A história de Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ele foi o homem escolhido por Deus para liderar Seu povo e com certeza foi um homem muito usado por Ele. A história começa a ser contada, no Antigo Testamento em 1 e 2 Samuel e segue até 1 Reis e 1 Crônicas.
É uma das histórias que mais impacta e confronta a minha vida. Sempre me intrigou o fato de Davi ser considerado “um homem segundo o coração de Deus”. Ao estudar a sua vida comecei a reparar que ele era assim, pois buscava compreender o coração de Deus.
Suas origens
Foi caçula de Jessé entre 8 irmãos e pertencia à tribo de Judá. Foi criado e treinado para exercer a profissão de pastor de ovelhas. Destacava-se também por inúmeros talentos como ser um grande guerreiro com direito até a cânticos em sua homenagem, tocar harpa e até por fazer instrumentos musicais para o louvor na casa do Senhor (1 Crônicas 23:5).
Ao descrever Davi, um dos servos de Saul usou os seguintes termos (1 Samuel 16:18): “filho de Jessé, de Belém, sabe tocar harpa”; “um rapaz corajoso”; “apto para ir à guerra”; “tem bom senso”; “de boa aparência”; “o Senhor está com ele”.
Davi é ungido rei
Essa é a primeira vez em que Davi é mencionado na Bíblia. Samuel tinha o objetivo de encontrar um substituto de Saul para se tornar rei de Israel, e Deus havia falado para Samuel que esse substituto era um dos filhos de Jessé.
Na casa de Jessé, o profeta Samuel foi apresentado a todos os irmãos de Davi, porém nenhum foi o escolhido por Deus. Então chamaram Davi, que estava cuidando das ovelhas. Deus confirmou a Samuel que ele era o escolhido, e a partir daquele dia ele foi ungido.
A Bíblia descreve que a partir do dia em que foi ungido, o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre a vida de Davi (1 Samuel 16:13). E isso fica evidente em diversos momentos, como por exemplo quando ele tocava harpa e o espírito maligno que afligia Saul, retirava-se dele (1 Samuel 16:23).
Davi derrota Golias
1 Samuel 17
Davi havia saído de casa para levar alimento aos seus irmãos que tinham ido para a guerra. Quando foi até a linha de batalha, viu o gigante chamado Golias, que era do povo filisteu, desafiando o povo de Israel a lutar e o vencedor determinaria o resultado da batalha. A batalha já durava quarenta dias e ninguém havia se disponibilizado para lutar contra o gigante, já que parecia impossível alguém o vencer. Quando o gigante aparecia, os israelitas fugiam com medo.
Ao ver que um incircunciso desafiava o povo de Deus, Davi se ofereceu para lutar contra ele. Recebeu a melhor armadura para se proteger, mas recusou pois não tinha estrutura física para usá-la de tão pesada que era. Sem proteção alguma, Davi pegou um estilingue e uma pedra e atirou contra Golias. A pedra acertou na cabeça do gigante que morreu na hora. Davi venceu essa batalha, e mostrou que Deus estava com ele, o que o tornava forte diante daquele gigante.
Davi e a música
E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.
1 Samuel 16:23
Uma das características interessantes de Davi era o dom da música. Davi foi recomendado quando os servos de Saul sugeriram a contratação de um “bom músico para tocar harpa” sempre que o espírito do rei fosse afligido (1 Samuel 16:16).
Além de músico, Davi também se tornou escudeiro de Saul, pois o rei gostou muito dele. Mesmo assumindo novas funções ao longo de sua vida, Davi sempre manteve uma relação com a música. Mais tarde ele compôs muitos salmos, além de ter feito instrumentos musicais para serem utilizados no louvor ao Senhor no templo, como mencionado no começo do texto. Quem construiu o templo foi Salomão, filho de Davi, mas Davi participou da preparação.
