Ícone do site Bíblia JFA Offline

Suba na árvore!

Suba na árvore!

Em Lucas 19 vemos a história de Zaqueu. Um homem pequeno em estatura, mas que tinha um desejo imenso de ver o Senhor. 

Fique exposto

“Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. O texto conta que Zaqueu subiu em uma árvore quando Jesus passava para que pudesse ser visto por Ele, pois sabia que sua baixa estatura o faria ser encoberto pela multidão ao redor.”

Lucas 19:2,3 (NVI)

Ao lermos os versos dessa história, podemos interpretar, de forma equivocada, que o Senhor enxergou Zaqueu por ele estar em uma posição elevada.

Zaqueu era o chefe dos publicanos, um povo cujo status social era equiparado ao de pecadores, prostitutas e leprosos na época. Por isso, ele era considerado tão pecador e impuro quanto eles, e as pessoas o odiavam. Ele sempre andava acompanhado por guardas romanos para garantir sua segurança.

Mesmo sabendo do risco de ser linchado, Zaqueu se expôs. Colocou-se em uma posição de evidência, buscando ver o Filho de Deus.

Seja vulnerável

“Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: ‘Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje’. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.”

Lucas 19:4-6 (NVI)

Deus não o viu por causa de sua riqueza, mas porque Zaqueu reconheceu sua pequenez e não teve medo de buscar pelo Senhor.

Embora fosse considerado um dos piores pecadores por seu próprio povo, ele se apresentou diante do Senhor e demonstrou como estava repartindo o que tinha com os necessitados.

O nome “Zaqueu” significa pureza e justiça. Ele nasceu com um nome de um judeu puro e justo, mas foi corrompido ao longo de sua vida. Em sua busca por riquezas e status, ele se perdeu.

No entanto, Zaqueu se humilhou e se colocou em risco para que pudesse sentir mais próximo de Jesus naquele momento. Seu coração estava sedento por conhecer a Cristo, e ele não se intimidou; foi em direção ao Senhor buscando por mais de Sua presença, não por mais riquezas.

Clamor do coração

“Jesus lhe disse: ‘Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

Lucas 19:9,10 (NVI)

O Pai não olha para o seu pecado, nem para o seu dinheiro ou status social. Ele está muito mais interessado no quanto você reconhece sua pequenez diante d’Ele e no quanto seu coração está disposto a buscá-Lo, sem medo de se expor por isso.

Derrame-se na presença do Senhor. Não tenha receio de se humilhar para ser visto por Ele e para ver a face d’Ele.

Não importa o tamanho da árvore que você escale ou o quanto de dinheiro você tem no bolso. O que importa é o seu coração, o seu desejo por Deus e a disposição de deixar tudo de lado para recebe-Lo e tê-Lo mais perto de seus olhos.

Sair da versão mobile