Ícone do site Bíblia JFA Offline

Soberania

Soberania

Soberania significa: “autoridade superior que não pode ser restringida por nenhum outro poder e, portanto, constitui-se como o poder absoluto de ação legítima.”

Confiar na soberania de Deus significa reconhecer que Ele está acima de todas as coisas e não nos deve justificativas.

Ele vê além do que podemos compreender e nos chama a descansar em Sua vontade. A verdadeira fé não exige respostas constantes, mas se sustenta na certeza de que Deus é perfeito em tudo o que faz.

Deus não deve explicações

A soberania de Deus significa que Ele governa sobre todas as coisas sem precisar justificar Suas ações. Muitas vezes, queremos entender cada detalhe do que acontece em nossas vidas, mas Deus não está sujeito às nossas limitações.

Em Jó 38:4, Ele pergunta: “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?”. Essa passagem nos lembra que Deus existe desde antes de tudo, inclusive de nós e toda a experiência que podemos ter. Seu conhecimento vai além do que podemos compreender. Ele não precisa nos explicar Seus planos para que eles sejam perfeitos.

Nosso desejo de controle e compreensão nos leva a querer respostas imediatas, mas a fé verdadeira consiste em confiar mesmo quando não é possível ver. Quando exigimos explicações constantes, colocamos Deus no mesmo nível da nossa lógica humana, limitando Sua soberania. Ele não está preso ao nosso tempo ou à nossa ansiedade, e aprender a esperar n’Ele é um exercício de crescimento espiritual.

A Ansiedade não comanda Deus

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Isaías 55:8-9 (ACF)

Ao invés de buscar explicações, devemos ansiar um relacionamento mais profundo com Deus. Sua Palavra e Sua presença são suficientes para nos dar paz, mesmo quando não entendemos o que Ele está fazendo. A confiança em Deus nos ensina a descansar, sabendo que Ele age sempre para o nosso bem, mesmo que as circunstâncias nos façam acreditar que Ele está longe.

A ansiedade nos faz buscar respostas imediatas, ao invés de buscá-Lo e esperar, mas Ele não é governado por nossas emoções. O Senhor opera no tempo certo e conforme a Sua vontade, além da nossa pressa ou impaciência. Nossa visão limitada não pode compreender Seu plano perfeito.

Quando deixamos a ansiedade dominar nossa fé, acabamos duvidando do caráter de Deus e de Seu amor por nós. Isso nos leva a querer tomar o controle das situações, esquecendo que Ele é quem dirige tudo. Nossa segurança não está em saber cada detalhe do futuro, mas em confiar que Ele já escreveu cada página da nossa história.

Dependência completa

“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” C

Colossenses 1:16 (NVI)

Embora Deus não precise de nós para nada, nós precisamos d’Ele para tudo. Desde o fôlego de vida até a direção para o futuro, nossa existência depende completamente de Sua graça e providência. Sem Ele, não há sentido na vida, e qualquer tentativa de independência resulta em frustração e vazio.

Nada acontece sem Sua permissão, e é somente em Sua presença que encontramos propósito e direção. O convite de Deus não é para entendermos todos os Seus caminhos, mas para confiarmos n’Ele de todo o coração. Quando entregamos nossa vida completamente a Ele, encontramos segurança na certeza de que Seu amor e cuidado nunca falham. Ele é Deus, Ele é soberano, e isso é mais do que suficiente para descansarmos em Sua vontade.

Sair da versão mobile