Até assumir o trono
Algo interessante a respeito da história de Davi é que quando ele é ungido pelo profeta Samuel, ele não se torna imediatamente rei de Israel. Ele continuou servindo como pastor na casa de seu pai Jessé, depois se tornou servo fiel do rei Saul como músico. Depois Davi derrotou Golias e assumiu uma posição de comandante no exército israelita. Davi inclusive se torna fugitivo por um tempo porque seu sucesso incomodou o rei Saul, que passou a perseguí-lo.
Essas fases pelas quais ele passou até assumir o reinado de Israel podem ser compreendidas como processos e provações na vida dele ou um tempo de espera. E mesmo nesses períodos, Davi sempre mostrou-se fiel, correto e corajoso. Mesmo com o rei Saul perseguindo Davi e tendo inveja dele, Davi sempre foi um servo fiel, que honrou o rei e sua família em seu coração e atitudes.
Em 1 Samuel 24:4-7, Davi com seus homens tem a oportunidade de matar Saul. Contudo, Davi recusa-se a fazer o mal e opta por respeitar a Saul e preservar a vida dele. Davi reconhecia a autoridade do Senhor na vida de Saul porque ele era um rei ungido por Deus. Diante desta atitude, Saul é quebrantado, chora, reconhece a bondade que havia em Davi e compreende porque ele seria o próximo rei de Israel.
No secreto e nas provações nosso caráter é forjado. Somos preparados para os propósitos de Deus para nós. Davi passou por muitos processos em sua vida pessoal antes de assumir sua posição de liderança na nação.
Um homem segundo o coração de Deus
…”Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade”.
Atos 13:22
Davi foi coroado em Israel depois da morte de Saul e, em seu reinado, liderou grandes batalhas de conquista. Porém, o mais importante na história dele é o seu temor ao Senhor. É ele ter sido um homem segundo o coração de Deus.
Neste momento de espera, em que Davi passou por muitos processos até se tornar rei, ele sempre demonstrou reconhecer a autoridade do Senhor. Sempre demonstrou um coração de servo. Foi sempre um servo fiel ao rei Saul enquanto o servia. E sempre reconheceu a si mesmo como um servo do Senhor e de Sua soberana vontade, mesmo diante do grande papel que desempenhou em seu reinado. Ele sabia que tudo o que ele havia conquistado tinha sido por causa do poder de Deus.
O que mais Davi poderá dizer-te por honrares o teu servo? Tu conheces o teu servo, ó Senhor. Por amor do teu servo e de acordo com tua vontade, realizaste este feito grandioso e tornaste conhecidas todas essas grandes promessas. Não há ninguém como tu, ó Senhor, nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos.
1 Crônicas 17:18-20
Ter sido um homem segundo o coração de Deus não significa que Davi não falhou em sua vida. Ao contrário disso, a Bíblia mostra momentos de fraqueza e de guerra na consciência de Davi. O próprio pecado de adultério com Bate-Seba e o pedido que Davi fez para que o marido dela fosse morto gerou gravíssimas consequências para ele e sua família. Mas Davi foi capaz de reconhecer seus erros e de se arrepender profundamente. Seus salmos revelavam seu profundo quebrantamento diante da graça e do perdão do Senhor.
Lições preciosas que aprendemos com a vida de Davi
Ao longo da vida de Davi, ele aprendeu sobre a soberania e o poder de Deus. Deus sempre o guardou, livrou-o da morte e foi o próprio Deus que estabeleceu o reinado de Davi. Deus perdoou-o quando ele pecou e se arrependeu.
Davi teve que esperar muitos anos até de fato se tornar rei. Foi nesse tempo que ele aprendeu que Deus sempre mantém Sua palavra em Seu momento perfeito. Essa também é uma lição para nós, que devemos descansar no Senhor e esperar pacientemente por Ele.
[…] salmo 51 estudo refere-se ao arrependimento de Davi diante de Deus. Com isso, mesmo sendo um homem que tinha um relacionamento com o senhor, ele acabou […]
oque deus fala sobre davi e seu reinado?
parabéns deus e tudo pra nos
Aqui está uma lista de significados dos termos mais conhecidos da bíblia, este artigo te ajudará muito a ler, entender e interpretar corretamente as escrituras sagradas.
