Ícone do site Bíblia JFA Offline

[Série: Milagres de Jesus] Restaurando a caminhada

[Série: Milagres de Jesus] Restaurando a caminhada

Hoje trouxe para vocês um pensamento sobre o milagre da cura do paralítico para nossa série dos milagres de Jesus.

Muitas vezes podemos ver essa história focando em uma pessoa e como Jesus restaurou sua habilidade de andar, mas quero te incentivar a enxergar além.

A história

A Palavra diz no livro de João, capítulo 5, que existia um tanque em Jerusalém. Em alguns momentos um anjo descia, agitava as águas e o primeiro que entrasse no tanque era curado.

Um homem no meio da multidão era paralítico. Jesus o vendo perguntou se ele gostaria de ser curado, mas por sua dificuldade em se movimentar ele nunca chegava a tempo de ser o primeiro a entrar no tanque quando a água se movia, por isso achava que não conseguiria receber a cura.

Cristo então disse no verso 8: “levante-se, pegue sua maca e ande“. E nesse momento o homem foi curado.

A Generosidade de Cristo

O que chama atenção no texto acima é que, por mais que em alguns trechos da Bíblia lemos que para sermos curados precisamos ter fé em Deus, esse homem enfermo tinha colocado sua fé no tanque, como se o poder estivesse lá e, sem a habilidade de ir até aquele local, ele acreditava que jamais receberia sua restauração física.

Quando Jesus fez a pergunta “Você quer ser curado?” no verso 6, ele de pronto apenas explica que não conseguiria, pois não tinha ninguém que o levasse até o tanque, mas mesmo assim ele foi curado.

Cristo realmente não espera nada em troca e nós precisamos praticar essa generosidade também, de dar sem esperar receber, apenas focando em sermos filhos que fazem aquilo que o Pai deseja e deposita em nós. Jesus não só entregou e dividiu com as pessoas o poder recebido por Deus, como também olhou e percebeu o estado de dor daquele homem, que vivia ali há trinta e oito anos.

O foco no alvo certo

Cristo revelou que o poder não estava no tanque de Betesda, mas em Deus, através dele. Será que o tanque era um lugar onde Deus depositava de Sua misericórdia para manter o povo esperançoso ou era um lugar criado para que Jesus viesse e mostrasse que o verdadeiro poder no qual eles tanto acreditavam não estava em coisas, mas em Alguém?

De uma coisa sabemos: Deus cura e, nos milagres que lemos na Bíblia, somos ensinados sobre um agir generoso d’Ele. Quando somos usados para abençoar alguém como instrumento de cura e amor, devemos da mesma forma não esperar nada em troca e nos importarmos apenas em glorificarmos ao Pai, lembrando as pessoas de que o Sobrenatural vem d’Ele, não de alguém ou de algo.

Para concluir…

A história traz uma enfermidade física de uma dificuldade de mobilidade, mas será que também não temos essa dificuldade em nossa caminhada com Cristo? 

Muitas vezes Deus tem tantas coisas preparadas para nós, mas focamos em coisas físicas, recursos, habilidades que temos ou que nos faltam. Nós somos limitados e, manter uma fé em nós ou em coisas, é a certeza de que iremos nos abalar e não alcançar o objetivo.

Esqueça suas dificuldades, sua fraqueza, tire de sua memória como você é limitado, esqueça também sua força ou algum dom que possui, mas lembre-se que Cristo não depende de algo que você saiba ou não fazer, Ele derramará dessa graça sobre você, sem necessidade de um recurso como meio.

“O Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente… Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo”

João 5:19 e 26 
Sair da versão mobile