Hoje, gostaria de trazer uma palavra muito simples e breve! Temos recebido bem a exortação de nossos líderes e irmãos na fé? Temos nos submetido à liderança que foi posta sobre nós por Deus?
Esse é um tema que gosto muito de pensar e falar sobre, pois nos ajuda a crescermos em comunhão e como Corpo de Cristo.
Vamos lá?
O ensino em minha vida
Eu sempre gostei muito de aprender coisas novas e diferentes, porém era muito comum eu não me submeter às correções e exortações que recebia. Isso foi algo que Deus tratou em mim através do discipulado que participo.
Era muito duro para mim, e ainda é, ouvir correções e ouvir alguém dizendo que estou errado, pois isso machuca meu ego. Porém, conforme o tempo foi passando, fui aprendendo que os ensinamentos que eu recebia era para que eu melhorasse e crescesse em minha caminhada com Deus.
Ainda preciso aprender muito a controlar e reprimir meu orgulho, mas o Senhor tem me mostrado claramente aquilo que diz em Provérbios:
“Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.”
Provérbios 3:12
Precisamos aprender a ouvir
“Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento.”
Provérbios 9: 8-9
A Bíblia nos deixa muito claro que a exortação é necessária. Porém, de que adiantará a exortação se não dermos ouvidos àquilo que nos dizem? Esse é o momento que precisamos abaixar nossas guardas e recebermos com amor e paz aquilo que as pessoas estão tentando nos passar.
Não podemos pensar que sempre estamos certos, pois dessa forma nunca iremos aprender e nunca iremos crescer em nossa vida espiritual.
Quem queremos ser? O tolo que, ao ser corrigido, se enfurece , por não aceitar estar errado ou o sábio que, ao ser corrigido, passa a ser mais sábio ainda, pois recebe com amor a correção?
Sabemos que é difícil ser corrigido. É extremamente doloroso para nosso ego reconhecermos que erramos, que somos falhos e que não somos perfeitos. Em Hebreus podemos ver que, de fato, é muito difícil de recebermos a disciplina. Porém, ela gera fruto pacífico
“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.”
Hebreus 12:11
Temos ouvido as correções que recebemos ou temos ignorado cada uma delas e seguido nossas vidas do jeito que achamos correto? Reflita sobre isso.
Graça e Paz.
Live: conhecendo Jesus através da Palavra
AMANHÃ 21/05, às 18h30, o Marcel, fundador da Bíblia JFA, fará uma live pelo Instagram da Bíblia JFA – @bibliajfa – junto com o Fernando Ortega, fundador do ministério Não Morda a Maçã.