senhor.
Mais que um momento
“Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.”
1 Tessalonicenses 2:4
A aprovação modifica uma vida, um futuro inteiro. A aprovação transforma nosso ser completamente e nos guia os passos.
É esse o renovo e nova vida que Deus nos oferece quando estamos em Cristo. Devemos buscar apenas a aprovação de Deus. Não devemos tomar ou deixar de tomar alguma ação buscando validação do mundo e das pessoas, mas buscando profundamente e completamente que o Criador nos aprove.
Deus colocou a palavra em nosso coração e nos deu completo acesso a Jesus não para que apenas fôssemos usados de forma periódica e vaga. O véu se rasgou e o Espírito começou a habitar dentro de nós para sermos chamados de geração eleita, povo escolhido, filhos com caráter aprovado no coração daqu’Ele que nos chamou para uma Luz eterna, que nunca se apaga.