Na reflexão de hoje quero relembrar da parábola do semeador que se encontra em Mateus 13, nessa passagem Jesus está a falar para uma multidão em parábolas e então fala sobre o solo fértil que é uma analogia ao nosso coração:
Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
Mateus 13:3-8
Explicação da Parábola do Semeador
O próprio Senhor Jesus explicou o significado da Parábola do Semeador aos seus discípulos. Jesus explicou que quando alguém ouve a mensagem do reino, mas não entende, o maligno vem e arrebata o que foi semeado em seu coração, tal como as aves comem as sementes que caem pelo caminho.
O solo rochoso no qual algumas sementes caíram, representa aquela pessoa que ao ouvir a mensagem, impulsivamente a recebe com alegria, no entanto, pela falta de raiz isso dura pouco. Pois logo surgem conflitos internos por causa da mensagem, e essa pessoa se ofende a abandonando.
Também há aquela pessoa que ouve a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a sedução das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. Esse é aquele que foi semeado entre os espinhos. Contudo, o exemplo da semente que foi semeada em bom solo representa aquele que ouve e atende a mensagem, frutificando.
Aqui já há uma clara indicação do significado de três elementos dessa parábola. Primeiro, a semente da Parábola do Semeador é uma representação da Palavra de Deus. Segundo, o semeador é uma figura do próprio Cristo, e consequentemente, de todo aquele que se ocupa do serviço de proclamar o Evangelho. Terceiro, o solo citado na Parábola do Semeador, cada qual com sua particularidade, é uma indicação do coração humano.
O que podemos tirar como lição?
A Parábola do Semeador traz lições muito importantes e quero destacar três delas. Em primeiro lugar, ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles.
Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho. Essas pessoas nem mesmo refletem na mensagem anunciada. Outras possuem um coração impulsivo que acaba recebendo superficialmente a mensagem. Uma vez que a emoção passa, essas pessoas voltam à sua antiga vida de pecado.
Outras pessoas possuem um coração muito ocupado com as coisas desta vida, ludibriadas com desejos terrenos e ilusões de riquezas, desprezam o verdadeiro tesouro que poderiam encontrar. Mas também há aquelas pessoas que possuem um coração bem preparado, um coração que responde positivamente à Palavra de Deus.
Em segundo lugar, é inegável que essa parábola destaca a responsabilidade humana pelo resultado da germinação da semente de acordo com a condição do solo. Na Bíblia a soberania de Deus jamais é vista como um problema à responsabilidade humana. Enquanto a responsabilidade humana é enfatizada na forma com que cada pessoa responde à mensagem do Evangelho, a soberania de Deus é enfatizada na verdade de que o bom solo que recebe apropriadamente a semente.
Em terceiro lugar, a Parábola do Semeador mostra que a frutificação é uma marca do verdadeiro cristão. Todo genuíno discípulo de Jesus Cristo irá frutificar para a glória de Deus. Todavia, o grau de frutificação não é igual para todos. Uns produzem cem por cento; outros sessenta; e outros trinta.
Que tipo de solo é o seu coração?
E o seu coração como anda? Ele está queimando pela palavra de Deus ou você anda cheio de dúvidas? Para frutificarmos precisamos preparar o nosso solo, buscando a verdade na palavra de Deus que é a Bíblia e pedindo por ajuda do Espírito Santo para discernirmos sobre o que ali está escrito.
Sei que muitas vezes não conseguimos ter uma rotina de leitura bíblica com todos os afazeres do dia a dia, mas quando criamos esse hábito até mesmo nosso dia a dia passa a fluir melhor. Estamos mais preparados para os desafios do dia a dia.
Deus te abençoe!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!