A história de Rute é tão importante que está registrada na bíblia em um livro que leva seu próprio nome. Ela foi uma mulher moabita que viveu durante a era dos juízes de Israel – um período de grande degradação espiritual para nação – e embora os moabitas fossem inimigos dos israelitas, ela era casada com um judeu chamado Malom, que se mudou de Belém para Moabe com sua família durante uma época de fome. Ao se casar com um Judeu, Rute não se uniu só ao marido, mas também ao Deus de Israel.
A morte de Malom
Logo a história dessa mulher de fé, tornou-se um triste drama, pois além de não ter conseguido ter filhos, perdeu cedo o marido que morreu na mesma época que seu irmão. Como seu sogro já era falecido, as mulheres da família ficaram sozinhas. Noemi, a sogra de Rute, decidiu que voltaria para sua comunidade em Israel e encorajou suas nora, Rute e Orfa, a se casarem novamente em Moabe. Mas enquanto Orfa relutantemente concordou, Rute decidiu seguir com a sogra para Belém e permanecer fiel a Deus (Rute 1:16 – 17).
Noemi e Rute
Como viúvas, a sogra e a nora tiveram que cuidar de si mesmas. Então, Noemi instruiu Rute segundo os costumes judaicos, a fim de que ela pudesse proporcionar uma vida melhor para elas. O primeiro costume era que os fazendeiros deixassem para trás os alimentos que caíam no solo para os pobres coletarem para alimentar suas famílias (Levítico 23:22).
Noemi disse a Ruth para coletar comida para elas dessa maneira e enquanto coletava alimentos, ela chamou a atenção de um proprietário de terras chamado Boaz. Ele ouviu falar de sua lealdade à sogra e garantiu que ela pudesse coletar com segurança de seus campos. Ao Noemi descobrir que eram os campos de Boaz, ela disse a Rute que ele era parente de seu marido, o que era muito importante para época.
O segundo costume judaico relatado no lirvo de Rute, é do parente remidor, que se referia um parente do sexo masculino que podia agir em nome de um outro parente em perigo ou em necessidade. No caso de uma viúva sem filhos, o irmão do marido falecido ou o parente mais próximo era o parente remidor e este homem tinha o direito e até a responsabilidade de comprar a propriedade do marido falecido e cuidar da viúva.
Rute e Boaz
Noemi preparou Rute para se aproximar de Boaz para ser seu parente remidor. Então, instruída pela sogra Rute foi à eira durante a noite, a fim de persuadir Boaz a se tornar um parente remidor. Boaz consentiu com a proposta de Rute, e a enviou de volta para casa com um presente de seis medidas de cevada. Entretanto, havia um parente mais próximo do que Boaz, e este deveria declinar de seu direito para que Boaz pudesse se casar com Rute.
Então, na presença de dez anciãos da cidade, foi oferecido ao parente mais próximo de Noemi a oportunidade de redimir um terreno que pertencia a Elimeleque – o falecido patriarca da família – e se casar com Rute. Mas esse parente desistiu de seu direito, o que possibilitou Boaz, voluntariamente, assumir o seu lugar e seguir o costume do casamento levirato.(Deuteronômio 25:5-10).
Boaz casou-se com Rute, e o primeiro filho do casal foi Obede, que significa “servo”. Com o nascimento de Obede, a amargura de Noemi foi amenizada e seus descendentes incluem o Rei Davi e Jesus (Mateus 1: 5, 6).
O que a história de Rute nos ensina?
Mesmo em tempos difíceis, devemos manter nosso caráter cristão e permanecer firmes em Deus e não abandonarmos a quem precisa de nós. Após perder o marido e os filhos, Noemi se viu sozinha e na miséria pediu que as noras a deixassem. Contudo, por seu forte caráter, Rute não abandonou a sogra, nem se rebelou ao Senhor. Juntas uma fortaleceu a outra e deram início a um novo capítulo em suas vidas.
A história de Rute mostra que ainda que tudo vá mal, não devemos perder a esperança, pois Deus pode mudar completamente a nossa história. Outro ensinamento precioso é: Vale a pena trabalhar duro! Rute não hesitou em trabalhar arduamente mesmo sendo um trabalho servil e cansativo, ela não considerou seu trabalho humilhante, mas sim demonstrou humildade e força de caráter, tendo consciência da sua realidade e necessidade.
Por fim, é impossível falar da história dessa emblemática personagem sem falar de relacionamento familiar. Noemi e Rute tinham tudo para “se dar mal”, considerando o fato de uma ser moabita e a outra israelita, mas as diferenças entre elas não foram nada perto da fé que ambas tinham em Deus. Você vive se desentendendo com alguém de sua família? Lembre-se, por meio da fé vocês podem aprender a viver em harmonia e ore por essa pessoa.
Episódio 28 do Bíbliacast JFA
Deus fala através da Bíblia
Neste episódio falamos sobre como Deus fala através de variadas situações. Muitas vezes Deus usa situações cotidianas para falar com a gente e até trabalhar em nossas mentes e coração. Seja através de uma enfermidade onde Ele provém a cura, ou de um momento de dificuldade financeira que Ele entra com recursos, ou até mesmo em pequenos momentos ao longo de uma semana onde precisamos de uma solução. A todo momento Deus quer falar com você!
Deus te abençoe!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!