A eternidade é algo difícil de entendermos. Isso porque o ser humano é fadado ao fim, humanamente e fisicamente falando. Nos machucamos, sentimos dor, somos frágeis e mortais.
Mas ao pararmos para pensar sobre a eternidade, podemos nos perguntar: “Mas o que Deus fará lá?”. Afinal, em um lugar perfeito, com a plena presença d’Ele, sem mal algum, o que Ele fará?
Simples, o que Ele já fazia e já faz na Eternidade: Amar.
Desde o início
“E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz.”
Gênesis 1:3-4
O mundo nunca foi resultado de uma eternidade repleta de tédio e vazio. Deus não estava sem fazer nada e pensou apenas em escrever uma simples história para preencher Seu tempo.
Ele é completo; tudo precisa d’Ele para existir, nunca foi o contrário. Mas Ele amou!
Pai, Filho e Espírito Santo já coexistiam em perfeição, e a criação de um universo tão vasto sempre foi para que esse amor perfeito e completo transbordasse.
O mundo é a plena expressão do amor grandioso de Deus e, de tão soberano e completo, Ele nos convida a também conhecer esse estilo de vida. O amor de Deus não é um sentimento, não é como uma emoção, mas nos transforma por completo, diz respeito a um jeito de agir, pensar e simplesmente amar.
A resposta é o amor
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”
1 Coríntios 13:13
Através de tanta doação que recebemos de Deus, por tudo que é derramado sobre nós, quando encontramos verdadeiramente esse amor, não temos outra reação senão amar. O ato de amar torna-se uma resposta natural.
Não pense na eternidade como algo tedioso e vazio, como se fôssemos ter muito tempo e pouca tarefa, levando em conta a correria humana de trabalhos, estudos e mil outras tarefas. Enxergue-o como um lugar que recebemos por meio do amor e para o amor.
Esse amor é Cristo.
Não corra em círculos
“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.”
Colossenses 3:14
Assim como o que Deus fazia na eternidade era amar, você foi separado e escolhido para isso, e é diariamente convidado a colocar esse amor tão doce e gracioso em ação.
O mundo foi criado através de um transbordamento desse amor e precisa ser mantido da mesma forma, com o objetivo de alcançar o lugar onde esse amor nasceu, a eternidade com o Criador de tudo.
Não devemos focar nossa atenção em como será a eternidade, tentando adivinhar o que faremos e como serão as coisas ao redor. Foque em transformar o ambiente à sua volta agora. A também transbordar desse amor sobre outras pessoas, chamando-as para a mesma ação para com outras pessoas.
Focar muito no amanhã muitas vezes não nos leva para ele, mas nos priva de viver o presente e nos estagna em um lugar que nos impede de construir para o futuro.
O foco precisa ser agir e amar hoje, com o objetivo sempre na eternidade, seja ela como for.