O ser humano ama a liberdade, o sentimento de ter o controle e o poder de decisão.
Se algo bom resulta da escolha, comemoramos e nos sentimos extremamente inteligentes e realizados. Mas se a escolha traz consequências ruins, nos revoltamos contra alguém próximo ou até mesmo contra Deus, tentando a todo custo tirar a responsabilidade de nossas mãos.
Filhos educados
Deus nos deu liberdade de escolha, mas com isso também recebemos a responsabilidade pelas nossas escolhas e decisões.
Estou dizendo isso para te lembrar que o mundo não está nas mãos do inimigo porque Deus o deu a ele, ou porque o Senhor deseja a destruição. Mas sim porque o homem, tendo recebido a terra do Senhor, a entregou ao diabo.
Não culpe o pai pela escolha do filho. Por mais que a autoridade do pai ensine, o mundo e as experiências vividas ao longo dos dias podem transformar o filho e moldar seus pensamentos. Isso muda todo o caminho e acaba distanciando o que o Senhor quer para Seus filhos.
Mas o filho pode sempre voltar às suas origens, àquilo que moldou quem ele é em sua essência.
Ligue ao céu
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”
Gênesis 1:28 (ACF)
O Senhor nos instrui diariamente e deixou Suas palavras para que as seguíssemos. Ele é um Pai que ensina e direciona, mas cabe a nós decidirmos se queremos seguir esses passos.
Em Gênesis, está escrito que a terra foi dada ao homem para que ele a domine e governe. Em parte do texto, Deus diz: “sujeitem-na a mim”.
A terra está sob a autoridade do homem e sua liberdade para tomar decisões; foi dada para ser governada pelos filhos.
Por isso, precisamos orar, ligando o céu à terra, chamando Deus para que Ele aja, tendo liberdade. No céu, a vontade de Deus acontece sempre sem restrição, mas para que esse agir seja liberado sobre a terra, é necessário que clamemos o nome do Pai.
Claro que sempre seremos amados por Deus. Mas constantemente queremos que tudo seja à nossa imagem e semelhança, esquecendo que, antes de tudo, somos imagem e semelhança de Deus.
Escolha a sabedoria d’Ele
“Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.”
Salmos 115:16 (ACF)
Se não sujeitamos a terra e nossas escolhas ao Pai, se não as colocamos em Suas mãos, seguindo Sua direção, as coisas acontecerão baseadas em nossas ações, e as consequências geradas serão nossas e apenas nossas.
Quando vemos que o mundo está cada vez mais sob o domínio do diabo, isso não é culpa de Deus, mas resultado das nossas permissões. O inimigo só tem a autoridade que lhe damos; sozinho, ele não tem poder. Porém, se o permitimos, ele começa a mover-se e a agir através de nossas mãos, influenciando nosso caminhar.
Sujeitar o mundo ao Senhor significa isso: Ele nos entregou o mundo e tudo que há nele, nos instruiu e continua a nos instruir sobre como governar essas coisas, e precisamos sujeitá-las a Ele novamente. Devemos entregar tudo em Suas mãos mais uma vez, dar o domínio ao Pai, aprender com Ele como caminhar, confiar e entregar esse governo ao Senhor, e receber d’Ele o discernimento para seguir.
Escolha o Senhor e Sua sabedoria todos os dias.