Ícone do site Bíblia JFA Offline

Tenha paciência com as pessoas!

Tenha paciência com as pessoas!

Será que temos pensado um pouco no lado do outro? Será que temos entendido que cada um tem seu tempo? Ou temos perdido a paciência com facilidade?

Hoje gostaria de comentar sobre um tema muito interessante, que muitas vezes não damos devida atenção.

Vamos lá?

O domínio próprio

“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.”

Provérbios 16:32

O domínio próprio tem a ver com a nossa capacidade de controlarmos nossos impulsos, atitudes, comportamentos e emoções. Creio que tenha tudo a ver com paciência.

Infelizmente é muito fácil e comum nos estressarmos e perdermos a paciência com as pessoas ao nosso redor, sejam parentes, amigos, conhecidos ou até mesmo pessoas que não conhecemos. Ao meu ver, isso acontece por conta do egoísmo que existe dentro de nós.

Sempre tendemos a pensar em nós mesmos antes de pensarmos nas outras pessoas. Isso é algo de nossa natureza e, consequentemente, passamos a querer que tudo aconteça quando e como queremos. Por consequência, tendemos a reagir da forma errada às situações que não são como desejamos. Mas não é assim que as coisas devem funcionar, certo?

O serviço

“Nada façais por rivalidade nem por vaidade; pelo contrário, cada um considere, com toda a humildade, as demais pessoas superiores a si mesmo.”

Filipenses 2:3

Não é novidade que vivemos em sociedade; e a Bíblia fala muito sobre viver em sociedade e como devemos agir.

Pelo fato de vivermos em sociedade, precisamos entender que as pessoas que estão ao nosso redor também tem necessidades, anseios, dificuldades e planos. Além disso, é fundamental entendermos que as pessoas ao nosso redor não são iguais a nós, portanto cada um tem seu tempo e cada um está vivendo sua própria fase de vida.

Não podemos forçar alguém a fazer algo ou aprender algo, pelo simples fato de que aprendemos daquele jeito ou porque para nós aquilo é fácil ou simples. Cada um tem suas dificuldades e, na maioria das vezes, a dificuldade da pessoa ao seu lado não será a mesma que a sua!

Então precisamos aprender a respeitar, não apenas o tempo das outras pessoas, mas principalmente o tempo de Deus.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

Eclesiastes 3:1

Graça e Paz!

18º Episódio do Bíbliacast JFA

Neste episódio falamos um sobre olharmos para nós mesmos e percebemos aquilo que estamos fazendo de errado e de certo. Você tem analisado seu coração ou simplesmente confia em tudo o que faz e não pensa nisso? Embarque conosco nessa reflexão de hoje!

Sair da versão mobile