Ícone do site Bíblia JFA Offline

[Série: Milagres de Jesus] Multiplicando o pouco

[Série: Milagres de Jesus] Multiplicando o pouco

Hoje, em nosso último texto da série “Milagres de Jesus”, quero falar sobre a multiplicação de pães e peixes.

A passagem de Marcos 8 começa com Jesus falando com os discípulos sobre a grande multidão que não comia há 3 dias, pedindo para que eles tivessem misericórdia daquelas pessoas famintas.

A lógica do milagre

O que chama atenção nessa história é que foi descrito que havia ali cerca de 4 mil homens, sem citar mulheres ou crianças. Considerando ter apenas uma mulher e uma criança para cada homem ali presente, já podemos estimar cerca de 12 mil pessoas no lugar.

Quando Jesus pede aos discípulos que alimentem aquela multidão, eles perguntam no verso 4 onde, naquele lugar deserto, eles poderiam conseguir pão suficiente para alimentar tantas pessoas, e então Cristo responde com uma nova pergunta: “Quantos pães vocês têm?“. Eles respondem: “Sete” e ainda encontram alguns peixes pequenos.

Jesus tomou aquele pouco alimento que os discípulos tinham, dá graças e pede a eles que comecem a distribuir entre as pessoas. Faria sentido começar a repartir apenas 7 pães e alguns peixes para alimentar uma multidão?

O evangelho confrontante

Jesus tem o poder dos céus, Ele é o Filho enviado de Deus, Ele poderia fazer aparecer pães e peixinhos suficientes para saciar a multidão por dias, mas Ele queria a participação dos discípulos.

Focamos na parte da história em que Cristo multiplicou o alimento, pois essa é a parte confortável, mas o evangelho não está aqui para confortar apenas, mas muitas vezes para nos confrontar.

Precisamos lembrar que, antes daquele milagre acontecer, existiu entrega. Tente imaginar isso: você num deserto quente, sem comida ou água, andando por dias, e então chegam até você para pedir o único alimento que você tem. Entregar aquela comida significa no momento abster-se de se alimentar e perder a segurança de ter seu sustento para os próximos dias de viagem.

Mas os discípulos entregaram e confiaram, e a Palavra diz logo em seguida que o povo comeu até se fartar.

Total renúncia

Aqueles discípulos comeram muito mais do que comeriam se não tivessem entregado o alimento a Jesus. O que você tem para entregar hoje?

Não pense que é pouco, não pense que é insuficiente. Entregue e derrame aos pés d’Ele, pois o seu tudo pode parecer pouco para você se comparado a grandeza de Deus, mas continua sendo seu tudo, continua sendo sinônimo de renúncia e sacrifício, e é através disso que Ele trabalha e multiplica.

Sair da versão mobile