Ícone do site Bíblia JFA Offline

Somos um em Cristo

Somos um em Cristo

Confesso que demorei a decidir sobre o que escreveria no blog essa semana. Quando orei pela manhã, senti de escrever algo sobre a passagem a seguir:

Eclesiastes 4:9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor recompensa por seu trabalho.

Sempre utilizamos essa passagem para falar sobre a importância da amizade e de não se caminhar só. Hoje, porém, creio que Deus me trouxe uma nova revelação a partir do mesmo texto. A importância de caminharmos juntos em igualdade. Somos todos um em Cristo como está escrito em Gálatas 3:28 (Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus).

Vivemos em uma sociedade que busca em primeiro lugar a satisfação própria. Temos firmada em nossas cabeças a competição constante com as outras pessoas em redor. Por toda nossa vida somos condicionados a buscar sempre o primeiro lugar em relação aos outros. Isso pode acontecer em diversas áreas da nossa vida. Seja na busca de uma posição melhor no trabalho, seja na busca por maior destaque dentro de nosso ministério. Não estou dizendo que devemos nos conformar com o lugar onde estamos. Muito menos de desistirmos de buscarmos crescimento em todas as áreas da vida. Mas sim que esse não deve ser o nosso foco principal como cristãos.

O plano original

Genesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre toda a coisa rastejante que rasteja sobre a terra.

Quando Deus criou o homem e o colocou na terra, fez isso com a intenção de que o homem, sempre debaixo de sua vontade, tivesse domínio sobre todas as coisas na terra. O propósito divino nunca foi que o homem tivesse domínio sobre outro homem. Mas sim que todos reinassem juntos sobre toda a criação de Deus.

O problema

Eclesiastes 4:4 Novamente, considerei todo o trabalho, e toda a obra correta, pela qual um homem é invejado pelo seu próximo. Isto também é vaidade e angústia de espírito.

O problema então, como se pode ver, não é buscar crescimento, mas sim fazer isso motivado pela inveja ao próximo. Por querer sempre estar acima do outro. A Palavra de Deus diz que isso é vaidade. Ou seja, é algo vão e que não tem o menor sentido para alguém que está buscando viver uma vida segundo a vontade de Deus.

A inveja reflete a angústia de espírito e isso nada mais é do que a busca por algo que não está alinhado à perfeita e agradável vontade de Deus.

Conclusão prática

Eclesiastes 4:6 Melhor é a mão cheia de quietude do que ambas as mãos cheias com trabalho, e angústia de espírito.

Não devemos buscar crescimento motivados em inveja e em querermos ser maiores que os outros. Deus fez toda a espécie humana para reinarmos juntos, em igualdade. No plano perfeito de Deus não há diferença. Ninguém é maior que ninguém e nos contentamos com aquilo que Deus nos dá, nunca almejando querer ter ou ser mais. Juntando todos os versículos podemos entender que juntos, na mesma posição e livres de inveja, obtemos quietude e paz ao invés de nos angustiarmos em todo o tempo por estarmos indo contra aquilo que Deus, em sua infinita sabedoria, sabe que é o melhor.

Fique por perto!

Para um contato mais pessoal, estou no instagram (@zmbrandao). Siga também a @BibliaJFA! Queremos ouvir você! Envie suas experiências e testemunhos para contato@bibliajfa.com.br

Sair da versão mobile