Veja aqui – https://www.missionarios.top/2021/05/dicionario-biblico-significado-utilizacao-palavras-biblia-sagrada.html
Glória a Deus!!
Lindo mesmo que Deus te abençoe poderosamente
Estudo abençoado!
Que benção! Deus te abençoe! 🙏😁
nicole leão, vc é da familia leão, conheça a carol leao pfvr
Eu amo meu Senhor e amo as histórias verídicas da sua Santa palavras,e da tristeza vê tantos deturpando a Santa palavra divina ,Davi e o grande exemplo pra nós,guirmos ….arrependimento e aquebrantamento ,sempre para alcançarmos o caráter de Cristo ,através do seu Espírito Santo.Aleluia.
Eu
Ontem fiquei impactada com algo que foi pregado na igreja,,como leio a Bíblia ,fiquei impactada em ouvir o pregador dizer que Deus usou o órgão do sentido o olfato para sentir Davi ,ou seja Deus sentiu o cheiro de ovelhas em Davi …disse que Davi não tinha boa aparência,pois a Bíblia diz oposto,chama Davi segundo o coração de Deus ,homem aquebrantado ,e de boa aparência ,nunca tinha ouvido dizer que Deus usou o alfato para sentir em Davi o cheiro de ovelhas
Deus maravilhoso nos ensina o tempo todo e a revelação está em pedir perdão e se arrepender no verdadeiro arrependimento
hostoria linda de davi✝️🥰🥰
Que benção! 🥰🎶❤️
Amo a Davi, a sua história me ensina muito.
Deus seja louvado ♥️
Paciência é um Dom do Espírito!
Que perfeição de texto.
Que perfeição de texto.
Que estudo maravilhoso amo ler os Blog 🙌 aprendendo a cada dia ✝️
Entendermos a soberania de Deus, de fato nos coloca em posição de servos, independente do que aconteça Ele preside !
É muito bom aprender a palavra
Davi o segundo ❤️ de Deus 🙏🏾
Linda história de Davi
Texto maravilhoso e eficaz, que nós da forças a continuarmos esperando nas promessas do Senhor…Amém
Boa tarde, muito forte esse estudo uma palavra simples porem eficaz Deus é maravilhoso, achei interessante qnd a autora diz: -“Davi teve que esperar muitos anos até de fato se tornar rei. Foi nesse tempo que ele aprendeu que Deus sempre mantém Sua palavra em Seu momento perfeito. Essa também é uma lição para nós, que devemos descansar no Senhor e esperar pacientemente por Ele.” Descansar não é uma tarefa fácil, mas é preciso, achamos que o “relógio” de Deus esta devagar ou até mesmo parado, porém ele é perfeito e o momento perfeito de agir é somente ele quem sabe, nossa muito forte estou emocionado lendo isso, muito forte, que o Espirito Santo sempre nos traga essa revelação que há um tempo certo para todas as coisas.
Que Deus continue usando vcs dessa forma abençoadíssima.
Edificante, e mostra o quanto a palavra é rica!
Glorificado e exaltado seja o nosso Deus.
Ótimo 🙏🙏
Glória a Deus
Que estudo lindo. Amei. Deus abençoe vocês. O tempo e de Deus e não nosso.
Amém 🙏
Amém
Obrigado Senhor
Que bênção palavras que ensinam!!
Muito bom. 👏🏻👏🏻👏🏻
Que historia bíblica mais completa. Realmente mostra que devemos sim descansar no senhor. Tudo que ele promete ele cumpre.
Deus é bom e misericordioso. Só precisamos ser sinceros e reconhecer nossos erros nossas fraquezas.
Amei o estudo muito obrigada Deus seja louvado
Achei muito forte isso, que possamos ter paciência sempre é esperar em Deus pois ele tem o melhor pra nós!!
