Ícone do site Bíblia JFA Offline

Somos adotados por Deus

Somos adotados por Deus

Você pode estar pensando: Como assim adotados por Deus? E bem, são adotados por Deus aqueles que se redimiram de seus pecados pela obra de Jesus Cristo. Estes são aqueles regenerados pelo Espírito Santo e justificados por Deus mediante os méritos de Cristo. Aqueles declarados justos por Deus, são também por Ele adotados como filhos, membros de sua família celestial.

Em Romanos 8:13-17, o apóstolo Paulo escreve que os crentes receberam o espírito de adoção, e são agora guiados pelo Espírito de Deus. Isso significa ser o Espírito Santo que dá testemunho com nosso espírito que somos filhos de Deus.

Mas todo mundo já não é primeiro filho de Deus?

Feito este questionamento, quero trazer a reflexão que, na verdade, o homem caído é “filho da ira” devido ao seu estado de pecado (Efésios 2:3). Portanto, nem todos são adotados pelo Senhor, claro que essas pessoas podem ser usadas, porque quando Deus quer agir, Ele usa pessoas e situações. Usou até mesmo um jumento. Mas para sermos adotados precisamos primeiro reconhecer a salvação em Cristo Jesus. (Mateus 13:38; João 8:44; Atos 13:10; 1 João 3:8-12).

O apóstolo Paulo, também escreveu que Deus enviou seu Filho, Jesus, para redimir os que estavam debaixo da Lei. Estes recebem a adoção de filhos (Gálatas 4:5). Desta forma, a doutrina da adoção é uma verdade maravilhosa para uns, e terrível para outros. Isto porque ela destrói a crença de que todos são filhos de Deus.

Podemos dizer, que essa verdade revela de forma ainda mais clara a grandiosidade do amor de Deus. Ele nos ressuscitou quando estávamos mortos (regeneração). Declarou-nos justos sem merecermos (justificação), e nos recebeu legalmente em sua família (adoção). Essa verdade expressa algo maravilhoso sobre Deus: sua bondade, pois ele pegou aqueles que mereciam o inferno e os fez seus herdeiros (Romanos 8:7).

A adoção faz parte do decreto eterno de Deus. Com está escrito: “Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele, em amor Deus nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:4-6).

Isso significa que a base da adoção não está em nós. Deus não nos escolheu porque éramos santos e irrepreensíveis, merecedores de sermos seus filhos. Ele nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis, e para que pela obra de Cristo e nossa união com Ele, pudéssemos ser seus filhos.

O benefício da adoção

Aqueles que são adotados por Deus têm acesso ao trono da graça, e clamam a Deus dizendo “Aba, Pai”. Os adotados por Deus são por Ele instruídos, corrigidos, protegidos e preservados. Eles nunca serão lançados fora, nunca se tornaram bastardos, pois foram feitos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Romanos 8:17). E sendo assim, eu creio que Deus tem uma obra linda na vida de cada filho adotado por ele!

25 de maio, dia da adoção

Hoje é o dia nacional da adoção e pensando em toda a graça que recebemos ao sermos adotados por Deus, gostaria de trazer um olhar para esse tema tão importante. Segundo o site do senado, no ano de 2020, o Brasil tinha 34 mil crianças e adolescentes vivendo em abrigos, um dado esse muito triste e que nós como cristãos precisamos nos posicionar.

Se você já conviveu com pessoas que foram adotadas ou conheceu pessoas que viveram em orfanato, deve saber como é uma realidade triste, onde a criança se encontra fragilizada, com sentimento de que foi esquecida ou abandonada, algo que só quem viveu pode explicar. Tal sentimento pode causar um impacto difícil de se reparar na vida de uma criança, mas há famílias que podem adotar e, por que não o fazer?

A adoção pode transformar a vida de uma criança e de uma família, então que possamos lutar para que cada vez menos crianças e adolescentes enfrentem essa situação tão dolorosa, lembre-se: você também foi adotado!

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui

Sair da versão mobile