“Servir”… Quando não vivemos essa palavra para valer, ela parece dar o título de “fraco” para alguém, afinal, quem aparenta ser mais importante? O que está sentado ao redor da mesa ou quem está servindo essa mesa?
Quem sou eu para não fazer nada?
“Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve“
Lucas 22:2
Ele estava entre nós como quem serve e, se O maior foi servo, quem sou eu para ficar sentada e não fazer nada?
Particularmente, minha maior linguagem de amor são atos de serviço. Meu jeito de falar para alguém o quanto essa pessoa é especial pra mim é fazer algo por ela. Eu presto muita atenção nas coisas ao meu redor e guardo tudo o que as pessoas me falam que gostam ou que querem, depois eu uso essas informações para fazer algo pra ela, seja fazer o bolo favorito da minha mãe, comprar o chocolate favorito do meu pai, montar decorações das festas dos amigos, servir dentro do meu ministério…
Em casa e no ministério
Em minha igreja eu sou líder da produção geral do culto, ou seja, meu trabalho nada mais é que servir tudo e todos para o culto acontecer. Eu organizo as pessoas nas escalas, trago água, levo equipamento, separo os horários, organizo palco e junto todas as informações importantes do dia para os líderes de cada área para nos alinharmos ao máximo.
Agora eu valorizo mais o “todo”. Ter um ministério que requer tanto que eu coloque em prática o dom de “servir” que Deus derrama sobre nós, me faz valorizar muito mais quando eu estou em um lugar onde preciso da ajuda de alguém, quando preciso que alguém também coloque em prática o “servir” para que tudo ande bem.
Que a atitude de serviço possa nos acompanhar onde estivermos: no trabalho, na rua, na igreja, em casa, com os amigos e em qualquer lugar.
Membros de um só corpo
“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
1 Coríntios 12:27-28
Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas”
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas“
1 Pedro 4:10
Um dos sinônimos da palavra “servir” é “significar”. Ter o prazer de ser serva me aproxima d’Ele, me significa. O servir também afirma minha identidade de filha e parte da família de Deus, pois como membros de um só corpo devemos exercer nossos dons a serviço uns dos outros.
Eu acho lindo a ideia de igreja. Uma empresa que não lucra para si mesma, que não trabalha para um retorno próprio. É um lugar em que um serve o outro sem esperar que aquele o sirva de volta. É nisso que o amor de Deus se baseia, em entrega e em sermos um.
A palavra de Deus é feita do amor d’Ele, mas é também feita de Seus mandamentos. Nós temos um manual de vida em nossas mãos e esse manual entrega o como, o porquê e o para onde. Ele entrega significado para nossas vidas e para o nosso caminho. E um desses mandamentos, que inclusive expressa o amor de Deus, é o serviço.