É interessante que a bênção na Bíblia está sempre muito ligada a uma prosperidade familiar e geracional.
O Salmo 128 fala sobre o que acontece com aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos: v4. Sua esposa será como videira frutífera que floresce em seu lar. Seus filhos serão como brotos de oliveiras ao redor de sua mesa…v6. Que você viva para ver seus netos. Que Israel tenha paz!
Neste Salmo é possível ver também que a bênção que está sobre aquele que anda nos caminhos do Senhor se estende para toda a sua família, de geração em geração.
A bênção sobre a família de Abraão
Abraão era um homem temente a Deus. Obedeceu ao chamado do Senhor de ir à outra terra. Ao longo de seu caminho construiu altares em adoração a Deus. Sua principal característica era a fé.
Em Gênesis 13:15-16 vemos que as bênçãos sobre a vida dele se estendiam a seus descendentes (v15. “Toda esta terra…eu dou a você e a seus descendentes…”) e incluíam a própria promessa de uma futura grande descendência que viria dele (v16. “Eu lhe darei tantos descendentes quanto o pó da terra…”).
Na família de Abraão é possível notar bênçãos e promessas ligadas diretamente à família.
Uma família que ama a JESUS é abençoada
Como é bom quando uma família serve a Deus e seus membros são comprometidos com o Evangelho verdadeiramente, pois não existem pessoas perfeitas ou um lar perfeito. Família, sobretudo o casamento, é um lugar onde desiguais convivem. Contudo, pessoas que se submetem ao discipulado de Cristo sempre prosseguirão para terem um coração ensinável, humilde e que busca fazer a vontade do Pai. Quando marido, esposa e filhos amam a Jesus de verdade, estarão em permanente processo de santificação e aperfeiçoamento.
Na carta aos Filipenses o apóstolo Paulo fala a respeito do crescimento constante que temos por meio de Cristo: Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. – Filipenses 1:9-11
Por esse motivo, uma vida de temor a Deus gera consequentemente uma família abençoada, onde seus membros buscam viver os padrões do céu e fazer a vontade do Pai. Para compartilhar o meu testemunho pessoal, recentemente tenho tido tantos estalos importantes sobre pensamentos e comportamentos que preciso mudar. Creio que se eu caminhasse sem Jesus, isso não teria acontecido.
Ainda que você seja o único cristão de sua casa, saiba que a obra de Jesus em sua vida com certeza produzirá frutos em sua família!
Pense no seu testemunho e compartilhe!
Pense em tudo o que Jesus já fez em sua vida, pois é impossível vivermos com Cristo sem transformação. De que forma você tem mudado em relação à forma com a qual se relaciona com seus familiares ou cônjuge? Você percebe algo que mudou em seu lar a partir do momento em que você teve um encontro com Jesus? Sua família foi restaurada pela ação do Espírito Santo? Lembre-se das bênçãos de Deus e compartilhe compartilhe seu testemunho para levar esperança a mais pessoas!
Graça e paz,
Gabi