Ícone do site Bíblia JFA Offline

Série: Qual a cura que você precisa? [Cura Emocional]

Série: Qual a cura que você precisa? [Cura Emocional]

Hoje daremos continuidade a série “Qual a cura que você precisa?”, onde através de três reflexões relembraremos histórias bíblicas de cura física, emocional e espiritual, nas quais o Senhor trabalhou a favor de seus filhos, mostrando mais uma vez sua glória e infinita bondade. 

No último texto falamos sobre cura física e hoje falaremos sobre a cura emocional, tema esse que tem se tornado cada vez mais importante considerando o mundo no qual vivemos. Trabalho excessivo, polarizações, informações que chegam a nós a todo tempo e tantas outras coisas, cada vez mais vemos pessoas com estresse, ansiedade, depressão e outros maus que afetam até mesmo crianças. 

Claro que tudo isso não surgiu em nosso tempo e na Bíblia já é possível encontrar histórias de cura emocional, pois desde que há pecado na Terra, nós, seres humanos passamos a ter vidas muito mais árduas. No entanto, felizmente nosso salvador se sacrificou por nós e hoje já não precisamos mais carregar o peso do pecado, pois fomos libertos. 

Quero lembrar que doenças emocionais podem ter vários motivos que não só espirituais e que existem profissionais capacitados os quais podemos procurar para nos ajudar nesse processo de cura. E hoje para nos aprofundarmos no tema “cura emocional” trago aqui a história de Jeremias. 

Jeremias, um homem com chamado 

Jeremias não teve uma vida fácil. Deus ordenou que ele não se casasse nem formasse família, porque as crianças nascidas nessa época não teriam futuro, como está descrito em Jeremias 16:2-4. Ele também não participava de festas nem ia a funerais, e como é de se imaginar a vida de Jeremias foi muito solitária.

Devido ao seu ministério e sua mensagem sobre o castigo e destruição que o pecado do povo traria, Jeremias foi considerado um traidor, que estava tentando desmoralizar o povo. Ele foi preso várias vezes por suas pregações, foi maltratado e algumas pessoas até tentaram matá-lo! Mas no meio desse sofrimento todo, Deus protegeu a vida de Jeremias.

Como consequência de seus muitos sofrimentos, Jeremias ficou triste e deprimido. Em certa ocasião, ele até mesmo questionou o motivo de ter nascido, como está escrito em Jeremias 20:18: “ Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?”. 

Mas Jeremias nunca desistiu. Ele recebeu mensagens muito duras, mas nunca se esqueceu que Deus também prometeu a salvação e de tudo aquilo que o Senhor lhe falou. Ao longo da leitura de Jeremias, ele por várias vezes é encorajado pelo Senhor e recebe animo para continuar. Devemos nos lembrar que mesmo quando os problemas não parecem acabar, temos a promessa da salvação, a esperança em Deus nos dará força para continuar.

Quais as feriadas que você precisa curar? 

Jeremias foi machucado várias vezes e essas feridas em dado momento se acumulam e levam a perguntas como a que ele fez sobre o motivo de sua existência, então hoje quero te convidar a se perguntar quais são as feriadas emocionais que você precisa curar? 

A cura emocional muitas vezes começa no perdão o que pode não ser fácil, mas com o auxílio de Deus não é impossível. Pense no que já te machucou, pessoas, situações e leve isso ao altar do Senhor, pode parecer difícil, mas com certeza irá te libertar de um peso que você não precisa carregar. 

Outra coisa importante para fazermos em um processo de cura é selecionar aquilo que vemos e ouvimos. Quantas vezes não vimos filmes e programas que causam tristeza ou ódio, ou então ouvimos músicas que nos deixam melancólicos e tantos outros conteúdos que temos acesso hoje em dia. 

Isso não quer dizer que você não deva buscar conhecimento, mas é importante ter esse cuidado, digo por eu mesma que já tive depressão e ansiedade, quando estamos mal qualquer simples pensamento pode se tornar uma bola de neve que nos leva a um buraco ainda maior. 

Conclusão 

Deus não te julga por você não estar bem, ele é misericordioso e entende a sua dor. Então, converse com nosso Pai, leve a sua dor até ele. Tudo começa com a gente admitindo que precisamos de cura em determinada área da nossa vida. Busque também aconselhamento em sua igreja, você não precisa passar por isso sozinho, há um Deus que lhe ama muito! 

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile