Ainda sobre o assunto de enterrar e plantar, quero lembrar você da importância de cuidar do solo antes.
Muitas vezes achamos que apenas a semente e o quanto a regamos são as únicas coisas que importam. O sol, a temperatura, se o vaso é bonito…
Mas conhecer o solo em que a lançaremos e prepará-lo são os primeiros e mais importantes passos.
Colheita multiplicada
“Ele prosseguiu dizendo: ‘O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra.”
Marcos 4:26
É por conta da qualidade do solo que em diversos momentos precisaremos esperar o preparo de Deus.
Em Marcos podemos ler, nos capítulos 4 e 13, parábolas sobre semear, histórias que deixam evidente a importância de se preparar um bom solo e se atentar ao lugar onde estamos plantando.
A palavra diz que a semente não pode ser plantada muito rasa, para que suas raízes não queimem com o sol por não estarem tão profundas. Se ela for apenas lançada em qualquer superfície, aves poderão comê-la e você a perderá. Caso fique em meio a espinhos, ela sufocará e não crescerá. Mas se ela estiver em um bom terreno, plantada da forma correta… sua colheita multiplicará em quantidade e qualidade.
Deus deseja que você dê frutos que durem. Para isso, você precisa ser fortalecido e fundamentado n’Ele e em Sua palavra, ou seja, precisa ser preparado para receber.
Tempo e solo
“Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”
Mateus 13:8-9
Entende a importância de que você, como um solo, seja preparado por Deus?
Ele não vai depositar uma semente em você e pedir para que você a regue se a sua terra for seca, pedregosa, ou até mesmo se estiver rodeada de espinhos. Para que você aproveite a totalidade das bênçãos do Pai é necessário que você seja fértil, que seu coração esteja preparado como uma boa terra para plantio e que tudo o que atrapalha seja retirado do caminho.
Deus não quer que sua semente cresça rápido demais e queime. Ou que ela demore o dobro de tempo para nascer e apodreça. Ele tem o tempo perfeito, o período essencial e eficaz para que essa semente brote e cresça para alcançar maiores alturas de maneira forte e enraizada.
Olhe para frente!
“Pois o coração deste povo se tornou insensível. De má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e Eu os curaria.”
Mateus 13:15
Tente mudar sua pergunta nas orações. Ao invés de questionar: “Deus, por que está demorando?”, pergunte: “Pai, o que falta eu trabalhar em mim para poder viver o melhor em Ti?”.
Permita Deus agir em sua vida e verdadeiramente te preparar. Muitas vezes nós nos preocupamos demais com aquilo que precisamos enterrar, tentando fazer Ele mudar de ideia. Mas nossa atenção tem que estar voltada a obedecer o “Sim” de Deus, não de entender o “Não”.
O solo precisa ser preparado e a semente precisa ser plantada, agora!
Nossa desobediência e mania de questionar todas as palavras do Pai, nos faz postergar as bênçãos que Ele tem para nós, pois não focamos em sermos lapidados na presença d’Ele, mas sim em receber logo. Ou então olhamos muito para o passado e colocamos nossa atenção em sofrer pelo que já se foi. Tiramos nossos olhos do objetivo, daquilo que o Pai nos prometeu e está nos chamando para vermos se cumprir.
Para concluir…
“Jesus respondeu: ‘Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.
Lucas 9:62
A semente pode parecer pequena e nos fazer desacreditar que o cuidado do plantio a fará se tornar algo muito maior. Às vezes plantamos coisas no passado que nos frustraram e nos enchem de medo de plantar algo novamente. Isso nos desencoraja se não estivermos focados em Deus.
Mas assim como o primeiro texto que eu citei aqui fala nos versos 31 e 32:
“É como um grão de mostarda que, quando plantada, é a menor semente de todas. No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra” (Marcos 4:31-32)
Não questione o tempo que demora, o tamanho da semente…
Tenha como objetivo principal ser um bom solo, cuidar da melhor forma daquela semente. Dar atenção, cuidado, nutrir e zelar por ela. Acompanhar cada passo do crescimento da sua promessa te leva a ser cada vez mais grato pelo fruto que ela está gerando.