Ícone do site Bíblia JFA Offline

[Série: Identidade] Qual a sua origem?

[Série: Identidade] Qual a sua origem?

Nas próximas 4 semanas quero conversar um pouco com vocês sobre “Identidade”.

Quando nos perguntam sobre a nossa “origem”, logo pensamos em nosso sobrenome, nossa família, nosso país, nossa cidade, entre outros aspectos atrelados ao nosso nascimento.

E realmente recebemos muita influência da família que temos como “Guardiã” nesse mundo. Nossos pai, mãe, avós, tios são pessoas que nos ensinam, nos acompanham e que temos como referência em muitas áreas de nossas vidas. São aquelas das quais recebemos também uma herança genética e que influenciaram inclusive em como somos fisicamente.

Desde o DNA

O dicionário traz como significado de “Identidade” um conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la. E nós carregamos muito de nossa família terrena conosco. Nossas primeiras experiências em relacionamentos são dentro de casa, ao lado dessas pessoas. A identidade familiar é formada por diferentes identidades. O que cada pessoa é no individual compõe uma parte do que as outras também serão.

Contudo, mesmo que tenhamos herdado muitas coisas de nossa família, cada um de nós foi desenhado pelas mãos de Deus.

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe”

Salmos 139:13

Saiba que a sua verdadeira origem vem de Deus, o Perfeito Criador. Quem dá a vida é Ele. Quem te formou no ventre de sua mãe foi Ele também. Talvez a gravidez da sua mãe não foi desejada, talvez a sua família passou por situações muito difíceis que te marcaram e te influenciaram de forma ruim, mas nada disso anula o desejo de Deus de te criar nem a identidade preciosa que Ele te entregou.

Ainda bem que você é diferente!

Ainda que sejamos muito parecidos com a nossa família, considerando história, cultura e características no geral, pois crescemos sob o mesmo “teto”, Deus derramou sobre cada pessoa um dom, uma personalidade e particularidades que tornam cada ser humano SINGULAR. Cada um tem sua individualidade, nunca seremos 100% iguais aos outros.

Lembre-se disso: você não é igual ao seu pai ou à sua mãe. E realmente não é para você ser! Não se cobre em relação a isso. Vejo pessoas frustradas por não terem as mesmas qualidades de outros familiares. E que bom que elas não tem! É sinal da graça de Deus e de que existe algo único e especial sobre a vida de cada uma delas.

Como está escrito em 1 Pedro 4:10: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Esse é também o jeitinho de Deus de nos fazer aprender desde muito cedo como andar em unidade mesmo em meio à diversidade. Na família os diferentes precisam aprender a conviver em amor.

A obra prima de Deus

Para concluir este texto, gostaria de relembrá-lo de que o livro de Gênesis descreve em seu primeiro capítulo que fomos feito à imagem e semelhança de Deus (Gen. 1:26-27). Isso significa que temos uma consciência que nenhum outro ser vivo tem. A nossa origem é divina e sobrenatural. Somos Sua obra prima e os únicos capazes de nos relacionarmos com o nosso Criador de forma inteligente.

Como vimos no item anterior, foi Deus que te criou da forma singular como você é. E ele deseja se relacionar com você de forma pessoal e em sua singularidade. Somente você pode prestar culto e adorar a Deus da forma como você faz.

Não se esqueça disso!

Sair da versão mobile