Ícone do site Bíblia JFA Offline

Sentimentos me diminuem?

Sentimentos me diminuem?

Entramos em um mês muito importante: o Setembro amarelo, tempo de maior atenção na luta contra o suicídio. Diante disso, também vi necessidade de falar sobre sentimentos.

Nenhum sentimento é a chegada

”Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”

2 Coríntios 4:17

O que sentimos não é para sempre. Qualquer emoção acaba ou se transforma. Seja boa ou ruim. E isso não te faz ser menor.

Diversas vezes na minha vida eu me considerei fraca por simplesmente sentir. Talvez porque certos sentimentos possam nos deixar vulneráveis. Talvez porque eles possam interferir em muitas coisas se não focarmos.

Mas muito do que passamos ao longo da vida nos leva para um lugar muito maior, para um outro nível com nós mesmo e com Deus. Muitos momentos ruins pelos quais passei me fizeram chegar a lugares maravilhosos e com uma mentalidade transformada. Porque um momento ruim não é a linha de chegada, mas faz parte do caminho.

Sentir é necessário

”A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora. Mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia…”

João 16:21

A verdade é que sentimentos são normais. Sentir nos torna humanos e precisarmos de ajuda para controlá-los nos torna filhos.

Quando eu tinha 7 anos quebrei o braço, justo no verão. Isso me privou de muitas coisas naquela época e eu pensava: “Por que eu preciso sentir dor?“.

Eu imaginava que seria mais fácil se o braço não doesse e não precisasse me privar tanto enquanto ele curava. Mas, se eu não sentisse, eu não respeitaria o tempo de espera e ele não curaria.

O professor Sentimento

”Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria”

João 16:22

Sentir nos faz vivos.

A tristeza nos ensina sobre o processo de cura e a alegria nos mostra o prazer da gratidão. Entre esses dois sentimentos existem muitos outros, que também vêm acompanhados de seus ensinamentos e que muitas vezes fazem parte do caminho necessário para se chegar a determinado lugar. Mas saiba que os sentimentos não são o fim e não te fazem menor.

Deus tem sentimentos, e isso jamais poderia diminuir o poder d’Ele.

Por exemplo, em Gênesis 6, o texto diz que, por conta da perversidade do homem, o coração de Deus estava pesado e triste. Em Mateus 21, Jesus fica irado, quando entra no templo e vê aquele lugar que deveria ser casa de oração sendo desrespeitado.

Não invalide suas emoções

”Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.

1 Pedro 5:7

As emoções foram dadas por Deus. Portanto, a sabedoria para as controlar só pode vir d’Ele. Senão elas é que acabam nos controlando. Não sei pelo que você está passando, mas quero que você saiba que isso não é besteira. Não tenha vergonha ou receio de pedir ajuda.

Converse com seus pais, um familiar, um líder, um amigo. Você não precisa ficar bem de um dia para o outro. Processos precisam existir para que sejamos moldados.

Mas o primeiro passo precisa ser agora. Você precisa voltar a atenção ao seu braço quebrado. Ele precisa de tempo e cuidado para ser reconstruído e, além das pessoas que te amam, você tem um médico incrível e disponível a todo o momento para te guiar nesse momento delicado.

Sair da versão mobile