Ícone do site Bíblia JFA Offline

Um convite ao Espírito Santo

Um convite ao Espírito Santo

Confesso que recentemente tenho mudado muito minha postura em relação ao Espírito Santo. Eu O tenho convidado para participar de todas as áreas da minha vida, não apenas de algumas. Tenho compreendido também que Ele é uma pessoa da qual posso ser amiga. E me arrependi recentemente por O ter ignorado por tanto tempo. Mesmo tendo nascido na igreja, em alguns momentos falhei com o Espírito Santo. Muitas vezes me esqueci de ter um relacionamento com Ele, de honrá-lO. Acabei criando barreiras com a presença manifesta do Espírito pelo medo de um “uso errado” da presença d’Ele ou pelo medo de me expor de alguma forma ao me deixar ser guiada pela ação d’Ele.

Mas a verdade é que tudo muda quando percebemos o Espírito Santo e damos lugar a Ele em nossas vidas. Ainda tenho muito a aprender sobre esse assunto, pois essa experiência é bem recente, mas aqui vou compartilhar um pouco do que tenho vivido e aprendido.

Dependemos d’Ele

Em primeiro lugar gostaria de falar sobre o quanto precisamos do Espírito Santo em nossas vidas e em nossas igrejas. Recentemente tenho sido muito desafiada em minha vida pessoal e em minha igreja local a tomar decisões importantes, discipular, lidar com questões relacionais, lidar com pessoas e inclusive a discernir o ambiente espiritual.

A verdade é que percebi que se ficarmos no raso até é possível ir levando as coisas de forma humana, orar com a alma, aconselhar conforme nossa própria percepção e ir usando nossas faculdades mentais, até porque Deus nos deu inteligência mesmo. Mas se quisermos ir mais fundo e de fato cumprirmos o chamado do Pai, não tem como seguirmos sem a presença viva do Espírito Santo em nós. Como orar o que Deus quer que oremos? Como discernir se alguém está com um espírito maligno que precise de uma oração mais intencional? Como ter sabedoria quando alguém nos procura compartilhando algo que para nós é totalmente novo? Somente pelo poder do Espírito Santo!

Jesus sabia da importância do Espírito em nossas vidas e, por isso, já havia anunciado que Ele viria para estar conosco. Ele prometeu que Ele mesmo pediria ao Pai para que enviasse o Espírito ao nosso favor.

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará. É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês.” – João 14:16-17

Cristo precisou ascender ao céu e reivindicar o dom do Espírito em favor dos homens. Se Jesus não tivesse “subido”, e o Espírito Santo “descido”, teríamos uma comunicação limitada com a presença de Deus.

Somos privilegiados

Com a graça e dom de Deus temos acesso a uma presença permanente do Espírito Santo em nós, algo que no Antigo Testamento era privilégio de pessoas específicas. Reis ou profetas recebiam uma unção especial do Espírito para cumprir determinado propósito, ofício ou ocasião.

Hoje qualquer um de nós que recebe a Cristo tem o privilégio de viver uma comunicação intensa com o poder de Deus e a realidade espiritual através do Espírito Santo. Muito bom o exemplo que li em um livro recentemente de um pai que precisa se ausentar da casa para reivindicar uma herança que tiraria sua família da condição de pobreza. Jesus da mesma forma precisou se ausentar do plano terreno para que pudéssemos sair da nossa espiritualidade pobre e limitada para um derramamento geral e uma presença constante do Espírito Santo.

Jamais se sinta indigno de acessar a presença de Deus e de se relacionar de forma íntima e intensa com o Espírito Santo. Nenhum de nós seria digno! Mas isso não tem a ver com sermos bons ou ungidos demais. Tem a ver com sermos filhos de Deus, com o sangue de Cristo estar sobre nós. É por pura graça que Jesus nos capacitou a participarmos de sua herança. Precisamos crer nas promessas da Palavra de Deus para nós.

“…Ele os capacitou para participarem da herança que pertence ao seu povo santo, aqueles que vivem na luz.” – Colossenses 1:12

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.”Hebreus 10:19-20

“Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido.” – Efésios 1:13

Sobre quem Ele é

Uma amiga querida foi muito usada por Deus para justamente nesta fase que tenho vivido me dar um livro chamado “O Deus Esquecido”, que fala sobre o Espírito Santo. E esse livro pontua vários atributos do Espírito, mas vou listar alguns aqui.

Em primeiro lugar, o Espírito Santo é uma PESSOA DIVINA. Muitas vezes só conseguimos enxergar o Espírito de forma impessoal. Ele é comparado com água, fogo, vento, entre outros adjetivos. Equivocadamente podemos ver pessoas O tratando como uma “força”, “energia” ou “poder”, o qual pode ser usado ou controlado. Mas quando compreendemos que Ele é uma pessoa, mudamos a nossa forma de nos relacionar com Ele. Passamos a ter um relacionamento pessoal com o Espírito Santo. E é para essa forma de se relacionar que fomos chamados. Ele se relaciona inclusive com o Pai e com o Filho ao longo da Bíblia.

Nas Escrituras podemos ver que Ele age como uma pessoa. É capaz de sentir conosco as nossas dores e nos consolar/encorajar (Jo. 16:7), Ele tem emoções (Ef. 4:20), Ele pensa e intercede por nós (Rm. 8:27).

Aliás, sobre o atributo de ser nosso INTERCESSOR, o Espírito Santo é Aquele que intercede por nossas vidas segundo a vontade de Deus, como também está escrito em Romanos 8:27. Como falei no início, temos inteligência, mas nossa inteligência é limitada. Tantas vezes com nossa própria alma podemos orar de forma errada ou pedir pelas coisas erradas. Contudo, o Espírito Santo sabe do que nós realmente precisamos. Ele conhece tanto o nosso coração como também a vontade do Pai para interceder da forma correta em nosso favor.

Por último, vale destacar que ELE É DEUS. Diversas passagens se referem ao Espírito Santo como Deus (At. 5:3-4). Os atributos descritos sobre Ele são atributos divinos. Ele é Santo e Eterno. Como lemos, Jesus prometeu que o Espírito Santo estaria conosco “para sempre”. Ele estava presente em diversas situações desde a Criação no Gênesis. Ele também é onisciente, pois como está escrito “O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus” (1 Co.2:10).

Enfim, são muitos os atributos do Espírito Santo que podemos explorar em outros textos.

Para Concluir

O intuito desse texto é te incentivar a convidar o Espírito Santo para estar presente em todas as áreas de sua vida e em tudo o que você fizer. Se possível, faça uma oração como eu fiz pedindo perdão ao Espírito Santo por talvez tê-lO ignorado ou não ter se relacionado com Ele de forma pessoal. Se você é alguém que já busca pela presença d’Ele, que você possa ir ainda mais fundo no conhecimento d’Ele.

Graça e Paz!
Gabi

Sair da versão mobile