Ícone do site Bíblia JFA Offline

Sabia que você é pedra viva?

Sabia que você é pedra viva?

Recentemente parei para fazer um estudo bíblico e me lembrei de uma música antiga que tocava em minha igreja quando eu era criança. A música dizia que “somos pedras vivas do Templo do Senhor”. Decidi, então, buscar a passagem dessa canção. E o versículo está em 1 Pedro, capítulo 2, verso 5:

E vocês também são pedras vivas, com as quais um templo espiritual é edificado. Além disso, são sacerdotes santos. Por meio de Jesus Cristo, oferecem sacrifícios espirituais que agradam a Deus. – 1 Pedro 2:5

Jesus, a pedra que nos vivifica

Esta passagem nos ensina pontos importantes a respeito da igreja da nova aliança.

JESUS é a pedra viva que foi rejeitada (1 Pe. 2:4). Outras passagens referem-se a Ele como a pedra angular do plano de redenção de Deus para a humanidade e como a pedra angular sobre a qual a igreja é edificada. Através de sua obra redentora Cristo nos vivifica e faz de nós pedras vivas. Fundamentados n’Ele, nós juntos edificamos um novo templo que agora é espiritual.

Enquanto no Antigo Testamento o templo era físico localizado em um lugar específico onde a presença de Deus se manifestava, HOJE, através do Espírito Santo que habita em nós e nos vivifica, o Senhor se manifesta através de nós. E a ação vivificadora do Espírito Santo em nós produz frutos que expressam o caráter de Cristo e manifestam a natureza de Deus, que é amorosa, bondosa, generosa, misericordiosa e justa.

Por isso, se o Espírito Santo de Deus habita em nós, ele produz em nós características que agradam a Deus.

Somos também sacerdotes santos

O versículo de 1 Pedro também diz que somos sacerdotes santos que por meio de Cristo oferecem sacrifícios espirituais que agradam a Deus.

Nesse novo templo que nós passamos a edificar espiritualmente, Jesus erradicou os sacrifícios do Antigo Testamento. Nós passamos então a oferecer sacrifícios espirituais que agradam a Deus. Não dependemos de um ritual de purificação como os descritos no Antigo Testamento porque o sacrifício de Cristo nos purificou de forma definitiva. Nós podemos constantemente oferecer sacrifícios a Deus de gratidão, de louvor, de generosidade. Podemos permanece na presença do Pai oferecendo tudo aquilo que O agrada.

Quais são os sacrifícios que agradam a Deus?

A própria Palavra de Deus vai nos revelando quais são os sacrifícios básicos da vida de um cristão. Olha só que legal o que está escrito a respeito disso no livro de Hebreus:

Assim, por meio de Jesus, ofereçamos um sacrifício constante de louvor a Deus, o fruto dos lábios que proclamam seu nome. 16 E não se esqueçam de fazer o bem e de repartir o que têm com os necessitados, pois esses são os sacrifícios que agradam a Deus. – Hebreus 13:15-16

Esta passagem nos mostra que fazer o bem e o repartir o que temos com pessoas em situação de necessidade são sacrifícios que agradam a Deus. No início desse mesmo capítulo do livro de Hebreus, o texto passa diversas exortações práticas para a igreja. Fala sobre a prática do amor e do bem. Fala a respeito da hospitalidade e de nos lembrarmos daqueles que estão sofrendo. E nos instrui a inclusive não amarmos o dinheiro porque Deus é o nosso provedor, que nunca nos abandona.

Quando a igreja de Jesus coloca tudo isso em prática, sendo hospitaleira, generosa e bondosa, ela expressa a vida de JESUS ativa nela.

O livro de Hebreus também traz todas essas exortações pra incentivar a conexão e a unidade da própria Igreja. Porque nós somos chamados conjuntamente para sermos pedras vivas e não de forma isolada. Por mais que a salvação seja individual e que cada um de nós precise ter uma experiência pessoal com JESUS, existem propósitos e bençãos específicas para nós como povo de Deus. Por isso nós precisamos caminhar em unidade. E o que pode nos unir, nos conectar como pedras vivas para a edificação desse novo templo é o amor, é a generosidade.

Para concluir, deixo uma reflexão:

Você tem sido pedra viva? Que expressa a vida de Jesus em você para os que estão ao seu redor? Que abençoa a sua igreja local, que abençoa as pessoas? Você acha que poderia fazer mais para caminhar em unidade com a sua comunidade? Reflita sobre isso. Peça ajuda ao Espírito Santo para te orientar e gerar em você frutos que manifestem o caráter de Cristo.

Sair da versão mobile