Muito forte isso ❤️
Esse estudo de Davi, me fez lembrar da minha vida, na minha caminhada com Deus, dos meus altos e baixos na fé, minha crises existenciais, minha ida e vindas do caminho do Senhor.
Agora mesmo estou retornando para Deus, pois, estive longe dos caminhos do Senhor por cinco anos.
Assim como David, reconheçamos que erramos l senhor é justo e nos perdurará
Amém, Deus tem o controle e escreve a história de cada filho.
Estudo maravilhoso!
Amei!!!!
Davi é um jovem abençoado por Deus além de ser um bom pastor de ovelhas venceu um gigante chamado golias amém
Lindo Maria Clara, obrigada.
Amém.
Ahhh Maria Clara….sua linda! Feliz por ler um blog seu!!! Deus é maravilhoso!! Beijo grande!
Boa noite… Sempre tive dúvidas em relação ao espírito mau que Deus ordenava atormentar o Rei Saul. No caso, seria um demônio? Queria entender melhor… Obrigada
Pergunta: “Por que Deus enviou um espírito maligno para atormentar Saul?”
Resposta: “Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava” (1 Samuel 16:14). Isso também é mencionado em 1 Samuel 16:15-16, 23,18:10 e 19:9. Deus enviou um demoníaco “espírito maligno” para atormentar Saul. Saul havia desobedecido a Deus diretamente em duas ocasiões (1 Samuel 13:1-14, 15:1-35). Portanto, Deus retirou o Seu Espírito de Saul e permitiu que um espírito mau o atormentasse. Provavelmente, Satanás e os demônios sempre quiseram ataca-lo; Deus estava agora simplesmente dando-lhes permissão para fazê-lo.
Isto leva a uma pergunta relacionada – Deus envia espíritos malignos para atormentar as pessoas hoje? Há exemplos de pessoas no Novo Testamento sendo entregues a Satanás ou demônios como punição. Deus permitiu que Ananias e Safira fossem preenchidos com o espírito de Satanás como um alerta e exemplo para a igreja primitiva (Atos 5:1-11). Um homem na igreja de Corinto estava cometendo incesto e adultério; Deus ordenou que os líderes o “entregassem a Satanás” para destruir a sua natureza pecaminosa e salvar a sua alma (1 Coríntios 5:1-5). Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser testado e provado pelo diabo (Mateus 4:1-11). Deus também permitiu que um mensageiro de Satanás atormentasse o apóstolo Paulo a fim de ensiná-lo a confiar na graça e poder de Deus e não se tornar orgulhoso por causa da enorme abundância de verdade espiritual que foi-lhe dada (2 Coríntios 12:7).
Se Deus permite que os espíritos malignos atormentem as pessoas hoje, Ele o faz para o nosso bem e Sua glória (Romanos 8:28). Embora os demônios sejam maus, eles ainda estão sob o controle soberano de Deus. Assim como no caso de Jó, Satanás e seus anjos só podem fazer o que Deus permite que façam (Jó 1:12; 2: 6). Eles nunca agem independentemente da perfeita vontade e propósito soberano de Deus. Se os crentes suspeitam que estão sendo atormentados por forças demoníacas, a primeira resposta é se arrepender de qualquer pecado conhecido. Então, devemos pedir por sabedoria para entender o que devemos aprender com a situação. Em seguida, devemos nos submeter a tudo o que Deus tem permitido em nossas vidas, confiando que irá resultar na fortificação da nossa fé e na glória de Deus.
*Texto tirado da internet
Acredito que permissão seja diferente de vontade.
Excelente texto! Realmente a história do rei Davi é impressionante e nos ensina muito. Sou feliz e grata pela oportunidade de ser conhecida pelo Senhor e gozar das Suas misericórdias.
Que Deus continue te abençoando, Maria Clara. Que a graça seja abundante durante toda a tua jornada. Graça e paz.
Deus abençoe grandemente.
Amém, que nós tbm tenhamos essa disposição em conhecer o coração de Deus, para sermos segundo o Seu coração !