Ícone do site Bíblia JFA Offline

Um reino de justiça e retidão

Um reino de justiça e retidão

A retidão governará no deserto, e a justiça, no campo fértil. E essa justiça trará paz; haverá sossego e confiança para sempre. Meu povo viverá em paz, tranquilo em seu lar; terá descanso e segurança.

Isaías 32:16-18

Se hoje vivemos em mundo de injustiça, corrupção e maldade é porque o ser humano desprezou o plano inicial do Criador. O plano de Deus para a terra e para a humanidade sempre foi que pudéssemos habitar em um reino de justiça e retidão, em um reino perfeito, assim como Ele é perfeito.

O contexto social caótico em que vivemos é resultado de relacionamentos deturpados, gerados pelo pecado. Com a queda, a relação do ser humano com Deus foi prejudicada. E uma relação com Deus prejudicada gerou consequências em todo o tipo de relação humana: nas relações familiares, nas relações entre as pessoas em geral, e na relação inclusive do ser humano com a natureza. O Homem que em Gênesis foi chamado para cuidar da criação de Deus, acaba muitas vezes explorando a natureza de forma irresponsável.

Mas nem tudo está perdido, existe esperança!

Fomos transportados para o Reino da luz

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.

Colossenses 1:13

Apesar de vivemos em uma sociedade decaída, nós que recebemos a Jesus, o Filho de Deus, passamos a fazer parte do Reino da luz. E a nossa vida deve passar a ser regida pelos valores e princípios desse Reino.

Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:9

Nós nos tornamos sacerdotes do Reino de Deus. E o fato de termos sido reconciliados gera para nós uma responsabilidade, como o versículo de 1 Pedro nos mostra. Nós precisamos mostrar às pessoas como nosso Deus é admirável. Precisamos revelar à sociedade o caráter d’Ele e os princípios do Reino d’Ele, que é um Reino de paz, de justiça e de alegria.

Você foi chamado para ser um agente que carrega a presença de Deus e os valores d’Ele mesmo em meio ao caos em que vivemos. Nós, como a Igreja de Cristo, devemos promover a esperança. Devemos em nossas atitudes e ações expressar os valores Bíblicos de justiça, de tratar a todas as pessoas com dignidade. De usarmos as riquezas e os recursos da criação de Deus para O glorificar e revelar para o mundo mais sobre quem Ele é.

E isso em todos os contextos de nossas vidas: no trabalho, em nossas profissões, em casa com a família, na forma como lidamos com nossas finanças, em nossas amizades. Se você é advogado, trabalhe com honestidade e por leis mais justas. Se você é empresário, seja justo com seus colaboradores e trabalhe de forma sustentável, pensando na preservação da criação de Deus. Se você é colaborador em alguma empresa, ore por seus líderes e trabalhe sempre com excelência, pois temos um Pai que é excelente em tudo. Se você é casado, pratique o perdão.

Pessoas inspiradas por Deus geram transformação

É exatamente como eu disse ao faraó: Deus mostrou ao faraó aquilo que ele vai fazer. Sete anos de muita fartura estão para vir sobre toda a terra do Egito, mas depois virão sete anos de fome. Então todo o tempo de fartura será esquecido, pois a fome arruinará a terra.

Gênesis 41:28-30

Neste primeiro trecho, José estando no Egito, revela o sonho do Faraó e mostra para o rei que haveria muita fartura durante 7 anos no Egito e depois 7 anos de fome. Ninguém no palácio era capaz de interpretar o sonho, mas José, um homem inspirado por Deus, foi capaz de interpretá-lo.

Procure agora o faraó um homem criterioso e sábio e coloque-o no comando da terra do Egito. O faraó também deve estabelecer supervisores para recolher um quinto da colheita do Egito durante os sete anos de fartura. Eles deverão recolher o que puderem nos anos bons que virão e fazer estoques de trigo que, sob o controle do faraó, serão armazenados nas cidades. Esse estoque servirá de reserva para os sete anos de fome que virão sobre o Egito, para que a terra não seja arrasada pela fome.

Gênesis 41:33-36

Neste segundo trecho desta história bíblica, vemos que José não apenas revelou o sonho do rei, mas foi capaz também de propor um planejamento econômico para a situação. José sugeriu a coleta de um imposto como prevenção para que houvesse mantimento estocado no momento de crise que viria.

José revela o sonho do rei e expressa a soberania do Deus sobrenatural. E José também traz uma solução que ajudou toda a região do Egito a passar por uma situação difícil. Ele foi resposta para o que viria a ser um grande problema social. Por isso foi reconhecido e colocado como governador sobre toda a terra do Egito. Ao sugerir uma solução econômica inteligente, José também expressou o caráter de Deus, que é o detentor de toda a sabedoria e conhecimento.

Conclusão: Seja resposta!

Assim como José, você também pode ser resposta para problemas sociais de hoje! Porque você foi reconciliado e transportado para o Reino da luz. Você pode ser reposta para pessoas e situações no seu contexto profissional, familiar e relacional.

Encha-se de Deus e do Espírito Santo para que você seja cheio de sabedoria e viva a realidade do Reino do Senhor hoje, aqui na terra.

Deus abençoe!

Sair da versão mobile