Ícone do site Bíblia JFA Offline

Trocando maldições por bênçãos

Trocando maldições por bênçãos

Tenho pensado muito sobre o quanto as palavras que ouvimos criam coisas dentro de nós. Confesso que nunca fui a pessoa mas atenta ao modo de falar durante a minha vida. Quando me entreguei a Cristo, no entanto, comecei a me policiar mais sobre as coisas que saiam da minha boca.

Acho interessantíssimo lembrar que Deus criou os céus e a terra declarando coisas. Ele não usou suas mãos poderosas e nem ficou brincando de modelar algumas coisas. Todo o poder d’Ele foi manifesto na matéria através de suas palavras. “Haja luz”, “Que a terra produza ervas” entre outras frases.

Vendo que após criar todas essas coisas a Bíblia diz que “Deus viu que isso era bom” é nítido que através de suas palavras o Senhor estava criando bênçãos.

A palavra grega para “abençoar” é ευλογεω (eulogeu). Que é uma mistura entre as palavras “falar” e “tornar próspero ou feliz”. Isso mostra que nossa fala tem o poder de criar felicidade e prosperidade a nossa volta. Mas será que temos usado esse poder apenas para criar boas coisas?

Chega de reclamar!

Um dos males que mais vejo no dia-a-dia entre os cristãos é a murmuração e o pessimismo constantes. Chego a me irritar em pensar como um povo que foi escolhido para desfrutar das riquezas do Reino de Deus pode viver de uma forma tão negativa.

Em todo o tempo ouvimos sobre as dificuldades, ou sobre a vida “estar indo”. Cansei também de ouvir a frase “não aguento mais essa vida”.

Creio que essa murmuração seja um dos motivos de muitos não conseguirem enxergar a alegria plena de Jesus Cristo. Temos o poder de escolher as coisas que saem da nossa boca e usamos isso para reclamar o tempo todo.

“Nem murmureis, como também alguns deles murmuraram, e foram destruídos pelo destruidor.” (1Co 10:10)

A murmuração dá espaço para que o diabo nos destrua! Se queremos vencê-lo em nosso dia-a-dia, parar de reclamar é o primeiro passo.

Vigie sua boca

Existem alguns textos bíblicos que quero conectar aqui antes de continuar essa reflexão.

“Guarda o teu coração com toda a diligência, pois dele provém as questões da vida. Afasta de ti a boca maléfica, e afasta de ti os lábios perversos.” (Pv 4:23-24)

“E a língua é um fogo; um mundo de iniquidade, assim a língua está entre os nossos membros, para que contamine todo o corpo, e inflame o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.“ (Tg 3:6)

“De uma mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que estas coisas sejam assim. Porventura de alguma fonte, de um mesmo local, jorram água doce e água amarga?” (Tg 3:10-11)

No primeiro texto, vemos que algo que devemos fazer para guardar nosso coração, que é de onde procedem as questões da vida (e não da morte), é afastar a maldade da nossa boca. Quando paramos de dizer coisas de maneiras pessimistas, estamos protegendo o nosso coração.

Assim como no segundo texto, é dito que o simples ato de falar é capaz de contaminar com todo o corpo com o inferno.

E no terceiro, vemos que temos o poder de criar vida e criar morte. De abençoar e de amaldiçoar. Se vivemos pelo Espírito, jamais poderia ser dessa forma.

Cuidado com o que diz aos outros

É importante também, nos atentarmos às coisas que dizemos para as pessoas que convivem conosco. Sabendo que a palavra possui um grande poder, através do que falamos podemos machucar muito alguém que amamos.

Eu não preciso nem citar quantas frases ouvimos diariamente sobre não sermos capazes de algo. Frase que anulam o valor de uma pessoa. Ou até que destroem esperanças e sonhos. Devemos nos precaver dessas coisas e focarmos totalmente em abençoarmos uns aos outros.

Palavras geram marcas profundas de morte ou de vida na alma das pessoas. Então sugiro a todos os irmãos que comecem a se esforçar para trocar as palavras de negativismo por palavras de positivismo.

Ter um coração grato é uma das coisas que mais podem satisfazer o nosso Espírito e nos dar ainda mais intimidade com Deus.

Comece o dia agradecendo a Deus pelo dom da vida. Agradeça pela saúde dos seus familiares. Pelo alimento em sua mesa. Pela oportunidade de podermos, através de Jesus, sermos chamados de filhos. Em todo o tempo, troque a murmuração por palavras de bênção. Substitua o “está difícil” pelo “tudo vai melhorar”.

Garanto, pela autoridade de Jesus, que a paz que excede todo o entendimento humano virá aos seus corações através desse pequeno ato!

Vamos conversar!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!

Não se esqueça de nos enviar seu testemunho através do e-mail contato@bibliajfa.com.br. Queremos ouvir sobre suas experiências com Deus.

Sair da versão mobile